Vantagens dos medicamentos para animais

Os medicamentos para animais estão cada vez mais populares no mundo pet, por ter diversos benefícios para o seu animal de estimação, possuindo resultados eficazes de maneira mais rápida e personalizada.

September 17, 2021
mão de uma médico com luva azul e uma bata de um cachorro marrom

Não é de hoje que uma das maiores dificuldades quando se fala de tratamento de doenças dos nossos animaizinhos de estimação é medica-los. Mas com o avanço das farmácias de manipulação, hoje é possível medicar o seu animalzinho de forma menos traumática e mais eficiente.

Benefícios dos manipulados para animais

Os medicamentos para animais estão cada vez mais personalizados para cada animalzinho com o uso dos medicamentos manipulados das farmácias de manipulação, por ter uma qualidade maior no medicamento, sendo exclusivo para cada bichinho, seguindo todas as regras de controle previstas pela legislação e padrões dos industrializados.

Os princípios ativos são exclusivos para cada medicamento para animais, fazendo um manipulado na dosagem e formato desejado pelo seu dono. Na etiqueta dos medicamentos manipulados para animais vem descrito o nome, a dosagem e instruções de administração, evitando assim riscos de troca, atentando exclusivamente a necessidade do seu pet.

Além de ser um medicamento personalizado, com os medicamentos para animais, você minimiza o trabalho e estresse de medica-lo, pois o medicamento manipulado pode vir em diversas formas que seja mais fácil de seu pet ingerir, mantendo o mesmo resultado e garantindo a saúde do seu bichinho.

O medicamento manipulado para animais também vem na dosagem certa, diminuindo o desperdício, usando a quantidade necessária sem sobras e pagando somente o que será consumido durante o tratamento.

Quais são os tipos de medicamentos para animais

Os medicamentos para animais facilitam e podem auxiliar no processo do tratamento médico, já que são produzidos totalmente personalizado na parte de dosagem e de forma que facilite a administração do medicamento no período do tratamento.

Os medicamentos para animais possuem diversas formas, como:

  • Sabores
  • Biscoitos
  • Pastas
  • Líquidos
  • Cápsulas
  • Pós e sachês
  • Gotas
  • Suspensões, elixires e xaropes
  • Pastilhas
  • Géis transdérmico
  • Xampus
  • Cremes, pomadas, loções e sprays

Sabemos que, quando são usados medicamentos de indústria humana é muito difícil conseguir dar a qualidade e a quantidade exigida para o tratamento do seu bichinho. Além disso, a faixa de preços é totalmente diferente de um medicamento para humanos e um medicamento para animais.

Os medicamentos manipulados para animais são excelentes por ter uma dosagem certa para o animal precisa, e também, por ter opções maiores de introduzir o medicamento sem traumas e de forma segura.

Vantagens dos medicamentos para animais

Existem diversos benefícios e vantagens para aderir o uso dos medicamentos manipulados para animais. Além de ajudar de forma fácil e ágil ao ingerir o medicamento, sem traumas para os seus bichinhos.

  • Preço mais em conta

Os medicamentos manipulados para animais podem ser até 30% mais baratos que os industrializados, pois o manipulado é feito exatamente com a dose exata necessária e sendo totalmente personalizado para o bichinho.

  • Possibilidade de associar vários ativos

Outra vantagem dos medicamentos manipulados para animais é a possibilidade de associar vários ativos em um só medicamento, facilitando a forma de induzir o bichinho a engolir o medicamento.

Probióticos para cães, saiba mais

Os probióticos para cães e outros animais, tem como objetivo restaurar a flora do aparelho gástrico e intestinal dos animais, sendo um produto feito por bactérias vivas que estão presentes no organismo animal.

Cães e todos os outros animais possuem uma comunidade de microrganismos no gastrointestinal e dentre estes microrganismos existem bactérias benéficas que são responsáveis por contribuírem ativamente na manutenção da saúde dos animais, auxiliando na digestão e absorção de nutrientes, produzindo vitaminas, sendo capazes de diminuir os malefícios no organismo dos animais.

Com isso, é muito usado os probióticos para cães e para outros animais, ajudando a manter e a recompor a comunidade de microrganismo gastrointestinais. Fazendo com que não haja a diminuição da imunidade dos cães.

Os probióticos para cães e animais, possuem diversos benefícios como:

  • Protege de bactérias indesejadas
  • Fortalecem os microrganismos dos animais
  • Contribuem para o equilibro intestinal
  • Melhora a absorção das vitaminas e nutrientes

É muito importante passar com um veterinário para entender qual é a melhor hora para introduzir os probióticos para cães e outros animais de forma correta, fazendo com que seu bichinho não tenha nenhum efeito colateral.

Principais doenças encontradas nos animais

Existem diversos tratamentos que podem ser utilizados os medicamentos manipulados para animais, mas existem alguns que são mais comuns nos bichinhos, como:

  • Erlichiose

É conhecida como doença do carrapato, é uma infecção grave que desencadeia quadros de anemia, hemorragia, alterações neurológicas e insuficiência renal.

