Fórmulas de cremes manipulados para o rosto

Fórmulas de cremes manipulados para o rosto, é um dos manipulados mais procurados na área de cosméticos. Trazendo diversos benefícios únicos para a pele que necessita de cuidados diários.

March 08, 2018
Mulher de toalha branca na cabeça sorrindo e uma mão em seu rosto aplicando um creme

As fórmulas de cremes manipuladas para o rosto, são as mais desejadas na área de cosméticos. Muitas pessoas procuram fórmulas específicas. Seja porque já receberam uma receita médica e desejam iniciar o tratamento. Ou porque já utilizaram determinada fórmula e desejam continuar utilizando.

Em ambos os casos, o ideal é conhecer melhor sobre essas fórmulas para aproveitar o máximo do que elas podem proporcionar. Afinal, as fórmulas certas são capazes de proporcionar o que nenhum cosmético industrializado consegue.

Por isso, separamos alguns ativos que são imprescindíveis para os seus cremes manipulados para o rosto.

Creme manipulado com vitamina C

Se você busca por fórmulas de cremes manipulados para o rosto provavelmente a vitamina C é uma das suas opções, não é mesmo? A vitamina C é um agente anti-oxidante que previne danos causados pela radiação solar e envelhecimento (foto envelhecimento).

Além disso, ela atua como clareador, evitando e clareando manchas na pele. Atividade clareadora da vitamina C tem a capacidade de inibir a produção de melanina, inibindo o caminho da tirosinase pela ação quelante de algumas enzimas e também por reduzir a melanina oxidada, clareando a coloração escura obtida.

Leia também, conheça os tipos de vitamina C ideal para a sua pele.

Ao utilizar a vitamina C como fórmula principal do seu creme manipulado, ela apresenta muitos outros benefícios à saúde da pele. Isso porque ela possui atividade antirradicais livres, clareadora da pele, despigmentante, previne contra os danos causados pela radiação UV e estimula a síntese de colágeno e proliferação de fibroblastos.

Nano-esferas de vitamina C ou ácido hialurônico e vitamina C em creme manipulado

Muita gente conhece por ácido hialurônico ou nano-esferas de vitamina C. Estas nano-esferas de vitamina C contidas no creme manipulado têm a capacidade de guardar ingredientes ativos hidrofílicos e lipofílicos em seu interior, e são capazes de veicular ativos nobres até as camadas mais profundas da pele, permitindo ação benéfica direta nos locais de atuação e oferecendo mais eficiência no resultado do tratamento.

Leia também, quais são os melhores séruns para o rosto.

  • Aumentar a quantidade de colágeno

Quando estabilizada, a vitamina C pode ser aplicada à pele para aumentar a quantidade de colágeno presente no tecido conjuntivo e na camada básica da epiderme. Ela incrementa a retenção hídrica e a elasticidade da pele, reduz as manchas e atua como agente antiestresse da epiderme.

Cápsulas de vitamina C manipulada

Mesmo buscando fórmulas de cremes manipulados para o rosto você pode encontrar versões em cápsulas. As cápsulas também são indicadas em determinados tratamentos para pele. Os principais benefícios da vitamina C em cápsulas é:

  • Efeito clareador
  • Elasticidade
  • Firmeza
  • Redução de rugas de expressão
  • Hidratação
  • Luminosidade e vitalidade

Principais ativos usados na manipulação dos cremes de rosto:

  • Pentaglycan: é um ativo emoliente e amaciante que combate o envelhecimento, a flacidez e as rugas.
  • Hyasol: ácido hialurônico, mega hidratante.
  • Hidroquisan: é a hidroquinona de grau farmacêutico, mais pura e mais segura do que a hidroquinona comum. Tem função despigmentante.
  • Ácido Glicirrízico: ácido originário do alcaçuz que tem função descongestionante, analgésica, antiedematosa e anti-inflamatória, sendo utilizado para proteger a pele dos efeitos da radiação UVB, proporcionar maior clareamento e tratar erupções, sendo mais indicado para peles sensíveis (a minha!), com acne ou rosácea.
  • Tretinoína: meu amado ácido retinóico é VIDA pra pele! Combate o envelhecimento, minimiza marcas e rugas, renova a pele, estimula a formação do novo colágeno, combate a acne, clareia a pele, refina, aumenta a firmeza e garante pele nova e viçosa em pouco tempo.

Creme manipulado para o rosto com efeito hidratante

O corpo humano adulto é composto de 60% até 75% de água e essa quantidade diminui conforme ficamos mais velhos. Portanto a hidratação é ideal para manter uma aparência saudável ao longo dos anos.

Além do consumo de água, verduras e legumes a fim de nos hidratar de dentro para fora, o uso de produtos adequados ajudam a manter a pele com viço. É aí que entra os cremes manipulados para o rosto com efeito hidratante.

