Minoxidil: O que é, como usa e para que serve

O Minoxidil é um ativo utilizado nos produtos capilares, que estão sendo cada vez mais vendidos para os tratamentos para queda de cabelo e aumento dos fios.

Mulher aplicando minoxidil nos cabelos

O Minoxidil é um ativo muito utilizado nos produtos capilares, prescritos para tratamentos para queda de cabelo e aumento dos fios. Esses problemas atingem milhares de pessoas em todo o mundo, principalmente em relação aos homens.

Aliás, estudos revelam cerca de 50% dos homens sofrem com algum tipo de problema no cabelo, afetando principalmente a autoestima.

O Minoxidil está sendo cada vez mais vendido, pois vem apresentando ótimos resultados contra a calvície a até no crescimento da barba e cabelos.


Para que serve o Minoxidil?

O Minoxidil é indicado no tratamento da alopecia androgênica (calvície hereditária) em homens adultos. Porém, a substância é contraindicada a pacientes com história de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula e para uso por mulheres.

Cada ml da solução capilar de Minoxidil 5% contém 50 mg de Minoxidil 5% (substância ativa). O indicado é aplicar uma dose total de 1 ml de Minoxidil 5% no couro cabeludo, sobre a área calva e áreas circunvizinhas, duas vezes ao dia, iniciando a aplicação no centro da área afetada. Após a aplicação, é necessário lavar bem as mãos. A dose total diária não deve exceder 2 ml ou duas aplicações diárias.

Deve-se esperar pelo menos quatro horas após a aplicação de Minoxidil 5% para lavar os cabelos novamente. O uso de secador de cabelos, géis, cremes ou sprays para os cabelos não diminui o efeito de Minoxidil 5%.

Se o paciente suspender a aplicação da substância, o nascimento de cabelos novos será interrompido. Ocorrerá então um efeito reversível e, dentro de três a quatro meses sem tratamento, pode-se voltar ao aspecto anterior ao início do tratamento.


Onde se pode ser usado?

O Minoxidil pode ser aplicado em diversas regiões, mas isso depende muito do seu tratamento e como será a orientação de seu especialista. As áreas mais comuns e indicadas são:


1.Cabelo

É muito usado para tratamentos de queda excessiva de cabelos, o Minoxidil é aplicado diretamente na pele do couro cabeludo seco, onde há regiões com pouco cabelo, sempre massageando a região duas vezes ao dia.

O tratamento pode durar de 3 a 6 meses ou até mais dependendo da gravidade da queda de cabelo.


Leia também, outros manipulados para crescer o cabelo.


2.Barba

O Minoxidil é bastante usado pelos homens para preencher as falhas das babas, sendo aplicado no couro cabeludo onde se encontra a barba, aplicando os produtos nas mãos e depois da região da barba.

O mais recomendado depois de aplicar o Minoxidil na barba, é lavar as mãos e passar um óleo de coco ou amêndoas na região onde foi aplicado, evitando assim o ressecamento e reduzindo o cheiro do medicamento manipulado.


Leia mais sobre o Minoxidil e os benefícios para a barba.


Na barba o efeito é mais rápido do que em outras regiões, com resultados no primeiro mês de uso. É o que indica uma pesquisa do site Minoxidil para Barba, na qual 66,5% de aproximadamente 700 entrevistados, mencionaram que tiveram resultados do produto nos primeiros 30 dias.

A mesma pesquisa revela que 14,2% responderam que tiveram mudanças na barba a partir do segundo mês, enquanto 13,3% a partir do terceiro. Apenas 6% daqueles que responderam a pesquisa relataram que ainda não tiveram resultados, seja por não seguir a rotina adequada de uso ou por ainda não estarem utilizando o Minoxidil tempo suficiente. Desta forma, se você não teve o resultado desejado dentro do primeiro mês, é essencial prosseguir com o uso, pois as mudanças podem começar a aparecer um pouco mais tarde que a média.


3.Sobrancelhas

O Minoxidil é usado nas sobrancelhas para engrossar, sendo aplicado na região com ajuda de um cotonete. Depois de aplicar o produto na sobrancelha, o recomendado é passar um óleo para que a região não resseque. Sempre depois de aplicar o produto é essencial lavar bem as mãos para não ocorrer de se transportar para outras regiões do corpo, onde não tem necessidade de crescer pelos.


Leia também, manipulados para aumentar os cílios.


Quais são os efeitos colaterais?

O Minoxidil pode provocar alguns efeitos colaterais, mas tudo depende do organismo de cada pessoa. Alguns dos mais comuns são:


  • Crescimento indesejado de cabelos em outras partes do corpo.
  • Coceira
  • Aparecimento de caspa
  • Perda de cabelo maior que a normal nas duas primeiras semanas. Isto ocorre porque Minoxidil induz a queda dos fios para depois estimular o crescimento dos mesmos.
  • Dores de cabeça
  • Oleosidade no cabelo.

Quanto tempo o Minoxidil começa a fazer efeito?

O efeito do Minoxidil varia de acordo com o organismo de cada pessoa. Em alguns casos mais raros, os resultados são imediatos, aparecendo em poucos dias, mas geralmente é preciso insistir pelo menos algumas semanas ou meses para que as mudanças comecem a ser mais perceptíveis.

Como o produto age no engrossamento na estrutura dos fios, que se originam no folículo, sua ação pode ser notada quando estes já tiverem comprimento para serem observados a olho nu.

Geralmente, leva cerca de 2 a 4 meses, dependo do ritmo de crescimento dos cabelos de cada pessoa, as seções finas do cabelo estarão mais próximas às pontas (ou já terão sido aparadas), e uma massa de fios grossos com alguns centímetros de extensão já será notável.


Quais as contraindicações do Minoxidil?

O Minoxidil é contraindicado a pacientes com:



  • Feo cromocitoma, porque pode estimular a secreção de catecolamina no tumor através de sua ação anti-hipertensiva, a pacientes com porfiria.
  • Pacientes com histórico de hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
  • Pacientes com insuficiência cardíaca sintomática pode deteriorar nessas circunstâncias.
  • Mulheres gravidas ou amamentando.
  • Pessoas que estão em tratamento de alcoolismo.

Quanto custa o minoxidil?

O preço do Minoxidil pode variar bastante, seja por conta da fórmula, da farmácia ou se ainda é industrializado ou manipulado. Para atingir os melhores resultados, é essencial que o Minoxidil seja manipulado e desta forma, seja feito especialmente para o seu organismo. Quando se compra um produto industrializado, você acaba levando algo que não é realmente específico para garantir a solução do seu problema.

Tem sua receita de produtos manipulados em mãos? Faça uma cotação gratuita na Manipulaê! Em seguida, nossas farmácias de manipulação parceiras vão lhe enviar orçamentos direto para o seu e-mail. Assim, fica muito mais fácil de você comparar e comprar pelo melhor preço o produto manipulado!

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Como cuidar do seu cabelo e qual tipo de cabelo é

Como cuidar do seu cabelo e saber qual tipo de cabelo é para aprender como cuidar corretamente dos fios, é um passo essencial.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Como crescer o cabelo mais rápido com vitaminas

Fazer o cabelo crescer mais rápido é um dos principais objetivos de mulheres e homens, para isso as vitaminas são essenciais.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Espinhas na gravidez: qual manipulado a grávida pode usar?

Espinhas na gravidez são comuns devido às oscilações hormonais e mudanças que o corpo feminino passa durante a gestação. Mas, é possível diminuir esse desconforto com o uso de alguns manipulados. Continue a leitura e saiba quais são.

Vanessa Luisa P.P Sollitari