Nutracêuticos: o que é e para que serve

Os nutracêuticos são extraídos de alimentos extremamente nutritivos, que contém composição compostos bioativos, possuindo benefícios para o organismo, sendo utilizado como forma de complementar o tratamento de doenças.

September 17, 2021
imagem de um copo verde meio transparente em cima de uma mesa com várias capsulas brancas em volta e algumas folhas verdes

Os nutracêuticos são um tipo de suplemento alimentar que são compostos por bioativos que são extraídos dos alimentos extremamente nutritivos que atuam de forma biologicamente ativa, possuindo grandes benefícios para o organismo, auxiliando o corpo em processos metabólicos e em tratamentos de doenças clínicas.

Os nutracêuticos são totalmente diferentes dos produtos industrializados, sendo assim, os nutracêuticos são compostos por ingredientes já presentes na nossa alimentação, mas dependendo da dieta ou da absorção do organismo, não conseguimos consumir e absorver na quantidade ideal para o organismo.

É por isso que são considerados totalmente orgânicos, pois concentram apenas substâncias familiares ao nosso corpo, como nutrientes, vitaminas, proteínas e minerais, as quais chamamos de substâncias bioativas.

As substâncias bioativas são compostos encontrados no tomate e o fitosteróis e o resveratrol, que são compostos encontrados na casca da uva e no vinho.

Já o termo nutracêutico é utilizado pelo fato de serem nutrientes específicos presentes nos alimentos que já consumimos e não por ser um medicamento que possui princípios ativos.

Para que servem os nutracêuticos?

Os nutracêuticos são usados para suprir as necessidades do organismo, podendo ser encontrados em compostos bioativos em uma única cápsula, com a combinação de diversos nutracêuticos, como Ômega 3, Licopeno, Resveratrol, Fitosteróis, Probióticos, Vitaminas, Mineiras e Fibras.

Os nutracëuticos por serem compostos de diversas substâncias bioativas, possui diversos benefícios para o organismo, como:

  • Melhora o funcionamento do intestino e promove a saúde gastrointestinal
  • Melhora a saúde dos ossos
  • Regula a pressão arterial
  • Estabiliza os hormônios da tireoide
  • Regula os níveis de colesterol e prevenção do desenvolvimento de doenças cardiovasculares
  • Regula a quantidade de açúcar no sangue, ajudando a controlar e prevenir a diabetes

Mesmo possuindo diversos benefícios para o organismo, os nutracêuticos devem ser ingeridos com acompanhamento médico para entender qual a melhor quantidade e duração do uso dos nutracêuticos para a sua saúde.

Além dos nutracêuticos, manter hábitos saudáveis como prática de exercício físico e alimentação, ajudam a ter uma saúde equilibrada.

Leia também, como consumir os nutracêuticos em sua dieta.

Benefícios dos nutracêuticos

O principal benefício dos nutracêuticos é potencializar a alimentação, com nutracêuticos como vitaminas, minerais, proteínas, fibras e outros. Sendo assim, eles se diferenciam dos alimentos funcionais por ter uma fórmula concentrada e personalizada, auxiliando e fortalecendo o tratamento no sistema imunológico e prevenir outros males e garantir o bem-estar do corpo e organismo.

Além dos nutracêuticos ajudarem no organismo, eles possuem finalidades estéticas, como por exemplo:

  • Selênio, sendo útil para amenizar os danos causados pelos raios ultravioletas
  • Ômega 3, sendo útil para estimular a produção de colágeno para a pele, olhos e cérebro
  • Licopeno, presente na melancia, goiaba e tomate, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares
  • Probióticos, presentes nos leites, iogurtes, sendo importantes para o intestino
  • Catequinas, presentes nos chás verde e preto, possuindo ação antioxidante e além de inibirem a formação de placas de gordura no sangue.
  • Resveratrol, encontrado na casca da uva e vinho, ajudando a inibir a formação de células cancerígenas, inflamações e coágulos.

Como o nutracêutico podem ser encontrados

Os nutracêuticos podem ser encontrados em farmácias de manipulação, sendo produzidos nas dosagens e formas que o seu médico prescrever, sendo assim, no mercado das farmácias de farmácias de manipulação as formas mais comuns de serem encontradas são:

  • Cápsulas
  • Comprimidos
  • Sanches
  • Suplementos dietéticos

Lembrando que é muito importante ter um acompanhamento médico ou nutricionista quando for fazer o uso dos nutracêuticos para assim não ter consequências para a saúde.

Leia também, guia completo sobre os nutracêuticos.

Diferença entre nutracêuticos e alimentos funcionais

Por atuarem em funções do organismo, os nutracêuticos são totalmente diferentes dos alimentos funcionais.

Os nutracëuticos funcionam como suplementação com vitaminas, proteínas, minerais e nutricionais, que são extraídos dos alimentos, sendo um produto que contém um ou mais ingredientes biologicamente ativos, que foram isolados ou purificados a partir de alimentos.

Já os alimentos funcionais correspondem ao alimento em natura, que já está na sua forma própria para o consumo e possuem função nutricional básica. Além disso, são considerados alimentos funcionais os alimentos integrais e os que foram enriquecidos ou melhorados com o objetivo de aumentar os seus benefícios para o organismo.

Possíveis efeitos colaterais

Os nutracêuticos possuem concentração maior de compostos encontrados naturalmente nos alimentos, mesmo sendo nutrientes naturais, é indicado o consumo por um médico ou nutricionista para direcionar a quantidade correta para o seu organismo.

Desta forma, sem ter o risco de haver o surgimento de sintomas de intoxicação ou intolerância ao composto, aumentando o risco de formação de pedra nos rins e comprometendo funções dos órgãos, aumentando a produção de gases, interação com medicamento, diarreia, cólica e distensão abdominal.

Onde encontrar os nutracêuticos

O uso dos nutracêuticos nos dias atuais estão sendo mais usados pelas pessoas que possuem uma vida agitada e não conseguem consumir todos os alimentos em natura. Desta forma, os nutracêuticos podem ser encontrados nas farmácias de manipulação através de uma prescrição médica adequada para cada organismo.

Lembrando que o consumo destes produtos, assim como uma dieta adequada para cada pessoa, deve ser prescrito somente por profissionais da área.

Consulte um profissional

É muito importante a suplementação com nutracêuticos, mas que seja prescrita e acompanhada por um profissional da área.

Lembre-se: os nutracêuticos não substituem uma dieta balanceada e uma rotina de atividades físicas. Os nutracêuticos e uma boa alimentação trabalham em conjunto para promover os resultados esperados e melhorar a saúde.

Caso tenha uma receita em mãos, envie agora para a Manipulaê e receba os melhores orçamentos das farmácias de manipulação perto de você, de forma segura, fácil e gratuita.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

O que é forma farmacêutica e via de administração?

Descubra o que é forma farmacêutica, quais as vias de administração e os efeitos de cada uma.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

O farmacêutico pode prescrever? Descubra mais sobre essa profissão

Farmacêutico pode prescrever? Descubra essa e outras informações sobre essa profissão tão importante.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Dermocosméticos: produtos estéticos para a sua pele

Saiba o que são dermocosméticos, quais os benefícios dos dermocosméticos e onde manipular

Vanessa Luisa P.P Sollitari