A lactose é um açúcar presente no leite e em pessoas com a intolerância à lactose ao ingerir o leite e seus derivados pode ocorrer manifestações de sintomas que são distensão abdominal, flatulência, náuseas, diarréias, cólicas, produção de gases e outros que precisam ser descoberto as suas causas através de exames específicos. Todos esses sintomas ocorrem devido à ausência ou pouca presença da enzima lactase para quebrar a lactose presente no leite e derivados.
A intolerância a lactose é diagnosticada por um profissional capacitado através de exames específicos como por exemplo o de sangue, e pode ser compreendida pela produção reduzida ou nenhuma produção da enzima lactase. Essa enzima é importante para fazer a digestão da lactose um açúcar presente no leite e derivados.
Os sintomas podem ser diversificados, algumas pessoas sentem de forma bem rápida e outras demoram um pouco, podendo ser minutos ou horas após o seu consumo. A lactose possui a capacidade de atrair água e eletrólitos acarretando quadros de diarréias quando há ausência da enzima lactase que quebra esse açúcar. As cólicas também são bem comuns em pessoas com a intolerância à lactose, essas cólicas variam com a intensidade da intolerância das pessoas.
Os alimentos devem ser bem individualizados e se baseia na exclusão ou redução de alimentos que contém em sua composição a lactose. De forma geral os alimentos proibidos são: creme de leite, manteiga, leite condensado, iogurtes, queijos, preparações com leite como os cremes e certos doces. Ao consumir produtos industrializados é importante ler o rotulo dos alimentos.
A indústria tem disponibilizado uma grande variedade de produtos para esse grupo de pessoas, é muito importante ler com atenção os rótulos dos alimentos industrializados adquiridos. Diversos são os alimentos zero lactose como os cremes de leites, iogurtes, leites, doce de leite, queijos, manteigas e outros. Eles devem conter a informação zero lactose para serem consumidos por esse grupo.
A rotulagem nutricional tem como função fornecer informações ao consumidor da composição do produto adquirido portanto a informação zero lactose deve conter nos produtos. Atualmente essa exigência tem crescido e as empresas têm se adaptado cada vez mais para oferecer aos seus clientes segurança em relação a alimentação.
O diagnóstico de intolerância a lactose é realizado por um especialista como por exemplo um gastroenterologista. Para esse profissional deve-se relatar os seus sinais e sintomas que está sentindo para que o médico possa solicitar exames específicos e confirmar a presença de intolerância a lactose.
Para o tratamento da intolerância à lactose deve-se realizar a exclusão total de alimentos que contenham lactose ou somente a redução do consumo isso vai depender do grau de intolerância e esse tratamento deve ser individualizado. Algumas pessoas conseguem tolerar derivados de leites como os iogurtes e queijos e o consumo de algumas porções podem não implicar em prejuízos. Há também a possibilidade de ingerir enzimas que irão auxiliar na digestão da lactose. Essas enzimas podem ser adquiridas em farmácias ou manipuladas, dessa forma ao serem ingeridas irão fazer o papel da enzima lactase e quebrar as moléculas de lactose que é um açúcar, evitando dessa forma os desconfortos causados no organismo de pessoas com essa intolerância.
Diversos são os fatores como idade, fatores genéticos, certas doenças intestinais dentre outros.
Atualmente há muitas possibilidades de leites para os intolerantes a lactose como os de arroz, amêndoa, nozes, soja, coco, amendoim dentre outros. Há uma diversidade de leites vegetais que podem ser preparados na forma de vitaminas ou de acordo com a criatividade de cada pessoa.
Uma dica importante é que ao fazer escolhas de produtos para adicionar nesses leites vegetais verifique se há na sua composição a lactose, como por exemplo nos achocolatados.
A alergia ao leite é diferente da intolerância, nos casos de alergias ocorre reações no sistema imune o que desencadeia uma resposta rápida como inchaço nos lábios, garganta e até mesmo erupções na pele dentre outros sintomas. A intolerância a lactose ocorre porque há uma insuficiência ou ausência da enzima lactase que tem papel de digerir a lactose um açúcar presente no leite.
1 xicara de amêndoa
4 xicaras de água filtrada
Deixe as amêndoas de molho coberta com água por pelo menos 8 horas. Após esse período despreze a água do molho. Coloque no liquidificador as amêndoas com quatro xicaras de água filtrada. Bata bem e coe com auxílio de um voal.
Dicas: O leite vegetal pode ser utilizado em preparações como vitaminas de frutas vermelhas, abacate, mamão, banana, maçã dentre outras. Outra opção é adicionar cúrcuma e mel e ingeri-lo bem quentinho. Diversas são as opções de para consumir o leite vegetal.
A intolerância à lactose tem sido frequente em grande parte da população. Atualmente há uma variedade de alimentos disponíveis para que possa realizar a substituição de maneira diversificada. Além dos alimentos disponíveis zero lactose também há a possibilidade de ingerir a enzima que fará o papel na digestão da lactose.
Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências. Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. No Laboratório de Dieta, Nutrição e Câncer.