farmácia de manipulação
farmácia de manipulação
Tempo de leitura: 3 minutos
1 de outubro de 2019

O Meloxicam é um ativo que ajuda nos sintomas de dores articulares. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 15 milhões de pessoas sofrem com dores crônicas em regiões do corpo como costas, ombros ou joelhos. A situação, que já é complicada, pode piorar caso não haja o tratamento adequado, evoluindo para doenças graves, como a osteoartrite.

Dores nas articulações, sem motivo aparente, podem ser tratadas inicialmente com gelo no local, porém, isso apenas alivia casos que não tem complicações. A dor pode não diminuir, por isso, é sempre importante procurar o medicamento ideal para o seu caso.

Neste contexto, o Meloxicam pode ser útil, mas, como todo medicamento, seu uso requer precauções e supervisão médica adequada. Entenda abaixo para que serve esse remédio e como utilizá-lo em caso de dores no corpo.

Meloxicam: para que serve?

O meloxicam é um medicamento da classe dos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) conhecido por seu papel crucial no alívio da dor e redução da inflamação. Ele é popularmente prescrito para tratar condições como artrite reumatoide, osteoartrite e outras formas de artrite, bem como dores musculares e inflamações decorrentes de lesões ou cirurgias.

É um aliado para milhões de pessoas que buscam alívio e conforto e pode ser usado para reduzir a febre em algumas situações.

Meloxicam serve para dor na coluna?

Sim, o meloxicam é frequentemente prescrito para o tratamento de dores na coluna, especialmente quando a dor está associada à inflamação, como é comum em casos de dor lombar ou dor relacionada à osteoartrite da coluna vertebral.

Como o Meloxicam funciona?

O meloxicam apresenta propriedades anti-inflamatórias contra dor e febre, inibindo o funcionamento da enzima responsável pela inflamação. O tempo médio para o início da ação é de 80 a 90 minutos após a ingestão.

Meloxicam: como tomar?

Os comprimidos devem ser ingeridos com líquido, sempre durante as refeições, em dose única. A dose diária máxima recomendada é 15 mg. Vale sempre reforçar que a automedicação pode ser perigosa, por isso, o meloxicam deve sempre ser usado conforme as instruções médicas. Também é recomendado ler a bula do meloxicam antes de tomá-lo para obter mais informações.

Quais são os efeitos colaterais?

O meloxicam, como qualquer outro medicamento, pode apresentar efeitos colaterais. Nem todas as pessoas experimentarão esses efeitos, e a gravidade dos sintomas pode variar. Alguns dos efeitos colaterais mais comuns do meloxicam incluem:

  • Distúrbios gastrointestinais;
  • Tontura ou vertigem;
  • Dor de cabeça;
  • Edema (inchaço nas pernas, tornozelos ou pés);
  • Reações alérgicas;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Problemas renais.

Quando não devo usar o Meloxicam?

Você não deve usar este medicamento caso tenha alergia a qualquer componente da fórmula, asma, pólipos nasais (obstrução), inchaço da língua, lábios e garganta ou placas elevadas na pele, geralmente com coceira, após o uso de ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios.

Você também não deve usar Meloxicam se tiver úlcera ou perfuração gastrintestinal; complicações intestinais (doença inflamatória ou sangramento), sangramento cerebrovascular recente ou distúrbios de sangramento sistêmico estabelecidos; mau funcionamento grave do fígado e dos rins; mau funcionamento do coração e intolerância à lactose).

O Meloxicam também é contra indicado para menores de 12 anos, grávidas ou durante a amamentação, e para tratamento da dor após cirurgia de revascularização do miocárdio ou angioplastia.

Lembre-se: a automedicação é uma ação altamente perigosa. Faça uso de Meloxicam apenas sob prescrição médica e siga as indicações do profissional.

O Meloxicam manipulado tem o mesmo efeito?

Para obter um tratamento mais assertivo, é altamente indicado que o meloxicam seja manipulado, ou seja, feito especialmente para o seu organismo. Esse tipo de medicamento personalizado pode ser prescrito pelo seu médico, que definirá a dosagem ideal para seu organismo.

Além de ter o mesmo efeito que o medicamento industrializado, o meloxicam manipulado é vantajoso porque já vem na quantidade certa para o seu tratamento, o que evita desperdícios de produto e de dinheiro.

Com a receita do seu médico de confiança, você só precisa encontrar uma farmácia de manipulação de confiança, como é o caso da Manipulaê, parceira da Droga Raia e Drogasil. Caso tenha uma receita em mãos, basta enviar uma foto ou PDF pelo nosso site para receber um orçamento em poucos minutos. Cuide da sua saúde de forma personalizada com a Manipulaê!

logo farmácia de manipulação
Manipulaê
Rede de farmácias de manipulação incorporada pelo Grupo RaiaDrogasil.

Há mais de 7 anos cuidando da sua saúde de forma personalizada.

crosstext-align-justify