O principal meio de prevenção é cuidando para evitar infeções, é nesses momentos que os medicamentos manipulados para animais podem ajudar no tratamento e na prevenção, utilizando medicamentos manipulados com ações antiparasitárias.

  • Raiva Canina

A raiva canina é uma infecção viral que pode ser fatal para alguns bichinhos. A prevenção contra a raiva acontece exclusivamente pela vacinação e a transmissão se dá pela mordida ou arranhadura do pet contaminado.

Os seus sintomas são, mudança de comportamento, inquietação, desorientação, paralisia motora, espasmos, salivação em excesso e perda de apetite.

Existem alguns manipulados podem ajudar no processo da infecção, fazendo com que o bichinho se mantenha saudável.

  • Cinomose

A cinomonose, é uma doença altamente contagiosa que afeta principalmente os filhotes e cães mais idosos que estejam com baixa imunidade. Ela pode ser tratada com medicamentos manipulados para animais, ajudando no quadro de imunidade e na saúde geral do bichinho.

Os principais sintomas são tosse, secreção nasal e dificuldade em respirar, seguindo assim de sintomas como vômitos e diarreia, podendo causar sintomas mais graves como convulsões e reações cutâneas conjuntivite.

  • Gripe canina

A gripe canina é a mais comum entre os bichinhos, afetando o sistema respiratório e imunológico. É com a ajuda de medicamentos manipulados para animais que os humanos podem contar para auxiliar no tratamento respiratório e imunológico de seu bichinho.

Ela pode ser causada por fungos, bactérias e fungos, atacando o seu sistema imunológico e fazendo com que o bichinho fique fragilizado e adquira os sintomas, como febre, tosse, espirros, letargia, falta de apetite e outros.

A melhor forma de evitar o surgimento da gripe canina, é manter o bichinho longe do frio e sempre manter a sua imunidade alta e bem nutrido, com ajuda de suplementos, medicamentos manipulados e alimentação saudável.

  • Otite

A otite é uma infeção que afeta os ouvidos dos bichinhos, podendo ter origem parasitaria, fúngica ou seborreica, se manifestando por falta de higiene e alergias.

O uso de medicamentos manipulados para animais é essencial nesse momento, pois irá auxiliar no tratamento da otite, ajudando a combater os fungos e bactérias e mantendo o bichinho limpo.

Os principais sintomas da otite é quando o bichinho começa a movimentar ou bater as orelhas com frequência, possuindo irritabilidade no toque e coceiras.

Como fazer o seu animal consumir o medicamento manipulado

Manter os medicamentos manipulados para animais em forma seguras e no local ideal para manter as propriedades do medicamento é muito importante, por isso, separamos algumas dicas:

  • Alguns cães escondem as cápsulas na gengiva e depois cospem, sendo assim o ideal é acompanhar seu pet por pelo menos 15 minutos para garantir que engoliu o medicamento.
  • Mantenham o medicamente em local seco e seguro, longe do alcance das crianças e dos pets.
  • Shampoos terapêuticos devem ser mantidos por 10 minutos na pele antes de ser enxaguados.
  • O medicamento é individual, nunca administre em outro pet.
  • Associações de remédios precisam ser aprovadas pelos veterinários.
  • Homeopáticos e florais precisam ser armazenados longe de equipamentos eletroeletrônicos, de a luz solar, longe de cheiros fortes.
  • Não abra cápsulas para misturar na comida, pode haver perdas na administração ou podem trazer outros problemas.
  • Fracionar comprimidos é sempre um desafio, já que é normalmente imprecisa a dose. Se não for possível manipular, em caso de partir os comprimidos, o ideal é que se faça com o cuidado de sempre buscar a dose corretar e usar cortadores adequados para evitar erros na administração.

Cuidados essenciais de prevenção de doenças no seu animal

É importante manter alguns cuidados diários para evitar as doenças mais comuns em seus bichinhos e garantir que seu pet esteja sempre saudável, por isso separamos alguns cuidados como:

  • Estimular o seu bichinho a se exercitar todos os dias
  • Aplicar todos os vermífugos
  • Manter a carteirinha de vacinação em dia
  • Manter o pet e o ambiente que ele fica sempre limpos
  • Oferecer ração de boa qualidade
  • Fazer consultas regulares ao médico veterinário.
  • Seguindo essas dicas seu bichinho vai estar protegido de qualquer doença, possuindo uma vida saudável e feliz.

É muito importante sempre passar e cuidar da maneira que o médico veterinário explicar.

Caso você tenha uma receita de medicamentos manipulados para animais em mãos, envie para a Manipulaê! Vamos te enviar os melhores orçamentos de manipulados das farmácias de manipulação perto de você, de forma segura, fácil e gratuita.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

O que é forma farmacêutica e via de administração?

Descubra o que é forma farmacêutica, quais as vias de administração e os efeitos de cada uma.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

O farmacêutico pode prescrever? Descubra mais sobre essa profissão

Farmacêutico pode prescrever? Descubra essa e outras informações sobre essa profissão tão importante.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Dermocosméticos: produtos estéticos para a sua pele

Saiba o que são dermocosméticos, quais os benefícios dos dermocosméticos e onde manipular

Vanessa Luisa P.P Sollitari