Emagrecer, definitivamente, não é o tipo de tarefa que você coloca na cabeça em um dia e tem resultados no outro. Remédios milagrosos e dietas malucas até prometem algo assim, porém, fazer uso dessas formas pode colocar sua saúde em risco, além de resolver o problema por um tempo determinado. Não existe jeito fácil, mas vamos aqui te passar três formas de, realmente, emagrecer e com saúde!
O primeiro passo para emagrecer com saúde é a alimentação, não tem jeito. Se o seu peso não está de acordo com o que você quer, provavelmente há algo errado no seu cardápio diário. Antes de falar sobre a refeição em si, vamos começar abordando o tempo entre uma refeição e outra. Sim, aquela história de comer a cada três horas é verídica. Comer de forma fracionada é importante para evitar a ingestão de muitas calorias de uma vez só. Se você passa a manhã inteira sem se alimentar, provavelmente vai exagerar no almoço, por exemplo. Se possível, divida as refeições em até seis vezes durante o dia, colocando frutas e alimentos mais leves entre as refeições principais (café, almoço e jantar).
Para emagrecer com saúde também é preciso variar na alimentação. Não fique só no arroz e feijão, faça um prato com salada ou outros acompanhamentos.
Aposte também nos legumes. Um estudo do periódico European Journal of Nutrition, mostrou que as pessoas que seguiram uma dieta de baixa caloria e incluíram quatro porções semanais de legumes perderam significativamente mais peso após quatro semanas. Essa aceleração do emagrecimento pode ser resultado das fibras dos legumes e componentes antioxidantes.
A água é importante sim e faz diferença no seu peso. O ideal é beber um litro de água para cada 23 kg do seu peso. Além de prevenir a gula, a água também é sua melhor aliada contra o inchaço. Isso porque quando as células do organismo estão desidratadas, a primeira reação delas é se agarrar a qualquer fluido que esteja em seu sistema, contribuindo para o inchaço.
Quando o assunto é emagrecer com saúde, além de beber água, dormir bem também não parece tão importante quanto é. Conforme um estudo do Annals of Internal Medicine, bastam apenas duas semanas de sono para os reflexos aparecem na sua cintura. No estudo, homens e mulheres seguiram uma dieta de controle de calorias. Após 14 dias, aqueles que dormiram oito horas e meia perderam duas vezes mais gordura do que os que dormiram menos, por cinco horas e meia.
E por último, mas, jamais menos importante, precisamos lembrar que os exercícios físicos são a chave para emagrecer com saúde. Mas, calma, não estamos falando em horas diárias na academia. Praticar exercícios é algo prazeroso, você só precisa encontrar o que gosta de fazer.
A Organização Mundial de Saúde recomenda praticar ao menos 150 minutos de exercícios moderados por semana. Ou seja, praticando uma hora de exercício em três dias na semana (ou 180 minutos), você já é considerada uma pessoa ativa. Talvez as atividades de academia sejam a opção que mais lhe agrada, ou não, para saber basta começar. Se tentou, porém não curtiu muito, procure outra como dança, caminhadas, corridas, bicicleta, natação, enfim, aposte no que gosta e fique satisfeita com seu corpo.
E não se esqueça: emagrecer é importante, mas emagrecer com saúde é fundamental!
Caso tenha uma receita em mãos, envie agora para a Manipulaê e receba os melhores orçamentos das farmácias de manipulação perto de você.
Nutricionista – Centro Universitário São Camilo Pós graduada em Nutrição Pediátrica- IPGS