Como melhorar a concentração: conheça o Ginkgo Biloba

Saiba como melhorar a concentração com o uso de manipulados naturais, quais os benefícios do Ginkgo Biloba e outras dicas práticas para melhorar a concentração.

homem com os olhos fechados e com as mãos na cabeça

Melhorar a concentração é o desejo de profissionais e estudantes em busca de conseguir dar conta de todas as demandas do dia a dia com qualidade e êxito. Mas, em um mundo cada vez mais tecnológico são mil e uma possibilidades de distração, o que tira o foco do que estamos fazendo e dificulta a aprendizagem.

Como forma de melhorar a concentração e aumentar o foco, alguns suplementos naturais podem ser adicionados à rotina de cuidados, dentre eles o Ginkgo Biloba, conhecido por melhorar a concentração e memória.

Além desse precioso suplemento natural, selecionamos outros cuidados que você pode ter, inclusive outros suplementos para utilizar em parceria com o Ginkgo Biloba.

O que é Ginkgo Biloba?

Ginkgo Biloba é uma planta do oriente, sua aparência lembra a de um leque. É muito procurada pelos diferentes benefícios que proporciona, como melhora na memória, aumento da concentração e alívio de dores no corpo.

Como o Ginkgo Biloba é utilizado para melhorar a concentração?

Segundo os estudos feitos, os benefícios que a planta Ginkgo Biloba proporciona ocorrem devido a ação anti-inflamatória, antioxidante e a melhora do fluxo sanguíneo arterial e cerebral.

Devido a essa melhora no fluxo sanguíneo cerebral, a oxigenação do cérebro é afetada de modo positivo, o que, como consequência, melhora a concentração e a capacidade de armazenar informações.

Outro fator que melhora a concentração e a memória são as ações antioxidante e anti-inflamatória gerada pela planta, que elimina o cansaço mental. Esse cansaço é um dos grandes motivos da falta de concentração, pois o cérebro já está cansado demais ao ponto de não absorver mais informações.

Além de melhorar a concentração, quais os outros benefícios do Ginkgo Biloba?

Como essa planta melhora a circulação sanguínea do corpo e do cérebro, os benefícios englobam essas duas áreas. Assim, é possível utilizar o Ginkgo Biloba como uma forma de prevenção de danos aos neurônios, evitando a perda de memória.

Um cérebro bem oxigenado e com uma circulação sanguínea saudável produz muitos benefícios. Mas não é somente a memória e a concentração que são agraciadas com essa planta poderosa, os olhos também são protegidos devido a circulação sanguínea. Assim como dores no corpo, que são eliminadas ou pelo menos diminuídas de intensidade.

Uma circulação saudável do corpo afeta de forma positiva o coração, a pressão arterial a até mesmo melhora a libido.

E como sabemos, corpo e mente andam juntos, quando um está bem ajuda o outro a ficar bem também, e mesmo ocorre de forma contrária. Assim, se o corpo está saudável, os benefícios disso afetam o nosso emocional e psicológico.

Dessa forma, o Ginkgo Biloba auxilia no combate a ansiedade, estresse e alterações de humor. Isso ocorre devido ao controle do cortisol, conhecido como hormônio do estresse.

Quando estamos estressados tendemos a ficar ansiosos, respirar de forma errada, temos dificuldade em melhorar a concentração e o nosso humor tende a ficar irritado e sensível às mudanças ao nosso redor.

São muitos benefícios, não é mesmo? Mas fica tranquilo que resumimos tudo em uma listinha.

A planta Ginkgo Biloba faz bem para:

  • Olhos
  • Coração
  • Memória
  • Concentração
  • Libido
  • Combate ansiedade
  • Combate estresse
  • Regula a pressão arterial

Formas de usar Ginkgo biloba para melhorar a concentração

O ginkgo biloba pode ser ingerido em forma de chá ou cápsulas. A quantidade diária deve ser passada por um médico, para que os efeitos colaterais não ocorram. Toda medicação, mesmo a de manipulados naturais, deve ser feita com responsabilidade e acompanhada de uma prescrição médica.

O chá ou cápsula geralmente é consumido de duas a três vezes ao dia, dependendo da quantidade prescrita. A suplementação pode ser feita durante as três principais refeições: café da manhã, almoço e jantar. Consulte um clínico geral ou nutricionista e peça por uma receita médica, aproveite e tire todas as suas dúvidas no momento da consulta.

Outras formas de melhorar a concentração

Além da suplementação natural, você pode adicionar atitudes simples no seu dia a dia para melhorar a concentração, listamos algumas.

Dormir bem

A quantidade de horas necessárias de sono variam de pessoa para pessoa, e principalmente de idade para idade. No geral, quando somos mais jovens precisamos dormir mais horas por dia.

Essa necessidade é referente ao processo de desenvolvimento que nosso corpo e mente está passando.

