Insônia: causa e tratamentos, saiba como o sono interfere na saúde

A insônia é a dificuldade em dormir, manter o sono por muito tempo, ou, como é mais conhecida, pela ausência do sono.

Mulher segurando um travesseiro atrás da cabeça de olhos fechados e feição de cansada

A insônia é a dificuldade em dormir, manter o sono por muito tempo, ou, como é mais conhecida, pela ausência do sono. É caracterizado como insônia quando esses problemas ocorrem por mais de três meses. Dormir, e principalmente, dormir bem, é uma das necessidades biológicas do corpo humano, pois, é durante o sono que o organismo exerce as funções restaurativas do corpo.

Dessa forma, a ausência de um sono de qualidade é muito prejudicial para a saúde, afetando diversas partes do corpo. Entenda as causas e descubra como tratar a insônia.

Causas da insônia

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 40% dos brasileiros sofrem com insônia, um número alarmante e que traz reflexões quanto ao nosso modo de vida. Vivemos em uma sociedade imediatista, em que esperar não é uma opção. E, esse modo de viver influencia uma das principais causas da insônia, a ansiedade.

Além da ansiedade, podemos citar outras causas, como:

  • Estresse
  • Traumas
  • Luto
  • Estresse pós-traumático
  • Depressão
  • Transtornos de personalidade
  • Dores crônicas (artrite, osteoporose e outras doenças)
  • Mudança na rotina

Malefícios da insônia

O sono é uma das necessidades de sobrevivência das pessoas, ele influencia o bom funcionamento da memória, capacidade de aprendizado, humor, níveis de imunidade, temperatura corporal e outros processos.

Assim, ficar sem dormir pode afetar todas as áreas acima citadas, trazendo oscilações de humor, dificuldade de concentração e aprendizado, imunidade baixa, e como consequência, doenças.

O ganho de peso também pode estar relacionado à insônia, pois o corpo sente a necessidade de 30% a mais de insulina quando não dorme bem, o que facilita o aumento do peso.

Dormir bem é uma necessidade, a falta de sono impede a renovação das células do corpo, afetando áreas como os ossos. Dessa forma, o risco de osteoporose aumenta. Além de, pela falta de concentração, facilitar acidentes e quedas, o que pode causar fraturas.

A importância de dormir bem

Dormir bem é sinônimo de qualidade de vida. É muito falado sobre a importância de uma alimentação saudável e da prática de atividades físicas regulares, e de fato, são muito importantes, mas não se pode esquecer do sono.

O sono é responsável pela restauração do corpo, isso quer dizer que dormir bem:

  • Ajuda na fixação da memória e aprendizado
  • Auxilia no equilíbrio emocional
  • Restaura a energia
  • Mantém o bom funcionamento do metabolismo
  • Melhora a produtividade
  • Auxilia no combate a doenças como diabetes, pressão alta, depressão

Dormir é indispensável, mas, mais do que dormir, é preciso ter um sono de qualidade. Entenda quais são as fases do sono e quantas horas é recomendado dormir por dia.

Fases do sono

O sono possui cinco fases, e é somente na última que há os sonhos. Na primeira fase o corpo relaxa e a respiração fica mais lenta, nessa fase a pessoa está adormecendo.

Na segunda fase a temperatura do corpo diminui e os batimentos cardíacos também. O sono é leve e a pessoa pode acordar com facilidade.

A terceira fase é a do sono profundo, nessa fase as ondas cerebrais diminuem o ritmo.

É somente na quarta fase do sono que o organismo começa a exercer a sua função restaurativa, liberando hormônios de crescimento e repondo a energia.

Na quinta fase do sono o cérebro limpa as informações do dia, mantendo as importantes. Nessa fase é possível sonhar.

Com isso, é possível entender a importância de dormir bem, um sono que tenha todas as cinco fases, pois só com um sono de qualidade que o corpo irá ser restaurado, se mantendo saudável.

Dormir bem não tem relação com dormir muito, mas dormir de forma profunda. A recomendação de horas de sono varia conforme a idade, acompanhe a lista:

  • Adultos: 7 a 8 horas
  • Adolescentes: 8 a 10 horas
  • Crianças: 9 a 13 horas
  • Bebês: 12 a 16 horas

Tratamentos para a insônia

Os tratamentos para a insônia variam conforme o nível e a causa. Dessa forma, é importante saber a razão da falta de sono, que pode ser por ansiedade, luto, um trauma ou

estresse, dentre diversos motivos.

Se a pessoa não consegue identificar a causa, o mais aconselhado é procurar um psicólogo e buscar descobrir o motivo, para que o tratamento ocorra na causa da insônia, e não somente nos sintomas dela, a falta de sono de qualidade.

Assim, os possíveis tratamentos são: terapia com psicólogo, remédios, manipulados, chás, mudança na alimentação e na rotina.

Manipulados para insônia

O uso de manipulados para insônia variam desde remédios prescritos por médicos, até os naturais como valeriana e kawa kawa. Os mais comuns são: melatonina, flurazepam e bromazepam.

Existem diferentes tipos de manipulados para acalmar, como óleos de lavanda e cápsulas de calmante natural. Assim, o indicado é procurar um médico, e juntos, avaliar qual o manipulado ideal, conforme a causa da insônia.

Dicas para dormir bem

Além dos tratamentos citados, algumas mudanças na rotina podem ajudar a aumentar a qualidade do sono. Separamos algumas dicas valiosas:

  • Tome café até 9h antes de dormir, para que a cafeína não altere a qualidade do sono
  • Faça atividade física até 3h antes de dormir, assim seu corpo estará cansado, mas já não estará ativo e em alerta
  • Utilize os benefícios da aromaterapia, como o óleo de lavanda
  • Diminua a luz da casa e celular 1h antes de dormir
  • Não durma com a tv ligada, o barulho e luz atrapalha a qualidade do sono
  • Evite frituras e carboidratos simples a noite
  • Quando for dormir foque a atenção na respiração e tente relaxar.
  • Tome um banho quente antes de deitar
  • Tenha uma rotina, pois ela ajuda a preparar o seu corpo para dormir
  • Pratique sempre um “ritual” antes de dormir, exemplo: tomar banho quente, vestir uma roupa confortável e tomar um chá de camomila todos os dias antes de dormir. Isso vai te preparar “mentalmente” para o sono
  • Evitar alimentos estimulantes como a canela e a pimenta
  • Se estiver muito ansioso ou pensando em muitas coisas, pegue um papel e escreva sobre seus pensamentos antes de ir para cama

Para mais informações consulte um médico, neurologista, clínica de medicina do sono, psiquiatra ou psicólogo. Cuide da sua saúde.

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