Natal saudável: 3 dicas para não engordar nas festas de fim de ano

É preciso adotar novos hábitos para que as festas de fim de ano não resultem em quilinhos a mais no início de 2020

December 20, 2019
desenho de uma arvore de natal feita por legumes, como brocolis, couve-flor, tomates

A ceia de natal é uma tradição que não pode faltar no fim de ano, afinal, é hora de reunir a família, os amigos e aproveitar as clássicas delícias da época. Porém, é preciso adotar novos hábitos para que as festas de fim de ano não resultem em quilinhos a mais no início de 2020. Por isso, vamos repassar três dicas para que você possa aproveitar e ter um natal saudável.

Pense bem na hora de montar o prato

Nossa primeira dica para um natal saudável é simples, porém, faz toda a diferença. Na hora de montar o prato, escolha o que vai te deixar satisfeito. Muitas vezes, pegamos um pouco de tudo o que está na mesa, sem pensar que talvez apenas alguns itens já te deixem saciado. Por exemplo, é realmente preciso pegar mais de um tipo de carne ou massa?. Ao refletir sobre o que está colocando no prato, você vai notar que não é necessário exagerar nos alimentos mais gordurosos ou nas sobremesas ricas em açúcar.

Uma ótima dica é ingerir primeiramente proteínas. Elas podem colaborar na saciedade do organismo. Depois disso, aposte na gordura, que pode contribuir para diminuir o apetite. Depois disso, não economize nos vegetais de baixas calorias, que irão te fazer ficar satisfeito.

Não consegue deixar a sobremesa de lado? Tudo bem, afinal é fim de ano. Mas, fica aqui uma sugestão: consuma bastante proteína e vegetais, isso deixa o consumo de gordura no nível mais baixo possível.

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Não exagere no consumo de álcool

Aqui mais um item indispensável para muitos: bebidas alcoólicas. Para um natal saudável, não consumir essas bebidas seria o ideal, mas se você não quer fazer essa restrição, ao menos não beba exageradamente. Sim, o consumo de bebida alcoólica também reflete nas gordurinhas, pois muitas das bebidas possuem um nível considerável de calorias.

Muitas pessoas não levam em consideração o valor calórico das bebidas porque é algo que não precisam mastigar. No entanto, é relevante saber que cada grama de álcool possui 7 calorias, bem mais que o carboidrato e a proteína que fornecem 4 calorias por grama.

Quer exemplos?

  • Espumante: 110 cal em 1 taça/125 ml
  • Batida de frutas com leite condensado: 504 cal em 1 copo/200 ml
  • Cachaça: 115 cal em 1 dose/50 ml
  • Caipirinha de limão com cachaça e açúcar: 263 cal em 1 copo/200 ml
  • Chope: 180 cal em 1 tulipa/300 ml

Durma bem

Isso mesmo. Nossa terceira dica para um natal saudável é dormir bem. Esse ato aparentemente simples ajuda na perda de peso, isso porque auxilia na regulação de hormônios como a grelina e a leptina, que são importantes para controlar a fome.

Dormir menos de 6 horas por dia aumenta a produção de hormônios do estresse, que eleva o apetite e dificulta a queima de gordura.

O ideal é que uma pessoa durma entre 6 e 8 horas por dia, para a reposição de energias e regulação das funções do corpo.

E você sabia que uma pessoa saudável gasta, em média, cerca de 80 calorias por hora de sono? Isso mostra que somente dormir não emagrece, mas dormir bem auxilia a perda de peso de outras formas.

Então, para um natal saudável, durma bem! Mesmo que você tenha um almoço marcado para o dia seguinte, tente dormir adequadamente, procurando respeitar as horas recomendadas. Seguindo essas dicas, sem dúvida seu natal será mais saudável. Aproveitamos esse artigo para desejar também seja repleto de felicidade e amor!

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