Os idosos e pacientes de doenças crônicas representam o público que causa maior preocupação com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Isso porque a baixa imunidade faz dessas pessoas mais vulneráveis à ação do vírus e a complicações decorrentes dele, como síndromes respiratórias agudas graves.
Estudo do Centro para a Prevenção e Combate a Doenças da China analisou casos no país, tomando exemplos do mês de fevereiro, e identificou que a taxa de mortalidade avança conforme a idade.
Enquanto entre , entre 50 e 59 fica em 1,3%, entre 60 e 69 vai para 3,6%, entre 70 e 79 anos sobe para 8% e acima dos 80 chega a 14,8%.
Além dos idosos, pessoas com as seguintes doenças crônicas também estão dentro do grupo de risco:
É essencial que quem cuida ou convive com pessoas do grupo de risco para contágio do coronavírus, siga todas as orientações citadas anteriormente em relação aos cuidados.
Todas as pessoas com comorbidades, ou seja, com doenças preexistentes, como hipertensão, diabetes e problemas cardíacos, tem que adotar cuidados extra para evitar a infeção pela covid-19.
Além de lavar as mãos com mais frequência com água e sabão, elas devem evitar tocar o rosto, aglomerações, contato próximo e confinamento por mais de 15 minutos com outras pessoas, que devem estar distantes cerca de 2 metros.
Algumas atitudes adotadas no dia a dia, reduzem o contágio pelo coronavírus. O Ministério da Saúde recomendou algumas ações:
Além disso, o Ministério da Saúde também vai liberar um sistema de telemedicina para responder dúvidas e dar orientações à população sobre o Coronavírus, evitando a ida das pessoas aos centros de saúde.
Caso tenha uma receita em mãos, envie agora para a Manipulaê e receba os orçamentos da farmácias de manipulação perto de você.
Nutricionista – Centro Universitário São Camilo Pós graduada em Nutrição Pediátrica- IPGS