Como usar o corticoide hidrocortisona base

A hidrocortisona base, ou acetato hidrocortisona, é um eficaz agente na ação anti-inflamatória, vasoconstritora e antipruriginosa.

December 12, 2018
duas mãos segurando uma bisnaga de pomada

Os corticoides, ou conhecidos também como corticosteroides, são hormônios naturais que as glândulas suprarrenais produzem. A principal função deles é de agir como anti-inflamatórios. Quando, por algum motivo, o corpo não produz corticoides suficientes para combater inflamações ou outros tipos de problemas é preciso fazer uso de hormônios auxiliares.

Como é o caso da hidrocortisona base. Esta forma de hidrocortisona é conhecida como um hormônio bioidêntico. Ou seja, é uma substância que possui exatamente as mesmas características químicas e moleculares do cortisol produzido pelo corpo humano.

A hidrocortisona pode ser utilizada de diversas formas. O uso tópico diz respeito aos cremes e loções usados para os quadros de alergias ou doenças da pele. O uso por via oral é administrado para doenças crônicas inflamatórias.

Há também a possibilidade de fazer uso por meio injetável, mais utilizado para os casos de problemas crônicos de saúde. Para entender melhor o uso da hidrocortisona base e quais são os meios recomendados de utilizá-la confira nossas 4 dicas abaixo:

O que é hidrocortisona base

A hidrocortisona base, ou acetato hidrocortisona, é um eficaz agente na ação anti-inflamatória, vasoconstritora e antipruriginosa. Sendo um corticosteróide bastante popular, a hidrocortisona age inibindo a enzima fosfolipase A2 e impedindo a formação de ácido aracdônico. De forma mais simplificada, como anti-inflamatória a hidrocortisona estimula a síntese proteica de enzimas que causam os efeitos inflamatórios.

Como vasoconstritora, a hidrocortisona age contraindo os músculos lisos das paredes dos vasos sanguíneos. Neste processo se dá a queda de temperatura corporal, o que evita que o corpo perca calor. Agindo como antipruriginoso, os efeitos da hidrocortisona base são de anticoceira, inibindo a comichão frequentemente presente em casos de reações alérgicas.

A hidrocortisona pode ser encontrada na forma de cremes/pomadas, injeção, comprimidos e até uma versão especial capilar, cada uma com um uso específico. Os comprimidos são fortemente indicados para tratar fatores dermatológicos, como eczemas.

A pomada ou creme é recomendado para tratamentos externos em partes do corpo especificamente sensíveis, como o rosto. Já o meio injetável é usado em uma série de distúrbios das mais variadas naturezas, como endócrina, oftalmológica e reumática. Em casos de choque anafilático a hidrocortisona também pode ser usada de forma injetável.

Leia a bula da Hidrocortisona base e descubra tudo sobre esse ativo.

Indicações de uso da hidrocortisona base

O uso de hidrocortisona base deve ser feito com base em prescrição médica. As recomendações mais comuns, por meio de via oral, são de administração em porções de comprimidos entre 5mg a 20 mg.

Pacientes que apresentam infecção fúngica sistêmica ou qualquer tipo de hipersensibilidade à fórmula de hidrocortisona devem evitar o uso. Mulheres grávidas não têm o uso restrito, no entanto, as lactantes não tem o uso recomendado. Isto porque a hidrocortisona base é excretada no leite, podendo afetar os bebês.

As recomendações mais comuns para o uso de hidrocortisona base são para desordens endócrinas, doenças que afetam o colágeno (como lúpus) e doenças dermatológicas - casos de dermatite exfoliante são exemplos.

A hidrocortisona também pode ser indicada em casos alérgicos, como asma brônquica e rinite alérgica, além de problemas oftalmológicos, como conjuntivites alérgicas. Tuberculose e Síndrome Loffer’s também pode ser tratada com hidrocortisona base. Casos graves, como linfomas em adultos e leucemias, podem fazer o uso de hidrocortisona no tratamento.

Mais exemplos do uso de hidrocortisona são para tratar lesões inflamatória (de caráter não infeccioso) nos lábios e ao redor da boca. Crianças que apresentam dermatite atópica também podem ser tratadas com hidrocortisona - já que como corticosteroide ela tem baixa potência.

Um quadro que deve ser levado em consideração é que a automedicação de hidrocortisona base pode gerar problemas no organismo. Isso porque, ao detectar níveis altos de hormônio no organismo, o corpo humano tende a diminuir a produção de cortisol. Esse bloqueio da produção hormonal, causado pela ingestão em demasia da hidrocortisona, acaba prejudicando todo o equilíbrio do organismo.

Contraindicações e efeitos colaterais

A aquisição de hidrocortisona base só pode ser feita com prescrição médica. No entanto, mesmo em casos em que a sugestão de uso vem de um médico efeitos colaterais podem surgir. A hidrocortisona tem uma vasta lista de possíveis efeitos, por isso é importante estar atento ao uso.

Entre os efeitos mais comuns estão:

  • Vermelhidão,
  • Ardor,
  • Coceira,
  • Brotoeja,
  • Maceração da pele,
  • Secura,
  • Irritação,
  • Foliculite (inflamação do folículo capilar).

Algumas reações mais severas incluem formações de bolhas, Hipertricose (crescimento de pelos) e infecção secundária.

O uso de hidrocortisona bioidêntica também pode causar euforia, desenvolvimento de úlcera estomacal e insônia. Além de retenção de sódio, hipertensão, osteoporose, distensão abdominal, enxaqueca e irregularidades menstruais.

Caso qualquer um dos sintomas acima descritos seja apresentado o uso de hidrocortisona deve ser suspendido imediatamente. Procure o médico que prescreveu a hidrocortisona base e sigas as recomendações dadas por ele. Pacientes que fazem o uso de outros tipos de medicamentos devem informar ao médico para que seja verificado se há risco de interação.

Onde encontrar hidrocortisona base

Como todos os tipos de medicamentos, suplementos e tratamentos estéticos, a hidrocortisona bioidêntica deve ser usada e vendida apenas com a recomendação e acompanhamento de um médico. É possível encontrar em drogarias e na própria internet cremes e cápsulas de hidrocortisona.

No entanto, para comprar hidrocortisona base é recomendado, que após submeter-se a uma consulta médica e ter a prescrição de uma receita magistral, uma farmácia de manipulação seja procurada pelo paciente. Com uma receita feita a partir daí, fica mais fácil de achar os seus orçamentos com a Manipulaê.

Envie agora a sua receita e receba os melhores orçamentos das farmácias de manipulação parceiras, de forma simples, segura e gratuita.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

O que é forma farmacêutica e via de administração?

Descubra o que é forma farmacêutica, quais as vias de administração e os efeitos de cada uma.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

O farmacêutico pode prescrever? Descubra mais sobre essa profissão

Farmacêutico pode prescrever? Descubra essa e outras informações sobre essa profissão tão importante.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Dermocosméticos: produtos estéticos para a sua pele

Saiba o que são dermocosméticos, quais os benefícios dos dermocosméticos e onde manipular

Vanessa Luisa P.P Sollitari