Os manipulados para musculação ajudam a aumentar a massa muscular, perder gordura, melhorar o desempenho físico. Quem inicia a rotina na academia tem um objetivo principal em mente e sabe que esse é um processo difícil, demorado e que exige muita dedicação.
No entanto, não é apenas levantando peso diariamente, que essa meta será atingida. Além de muita dedicação, trabalho árduo e consistência no treinamento, é necessário mergulhar de cabeça numa rotina rígida de alimentação e suplementos.
Atualmente, existem diversos suplementos que podem te ajudar nesta missão, inclusive os suplementos manipulados, preparados exclusivamente para o seu organismo. E é sobre eles que vamos falar neste texto. Quais são os melhores suplementos manipulados? Como funcionam? Quando ingeri-los? Confira tudo sobre os principais suplementos para ganhar massa, abaixo.
Suplemento muscular mais famoso do mercado, o Whey Protein é composto basicamente por proteínas, formadas por uma cadeia de aminoácidos ligados, essenciais para o organismo. Os manipulados para musculação são importantes, pois são aminoácidos que o corpo não é capaz de produzir, devendo ser obtido a partir da alimentação ou em alguns casos, por meio da suplementação. Geralmente, o consumo de Whey Protein acontece imediatamente após os treinos, momento em que o corpo utiliza a proteína para recuperação muscular.
O BCAA é formado por três aminoácidos de cadeia ramificada: L-Leucina, L-Valina e L-Isoleucina. Os manipulados para musculaçnao auxiliam no aumento do musculo, sendo composto por 1/3 de proteínas. Assim como Whey, para quem pratica atividade física, é recomendado que os aminoácidos sejam consumidos logo após o treino, para evitar o catabolismo, reduzir a fadiga e ajudar na recuperação muscular.
O ZMA é um complexo à base de zinco, magnésio, aspartato e vitamina B6, nutrientes que estimulam a produção e liberação de testosterona, principal hormônio anabólico, de crescimento. Porém, é recomendado o consumo dos manipulados para musculação combinando com alguma fonte de proteínas, como o próprio Whey Protein por exemplo. Pode ser consumido tanto antes, quanto depois do treino.
A Maltodextrina é um carboidrato fundamental para fornecer energia durante o treino e aumentar a captação de aminoácidos pelo músculo. O consumo adequado desse suplemento para musculação pode ser antes ou depois do treino, juntamente com um alimento ou suplemento fonte de proteínas, como o Whey, albumina ou caseína, pois é melhor absorvido, além de ajudar a fornecer a energia necessária, evitando que a massa muscular seja perdida.
A creatina é uma substância formada a partir de aminoácidos que tem como objetivo gerar força de explosão, ajudando em atividades mais intensas, como levantamento de peso e hipertrofia, já que incha as células e, inclusive, o músculo. Os suplementos para musculação, também ajuda a recompor rapidamente os estoques de energia, por isso a creatina é capaz de aumentar a força e a performance esportiva, e consequentemente auxilia no ganho de massa magra. Geralmente, esse suplemento para ganho de massa muscular é utilizado no pós-treino e já que tem efeito cumulativo, o horário não tem diferença.
Feito a partir de uma planta medicinal, este manipulado para musculação, é natural e aumenta os níveis de testosterona, ajuda no crescimento e tonificação dos músculos e aumento da força muscular.
A Beta Alanina ajuda os músculos a contraírem com mais força e aumenta o desempenho durante o treino. Atletas e lutadores podem se beneficiar da beta alanina por ela prolongar o desempenho de alta intensidade. Experimente um ciclo de 4 a 6 gramas por dia durante 4 semanas, seguido de 1,5 a 3 gramas por dia por 4 semanas. Beta Alanina combina com creatina, e podem ser dosados simultaneamente.
A carnitina é considerado um dos principais redutores de gordura corporal. Estudos recentes comprovam que a suplementação com carnitina aumentou a performance em atletas em 35% ao consumir duas gramas de carnitina por dia durante seis meses. Também foi observada que estes manipulados para musculação diminui de 44% de acúmulo de ácido lático, e utilização de 55% menos das reservas de glicogênio, indicando que a gordura estava sendo queimada nos exercícios intensos.
Por incrível que possa parecer, a cafeína é com certeza um dos melhores suplementos para ganho de massa muscular e aprimoramento do desempenho. Há até evidências que pode elevar a testosterona e aumentar sua concentração e motivação, tornando-a especialmente eficaz no aumento da capacidade física quando estiver cansado. Além disso, também pode ajudar na recuperação, sendo ótima para treinos duplos. A dose de 8 mg por quilo utilizada no estudo demonstrou uma enorme diferença e com certeza te preparará para detonar na academia ou na pista de corrida.
Óleo de peixe e CLA são anabólicos e aprimoram significativamente seus resultados. Ambos são ácidos graxos: óleo de peixe é feito de Ômega 3 e DHA, e o CLA é oriundo das carnes e laticínios, demonstrando maiores resultados em ganhos musculares. Tome óleo de peixe nos pós treino para reduzir as dores e inflamação. Os manipulados para musculação também podem ser utilizados no lugar de carboidratos em conjunto com suplementos como a creatina, que precisa de um pico de insulina para fixar nos músculos.
Atualmente, diversas farmácias de manipulação podem resolver este problema para quem está procurando os suplementos ideias para o seu treino de musculação.
No entanto, é preciso saber escolher a correta para evitar problemas maiores. Uma das possibilidades é comprar um produto manipulado pela internet e poder comparar os preços com mais facilidade.
Caso tenha uma receita em mãos, envie agora para a plataforma Manipulaê e receba os melhores orçamentos das farmácias de manipulação, de forma segura, fácil e gratuita!
Nutricionista – Centro Universitário São Camilo Pós graduada em Nutrição Pediátrica- IPGS