Coronavírus: como lavar as mãos corretamente?

Neste artigo, fizemos um pequeno tutorial para orientar qual a maneira correta de lavar as mãos e mantê-las limpas contra o COVID-19. Confira!

imagem de duas mãos ensaboadas sendo levadas para água

Uma das melhores formas de conter o avanço do Coronavírus é lavar as mãos. No entanto, é preciso fazer isso da forma correta para reduzir as chances do vírus ter contato com a sua pele e posteriormente entrar no seu organismo.

Neste artigo, fizemos um pequeno tutorial para orientar qual a maneira correta de lavar as mãos e mantê-las limpas contra o COVID-19. Confira!

Como lavar as mãos?

De acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde. o processo correto leva os seguintes passo a passo:

  1. Retire anéis, relógios ou qualquer item que você use até altura dos punhos;
  2. Use a quantidade de sabão suficiente para que a espuma cubra toda a superfície das mãos
  3. Esfregue bem as mãos durante pelo menos 20 segundos. O ritual deve incluir a parte de dentro da mão, o dorso, dedos, punhos e as unhas.
  4. Se a torneira for automática, deixe que desligue sozinha. Caso seja manual, seque as mãos com toalha descartável antes de desligar a torneira.

É importante ressaltar que a lavagem deve ser feita com água e sabão. Apenas água, não resolve, pois são as substância do sabão que conseguem eliminar a capa de gordura que protege o vírus.

Quando lavar as mãos?

De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, é necessário lavar as mãos diversas vezes ao dia, especialmente se você saiu de casa e sua mão teve contato com qualquer outra pessoa ou então superfície, como corrimões, maçanetas, garfos, facas, pratos, apoiadores de ônibus, entre outros.

Caso tenha tido esses contatos, jamais leve a mão ao rosto. É importante ressaltar que o vírus entra no organismo pelos olhos, nariz ou boca, portanto, se ele estiver em suas mãos, mas você lavá-las antes de aproximá-las do rosto, você consegue eliminar o vírus.

Por conta disso, procure lavar as mãos antes e depois de sair de casa, comer, preparar alimentos, entrar em contato com outras pessoas, depois que usar o banheiro e outras diversas situações. Sempre procure estar higienizado para evitar o Coronavírus.

Álcool em gel pode ser utilizado para limpar as mãos?

Sim! O álcool em gel é um dos melhores produtos para ajudar a combater o Coronavírus, pois assim como sabão, tem uma ação antimicrobiana que ajuda a matar bactérias e vírus presentes em superfícies, fazendo uma limpeza local e eliminando a camada de gordura que envolve o vírus.

Além de poder ser usado para manter as mãos livres do COVID-19, o produto também pode ser utilizado para desinfetar objetos e superfícies como celulares, teclados, cadeiras, maçanetas, entre outras coisas que sofrem bastante contato. Para realizar essa limpeza, uma boa dica é utilizar um pano úmido com a substância.

Onde comprar álcool em gel?

Com a grande demanda de álcool em gel no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a fabricação e venda do álcool em gel nas farmácias de manipulação. 

Um jeito prático e rápido de encontrar a farmácia de manipulação perfeita sem muito esforço é procurar online. Em primeiro lugar, a recomendação do Ministério da Saúde é não sair de casa ou sair o mínimo possível, portanto, realizar a pesquisa online é mais seguro do que circular a cidade e passar por diversas farmácias com o risco de se contaminar.

O segundo passo é encontrar a farmácia ideal, que não ofereça preços abusivos e seja acessível. Para facilitar ainda mais a compra dos seus medicamentos, invés de procurar o site de diversas farmácias, pesquisar se elas são confiáveis e depois fazer a cotação, fazemos isso para você em segundos! Contamos com uma base de farmácias parceiras, que já passaram por um teste de confiabilidade e contam com o Selo Manipulaê.

Outros cuidados

Além de lavar bem mãos, outras atitudes adotadas no dia a dia, reduzem o contágio pelo coronavírus. O Ministério da Saúde recomendou algumas ações:

  • Ficar em casa o maior tempo possível;
  • Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
  • Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
  • Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

Siga essas recomendações e previna-se!

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Albumina manipulada: como manipular

A albulmina manipuladas, são proteínas fundamentais para o funcionamento do corpo. Descubra como manipular nas farmácias de manipulação.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Fórmula manipulada para retenção de líquido

A fórmula manipulada para retenção de líquido, ajuda na diminuição do inchaço corporal. Conheça quais são os principais princípios ativos.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Maca peruana: o que é e para que serve

A maca peruana é um ativo da família do agrião, nabo e repolho. Possuindo propriedade que aumentam a vitalidade e a libido, sendo um energizante natural.

Vanessa Luisa P.P Sollitari