Hidratação da pele no inverno

Manter a pele hidratada é uma das principais funções do nosso dia a dia, e com a chegada do inverno, é ainda mais importante cuidar da pele do jeito que ela merecendo, sempre deixando ela hidratada após o banho.

June 18, 2021
mulher com toalha na cabeça colocando com uma das mãos um creme branco no rosto

Manter a pele hidratada é uma das principais funções do nosso dia a dia, e com a chegada do inverno, é ainda mais importante cuidar da pele do jeito que ela merecendo, sempre deixando ela hidratada após o banho. 

Por que a pele fica tão ressecada no inverno

A pele é considerada o maior órgão do corpo e funciona como uma barreira protetora evitando a invasão de microrganismos, ela também controla a passagem de água e possui papel importante na termorregulação do organismo além das funções imunológicas.

Os fatores genéticos e ambientais como poluição, radiação solar e o período de inverno podem afetar a saúde da pele quando não tratada de forma eficaz.  O ar no inverno fica mais seco o que pode contribuir para peles com presença de ressecamentos e rachaduras.

Outro fator a ser considerado são os banhos com temperaturas mais quentes e muitas vezes são demorados e terminam retirando a camada de proteção da pele promovendo a sua desidratação.

Por que a pele precisa de hidratação

Os cuidados com a pele devem ser durante o ano todo, mas no inverno devido as particularidades citadas como banhos quentes e o ar seco uma atenção especial precisa ser considerada.

Os hidratantes contêm em sua composição substâncias mais oleosas ou um filme de peso molecular na superfície para que possa retardar a evaporação ou permitir que substâncias na superfície da pele atraem água.

Além dos produtos cosméticos ter hábitos alimentares saudáveis e ingerir água é fundamental para a manutenção de uma pele saudável e hidratada. Uma pele hidratada reduz os riscos de rachaduras, irritação, melhora a textura e protege a pele de sustâncias externas como a poluição, clima seco e água quente.

A pele oleosa também precisa de hidratação no inverno?

Muitas pessoas pensam que a pele oleosa não precisa de hidratação, mas sim precisa desse cuidado para que não ocorra o ressecamento. É importante realizar a higienização, tonificação, hidratação e filtro solar para manter a pele saudável.

Além desses cuidados ingerir água e alimentar-se de forma saudável durante o ano todo também tem papel fundamental na hidratação da pele e funcionamento adequado do metabolismo. No inverno as pessoas tendem a não ingerir água principalmente os idosos e uma atenção especial precisa ser dada neste período.

Leia também, dicas de como manter a pele hidratada.

Como manter a pele hidratada no inverno?

  • Para uma pele saudável no inverno deve-se ingerir água, principalmente no inverno onde muitas pessoas deixam de consumi-la porque não sentem sede como no verão.
  • Evitar banhos quentes demorados.
  • Alimentação rica em verduras e frutas, elas são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes que auxiliam no combate aos radicais livres e previne o envelhecimento.

Alimentos como cenoura, mamão, manga, laranja, acerola, goiaba, abobora são rios em betacaroteno e vitamina C que são antioxidantes e protegem a pele de substâncias que provocam danos e também atua na regeneração celular.

Os antioxidantes são substâncias capazes de neutralizar a ação dos radicais livres no organismo. Os radicais livres provocam danos e contribui para o envelhecimento da pele quando não controlados.

Quais são os cuidados de hidratação que precisamos ter no inverno

No inverno a pele que mais sofre é a do rosto e lábios, devido a exposição ao ar gelado. Consulte um dermatologista para verificar a melhor forma de hidratar a pele com produtos específicos e de forma individualizada. Mesmo pessoas que possuem pele mais oleosa precisa de cuidados para evitar os ressecamentos indesejados.

Deixe a pele bonita e hidratada no inverno e não esqueça de utilizar um filtro, mas tudo isso com orientação de um dermatologista, há muitos produtos no mercado que deve ser utilizado de forma individualizada, consultar um profissional dermatologista é fundamental.

Para que serve o colágeno hidrolisado e o ácido hialurônico?

Com a expectativa de vida aumentando as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde do corpo e também da pele e alguns suplementos parecem ter efeitos benéficos na saúde quando ingeridos com recomendação de especialistas.

O colágeno por exemplo é uma proteína produzida pelo nosso organismo e essa proteína contribui com a melhora da elasticidade e resistência da pele, para a saúde das unhas, cabelos e é responsável por constituir as fibras que sustentam os tecidos do corpo como por exemplo os ossos, músculos, tendões e articulações. A partir dos 30 anos ocorre a perda de colágeno que pode ser de até 1% ao ano. Essa queda pode estar associada a inúmeros fatores como idade, genética, hábitos alimentares, tabagismo, sedentarismo, estresse e outros.

A sua deficiência no organismo está associada ao surgimento de rugas, ressecamento da pele e aparecimento de linhas de expressão. O colágeno pode ser encontrado em pó com diferentes sabores. Prefira os colágenos com adoçantes naturais e sem corantes artificiais.

Outro suplemento importante e tem sido cada vez mais estudado a sua eficácia na saúde da pele é o ácido hialurônico ele é naturalmente encontrado no corpo e possui capacidade de atrair e reter água.

O ácido hialurônico possui propriedade hidratantes e estimulantes do colágeno que tem como função minimizar os efeitos do tempo como as rugas e linhas de expressão. O ácido hialurônico auxilia na retenção do colágeno e elastina.

Com o avançar da idade o ácido hialurônico reduz, o que pode contribuir para a desorganização das fibras de colágeno e elastina, podendo favorecer o surgimento de linhas finas da pele, rugas e dobras nasolabiais, além de aumentar a secura da pele e também a capacidade de reter a umidade dentro da pele. A capacidade de reter humidade do ácido hialurônico resulta em uma pele mais macia, lisa e hidratada.

Colágeno Hidrolisado e vitamina C

Ingerir colágeno com vitamina C está associado a melhores resultados na pele. Além dos benefícios da absorção do colágeno associado a vitamina C, essa vitamina também é um poderoso antioxidante, contribuindo para melhora da imunidade evitando gripes e resfriados, além da prevenção do envelhecimento precoce da pele.

O colágeno hidrolisado e o ácido hialurônico possuem uma boa biodisponibilidade ao organismo, fornecendo os peptídeos reguladores que atuam na prevenção do envelhecimento e qualidade da pele uma vez que melhoram a hidratação e umidade da pele, contribuído para a autoestima e saúde.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Dermocosméticos: produtos estéticos para a sua pele

Saiba o que são dermocosméticos, quais os benefícios dos dermocosméticos e onde manipular

Vanessa Luisa P.P Sollitari

8 dicas de como crescer o cabelo mais rápido

Cuidar dos cabelos e barbas são um dos principais objetivos de mulheres e homens nos dias de hoje, por isso, separamos alguns truques e dicas que podem fazê-los crescer o cabelo mais rápido, garantindo todos os nutrientes necessários para os fios.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Minoxidil barba: conhece os efeitos do minoxidil na barba

O Minoxidil se tornou um ativo muito procurado pelos homens, afim de ser uma solução para o crescimento da barba, tornando-a mais bonita e bem fechada.

Vanessa Luisa P.P Sollitari