Hábitos alimentares que impactam na saúde e estética

Conheça quais são os principais vilões que podem prejudicar suas práticas alimentares impactando diretamente em sua saúde e estética

June 15, 2022
Mulher feliz com hábitos alimentares saudáveis

O estilo de vida assim como os hábitos alimentares podem influenciar de forma positiva para a saúde e consequentemente na estética contribuindo para uma melhor autoestima. Os alimentos são compostos por uma variedade de nutrientes e compostos bioativos que atuam como antioxidantes e fornecem vitaminas, minerais, aminoácidos e compostos bioativos que irão influenciar na sustentação, brilho, beleza da pele, cabelo e unha. Ter hábitos saudáveis e introdução de alguns suplementos na rotina diária tem sido uma alternativa muito interessante para potencializar a saúde e manter uma boa estética.

Benefícios dos antioxidantes

Os antioxidantes estão presentes em uma diversidade de alimentos e possui função de neutralizar a ação dos radicais livres no organismo. Quando os radicais livres são produzidos de forma contínua no organismo pode contribuir para o desenvolvimento de muitas doenças e o envelhecimento precoce. Os antioxidantes apresentam papel importante inibindo a ação deletéria provocada pelo radical livre no organismo agindo na prevenção de doenças através da eliminação de substâncias indesejáveis. Alguns suplementos são considerados antioxidantes como a própolis, curcumina, ômega3, vitamina C, vitamina E, resveratrol, licopeno dentre outros.

Própolis:

A própolis é produzida pelas abelhas a partir de resinas coletadas em diferentes partes das plantas como as flores, folhas, cascas e caule de plantas aos quais as abelhas adicionam suas enzimas salivares, cera e pólen dando origem ao produto.

A própolis tem como ação combater os radicais livres, atividade antimicrobiana, antiviral, anti-inflamatório, antibacteriano, anestésico, antioxidante, antitumoral, anticâncer, antifúngico, anti-protozoário, anti-hepatotóxico, anti-mutagênico e anti-séptico. Essas ações da própolis estão associadas a sua variedade de compostos bioativos presente em sua composição incluindo os flavonóides, ácidos fenólicos, terpenos, ácidos aromáticos, ácido caféico, ácido p-cumárico, ácido t-cinâmico, rutina e miricetina,

hesperidina, crisina e pinocembrina que atuam protegendo o organismo de agressores externos e do envelhecimento precoce.

A administração da própolis pode ser feita de modo preventivo ingerindo de 25 a 30 gotas diárias diluída em 150 ml de água ou na forma de capsulas.

Cúrcuma

A Cúrcuma Longa é conhecida como açafrão, açafrão da terra e gengibre amarela. As propriedades presentes na cúrcuma tem sido alvo de estudos devido a sua ação no organismo como antioxidantes, antimicrobianas, anti-inflamatório, antifúngica, termogênico e auxiliadora em terapia de manutenção e perda de peso.

A curcumina é um composto bioativo presente na cúrcuma que pode ser indicado a sua ingestão de maneira manipulada em capsula ou pó com finalidade de auxiliar na prevenção de algumas patologias. É importante a avaliação de um especialista para que a dose e a forma de ingestão sejam introduzidas de maneira adequada. Béliveau e Gingras relata em seu livro que a cúrcuma poderia ser responsável pelo distanciamento nas taxas de câncer na índia. Os efeitos anticâncer da cúrcuma está bem estabelecido em análises realizada em laboratório com animais, onde demonstra que a sua administração evita o aparecimento de tumores induzidos por diversos cancerígenos.

Os estudos elucidam que a cúrcuma atuaria na prevenção de câncer como o de estomago, intestino, colon, pele, fígado isso ocorre tanto nas fases de iniciação do tumor como de promoção do câncer. A ação desse composto bioativo parece bloquear certos processos necessários a sobrevida das células cancerosas. Um exemplo citado pelos autores é a de um modelo de rato transgênico que desenvolve espontaneamente pólipos no trato gastrointestinal, um fator de risco considerado importante para o desenvolvimento câncer de cólon. O bloqueio da ação da curcumina está associada ao bloqueio da perigosa etapa de progressão dos tumores como a redução nos níveis da enzima chamada ciclogenase-2 (CO-2), responsável pela produção de moléculas que provocam a inflamação, sendo assim a cúrcuma é um importante aliado na prevenção do câncer e um poderoso antioxidante.

Ômega 3 

Os ácidos graxos ômega 3 tem uma relevância importante, considerando a sua suplementação. Eles são essenciais ao nosso corpo porque não conseguimos fabricá-lo e devem ser fornecidos pela alimentação, esse ácido graxo atua no organismo com ação anti-inflamatória. 

O ômega 3 está presente em peixes gordos como a sardinha e o salmão. Esses dois peixes são fontes de duas substâncias importantes como o ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexanóico (DHA). O EPA, denominado ácido eicosapentaenoico, auxilia na produção de prostaglandinas, substância anti-inflamatória que faz parte das nossas defesas. O DHA desempenha um papel essencial na proteção do cérebro e dos olhos. Ele ainda possui ação antioxidante e favorece a conexão entre os neurônios do cérebro, o que auxilia na memória, atenção e no raciocínio. 

