Aromaterapia: entenda o que é, e quais os benefícios

home | artigos | o que é aromaterapia

May 14, 2021

A aromaterapia é uma técnica que utiliza os aromas de óleos específicos para benefício da saúde. As substâncias presentes nos óleos estimulam o sistema nervoso, e assim, áreas do cérebro responsáveis pelas emoções são acionadas.

1. Benefícios

Os benefícios dessa terapia são variados, como, por exemplo: redução da ansiedade, aumento da qualidade do sono, diminuição dos níveis de estresse e combate à dor de cabeça.

Inclusive, a aromaterapia é reconhecida pela OMS e utilizada pelo SUS como uma das práticas integrativas e complementares.

2 Como funciona

A principal forma de utilizar os óleos é por meio da inalação, inclusive, é a forma que o corpo mais absorve. Mas, os óleos podem ser consumidos de outras maneiras, como massagens, aromatização, evaporização, vaporização, banhos e até spray.

Aromatização, evaporização e vaporização têm nomes parecidos, mas são formas diferentes de utilizar os óleos.

A aromatização é feita de forma muito simples, basta acrescentar poucas gotas do óleo no recipiente de água do aparelho aromatizador. E, a evaporização consiste em apenas molhar um algodão ou tecido com os óleos, e deixar que o aroma se espalhe pelo ambiente. O processo de vaporização consiste em esquentar a água e adicionar gotas do óleo, respirando a fumaça.

Como dito, a aromaterapia é benéfica para a saúde, auxiliando em problemas como ansiedade, insônia e dores de cabeça. Por isso, separamos alguns óleos conforme o benefício.

Óleos para ansiedade: limão, bergamota e ilangue-ilangue.

Óleos para estresse: lavanda, jasmim, bergamota, camomila, limão, sândalo e ilangue-ilangue.

Óleos para tpm: jasmim, melissa, camomila, lavanda, canela e cipreste.

Óleos para concentração: canela, alecrim, limão e cravo.

Óleos para dor de cabeça: alecrim, lavanda, canela, eucalipto e limão.

Alguns relatos apontam o uso de óleos no parto natural, auxiliando na dor e na diminuição do tempo. Ainda, alguns óleos são utilizados para aumento da líbido, dores físicas e depressão.

Para mais informações, consulte um aromaterapeuta, que é o profissional responsável pela indicação de qual óleo utilizar e a quantidade ideal.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Alimentos antioxídantes para se manter saudável

Os alimentos antioxidantes são substâncias que desempenham funções importantes no nosso organismo como a função de atuar neutralizando a ação dos radicais livres no organismo. Por isso, trouxemos algumas dicas de quais são esses alimentos e porque alimentos antioxidantes fazem bem para o organismo.

Roberta Saraiva Giroto Patrício

Alimentos que estimulam a libido

Existem alguns alimentos que são conceituados “afrodisíacos” por serem capazes de estimular a libido através do aroma, sabor e provocando reações hormonais no corpo, favorecendo as sensações de prazer.

Roberta Saraiva Giroto Patrício

Falta de libido: saiba as causas e como tratar

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Envie sua receita de manipulados!
Encontramos os melhores preços para você!