A média de horas a serem dormidas é de sete a nove horas por dia. Mas, esse sono precisa ser de qualidade, aquele sono profundo com pouco ou nenhuma interrupção.

Se você tem dificuldade em dormir, algumas simples ações podem ser feitas, como:

  • Diminuir a quantidade de luz do ambiente
  • Tomar chá de camomila 1 hora antes de ir deitar
  • Não mexer no celular pelo menos 30 minutos antes do horário que deseja dormir
  • Tomar um banho quente antes de dormir
  • Vestir roupas confortáveis

Acredite apenas 10 minutos a mais ou a menos de sono faz muita diferença. Por isso, organize a sua rotina de forma que seja possível dormir a quantidade necessária, isso fará você ter mais disposição e melhorar a concentração.

Alguns alimentos que ajudam a melhorar a concentração

A fome é uma distração muito forte, pois está relacionada à nossa sobrevivência, o que faz o corpo dar prioridade.

Para evitar que os pensamentos percam o foco ou que seja necessário levantar para preparar algum alimento, você pode deixar próximo a si alguns lanches que ajudem a melhorar a concentração.

Alguns alimentos leves e eficazes são: castanhas, amendoim, nozes, frutas vermelhas, folhas escuras e chocolate meio amargo. E claro, beber bastante água.

Exercícios regulares

Manter o nosso corpo ativo além de saudável, ajuda a diminuir o estresse e como consequência a ansiedade.

A prática de exercícios regulares como academia, caminhadas, andar de bicicleta, yoga, pilates, lutas e danças auxilia na hora de dormir, deixando o sono mais profundo e de qualidade.

Com o corpo e mente saudáveis, fica mais fácil se concentrar e manter a memória prontinha para receber novas informações.

Descansar também ajuda a melhorar a concentração

O nosso cérebro assim como o corpo também cansa, e por isso precisa de pausas para descansar.

Se você trabalha com criatividade sabe como o cérebro ao final do dia fica pedindo uma pausa, não é mesmo?

Pequenas pausas ajudam na concentração e podem ser utilizadas como forma de prevenir exaustão mental e dores de cabeça.

As pausas podem ser fechar os olhos por cinco minutos e respirar profundamente, dar uma volta, ver vídeos engraçados e fofos, algo que seja rápido mas que relaxe a mente, esquecendo os problemas e afazeres por um momento.

Alguns estudos feitos demonstraram que emoções positivas ajudam a manter a motivação e o foco. Assim, vídeos fofos e engraçados são opções a serem consideradas por despertarem o riso e a alegria.

Manter o local organizado

Um ambiente com pouca distração ajuda a manter o foco e a concentração. Por isso, mantenha o seu local de trabalho ou estudo organizado, com poucas coisas sob a mesa, bem ventilado e com cores que geram aconchego.

Caso o ambiente tenha muitos barulhos, uma solução é utilizar músicas calmas e em outro idioma para manter o foco.

O maior problema do barulho em relação a concentração é a oscilação de sons, quando estamos escutando música no fone de ouvido ou headphones, o único som que predomina é o da música, o que facilita a melhorar a concentração.

Jogos mentais

Uma forma de estimular o cérebro e desenvolver a concentração é por meio de jogos mentais como quebra cabeças e cruzadinhas.

Existem uma infinidade de livros só com esses jogos, o preço é acessível e tem diversas opções. Adicionar esses jogos na sua rotina é uma boa forma de estimular o seu cérebro.

Quais outros suplementos ajudam a melhorar a concentração?

Além do Ginkgo biloba, outros manipulados naturais podem ser consumidos, como:

Onde manipular os meus medicamentos e suplementos?

Os medicamentos como suplementos e cosméticos podem ser manipulados em farmácias de manipulação.

É necessário ter a receita médica com a quantidade ideal do manipulado a ser feito. A receita é apresentada na farmácia que leva em média até 48h para desenvolver o seu pedido.

A Manipulaê possui uma plataforma que facilita na hora de escolher o melhor local, basta você enviar a foto da sua receita que nós procuramos a melhor farmácia de manipulação perto de você. Clique aqui e cote a sua receita!

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Como diminuir o estresse: quais manipulados podem ajudar

Saiba como diminuir o estresse com o uso de manipulados, quais os medicamentos indicados e seus efeitos

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Como aumentar a imunidade com vitaminas

Aumentar a imunidade é uma tarefa um pouco difícil para algumas pessoas que possuem deficiência das vitaminas no organismo, por isso, as vitaminas entram em ação para ajudar.

Roberta Saraiva Giroto Patrício

5 hábitos para aumentar a endorfina e serotonina

A endorfina e a serotonina são conhecidas como hormônios da felicidade, sendo fundamentais para o bem-estar e qualidade de vida mental e física

Vanessa Luisa P.P Sollitari