Vitamina E 

A vitamina E atua como um poderoso antioxidante e contribui para a redução dos efeitos negativos causados pelos radicais livres deixando o organismo mais forte para o combate de certos vírus e bactérias.  

Vitamina C 

A vitamina C está presente em uma diversidade de alimentos como as frutas e vegetais. Essa vitamina contribui no sistema imune para a produção de células de defesa, níveis de anticorpos e auxilia nosso organismo a combater microrganismos invasores. Os níveis de vitamina C baixo é observado quando o sistema imunológico está debilitado como por exemplo durante períodos de gripes e resfriados. Atuam também como um poderoso antioxidante eliminando os radicais livres. 

Resveratrol 

O resveratrol é considerado um polifenol presente nas uvas, frutos silvestres e amendoim, possui diversas funções interessantes como antioxidantes, antiapopitótica, anti-inflamatória e antitumoral. Devido a ação antioxidante o resveratrol possui a capacidade em ativar vias que atuam na ação anti-inflamatória minimizando os efeitos dos radicais livres. Esses efeitos benéficos estariam associados a ativação de vias que minimizam o estresse oxidativo além de reduzir mediadores pró inflamatórios protegendo do desenvolvimento de certas doenças.

 Licopeno

 O licopeno é um composto bioativo e antioxidante natural presente nos alimentos como frutas, vegetais vermelhos e amarelos. Está presente na cenoura, mamão, melancia e tomate principalmente na forma de molho. As substâncias presentes no licopeno atuam no combate aos radicais livres, prevenção do câncer de próstata através da supressão e interrupção do ciclo celular e a apoptose em células de câncer de próstata, através da modulação de vias de sinalização que atuam na prevenção do câncer.

Proteína 

A proteína é considerada um elemento fundamental na saúde porque fornecem os aminoácidos necessários para que atue como enzimas, cofatores, hormônio, construção de tecidos dentre outros. Uma proteína associada a saúde da pele, cabelo e unha é o colágeno, essa proteína contribui com a melhora da elasticidade e resistência da pele, para a saúde das unhas e cabelos e é responsável por constituir as fibras que sustentam os tecidos do corpo como ossos, músculos, tendões e articulações. Durante o processo de envelhecimento e o avançar da idade o nível de colágeno no organismo pode ser afetado havendo a necessidade de suplementação. Ao escolher um colágeno é importante estar atento ao rótulo e escolher aqueles sem a presença de corantes artificiais e aromatizantes.  

Hidratação 

A ingestão de água de forma adequada é fundamental, ela corresponde de 60 a 70% de nossa composição, hidrata articulações e pele, lubrifica o intestino, atua no metabolismo contribuindo para a absorção dos nutrientes, auxilia na manutenção da temperatura corporal por esse motivo devemos estar atentos a sua ingestão ao longo do dia.   

Sono 

Ter um sono de qualidade é fundamental para o restabelecimento das atividades e funções de nosso organismo. 

Manter o ambiente escuro para que haja liberação de um hormônio chamado melatonina. Esse hormônio é produzido pelo nosso organismo na glândula chamada pineal que fica localizada no cérebro, ele auxilia no sono e é liberada no início da noite com o declínio da iluminação natural. Evitar mexer em eletrônicos e manter o local calmo onde irá dormir também é fundamental. 

A melatonina auxilia na regulação de nosso relógio biológico e sua produção é mais intensa a noite. Durante o dia a sua produção é baixa e por esse motivo sentimos menos sono neste período.  

Hábitos que impactam na saúde e estética de forma negativa 

-Consumo excessivo de álcool 

-Hábito tabagista 

-Estresse  

-Alimentação rica em processados e ultraprocessados 

-Sedentarismo 

Os alimentos possuem papel fundamental na saúde, neles estão presentes substâncias que nos previnem do envelhecimento precoce e de certas doenças porque possuem em sua composição componentes necessários a manutenção e integridade da saúde. Alimentar-se com frutas, vegetais, cereais integrais, leguminosas e utilizar certos suplementos com avaliação de um especialista pode contribuir para a saúde do corpo e beleza.

Compre os seus manipulados de qualquer lugar com a Manipulaê e receba os melhores orçamentos das farmácias de manipulação perto de você.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Fórmula manipulada para retenção de líquido

A fórmula manipulada para retenção de líquido, ajuda na diminuição do inchaço corporal. Conheça quais são os principais princípios ativos.

Kathy Ortiz Brianesi

Albumina manipulada: como manipular

A albulmina manipuladas, são proteínas fundamentais para o funcionamento do corpo. Descubra como manipular nas farmácias de manipulação.

Camilla Moraes

Alecrim: quais são seus benefícios e para que serve?

O Alecrim possui diversos benefícios, como ação digestiva, auxilia na ansiedade e dores de cabeça, possuem ação antioxidante e anti-inflamatória.

Kathy Ortiz Brianesi