Leia também, quais os benefícios do ácido hialurônico e vitamina C juntas.

Para a saúde do rosto, o uso de um bom sabonete líquido para a limpeza e protetor solar para proteção é o primeiro passo. Os protetores solares em pó com efeito iluminador e o protetor em cápsulas facilitam o uso diário. Para quem precisa de um tratamento mais específico, as loções clareadoras e os tratamentos noturnos são grandes aliados contra manchas e pequenas rugas.

Nos dias de eventos especiais, em que a pele precisa ser renovada, opte pelas maquiagens manipuladas. Você pode manter sua pele hidratada e sempre linda com os produtos disponíveis nas farmácias de manipulação.

Ativos para fórmulas de cremes manipulados para o rosto

Confira alguns princípios ativos essenciais para fórmulas de cremes manipulados para o rosto.

  • Ácido Kojico: ele é produzido por um cogumelo japonês, que é usado também na fermentação do arroz para produção de saque. Ele é um ativo mais suave, e pode ser utilizado durante o dia. Não causa irritação nem fotos sensibilização, além de possuir ação do combate ao fotoenvelhecimento e na redução de rugas. Geralmente é associado com outros ativos, como ácido glicólico e vitamina C.

Leia também, quais os benefícios e como usar o ácido kojico.

  • Ácido Retinóico: essa é uma substância derivada da vitamina A. Promove um peeling químico e pode também ser usado com outros ativos atuando como potencializador dos mesmos. Não deve ser utilizado durante o dia.

Leia também, como o ácido retinóico pode ajudar nas estrias.

  • Oli Ola: o Oli Ola é o ativo mais diferenciado, porque ele é administrado através de capsula. Possui potente ação antioxidante que auxilia na diminuição da hiperpigmentação e promove uniformidade do tom da pele. Contribui para estimular a renovação celular e modula a taxa de crescimento e apoptose de queratinócitos. Ele é um extrato 100% natural, extraído exclusivamente do fruto da oliveira.

Principais dúvidas sobre cremes manipulados para o rosto

Selecionamos as principais dúvidas sobre o assunto e respondemos as principais para você ficar mais por dentro de como os cremes manipulados podem ajudar a manter uma pele hidratada.

1) Qual o melhor creme para clarear a pele?

As manchas na pele são normalmente superficiais. Uma boa dica para remover manchas antigas ou novas na pele é fazer um peeling químico. O peeling químico utiliza ácidos alfa-hidroxi, que podem ser eficazes no tratamento nestas manchas superficiais.

Peelings químicos queimam a camada superior da pele danificada, revelando uma pele mais clara e sem danos. Para melhores resultados, tenha o seu peeling químico realizado por um profissional.

2) Qual o melhor peeling químico?

Existem diversos tratamentos com peeling químico, mas o que destaca-se atualmente é o peeling químico superficial, que atua na epiderme, a camada mais superior da pele. Ele é indicado para casos de acne, pele envelhecida pelo sol, manchas ligeiras, rugas finas, poros dilatados e sardas, além de pele sem brilho.

Outra opção bastante procurada é o peeling químico médio, que tem ação na derme mais superior e possui a mesma indicação que o peeling superficial, além de em caso de lesões epidérmicas e acne mais severo. Por fim, o peeling químico profundo tem ação na derme mais profunda e é indicado para manchas, cicatrizes e rugas moderadas, por exemplo.

3) Para que serve o ácido kójico?

O ácido kójico é um dos ácidos mais usados e indicados para quem quer eliminar as manchas na pele. Ele não é tão potente quanto outras substâncias que promovem o clareamento cutâneo, mas a por não ser fotossensível, pode ser utilizado durante o dia sem ter que evitar a exposição ao sol logo após a aplicação. Além de ser utilizado em procedimentos estéticos, também está presente em diversos produtos cosméticos, tendo seu efeito potencializado quando associado a outros ativos.

O ácido age principalmente inibindo a formação de melanina na pele, clareando as manchas existentes e prevenindo o aparecimento de novas. É um ótimo aliado para eliminar aquelas manchinhas que dificultam a maquiagem, deixam a com um aspecto nada saudável e ainda atrapalham a autoestima.

Não é uma substância agressiva e, por isso, seus resultados não são tão rápidos e potentes. Mas, após 15 dias, já é possível perceber os efeitos do tratamento.

4) O que é o botox no rosto?

Queridinho das artistas, o botox é uma toxina botulínica usada em tratamentos de marcas de expressão e de hiperidrose. Apesar de ser um composto altamente letal, quando aplicado em pequenas doses no músculo, em sua forma purificada, age impedindo o envio da mensagem ao cérebro de que o músculo deve se contrair e por isso ajuda a minimizar as rugas de expressão.

Em comparação com cremes para rugas e linhas de expressão, o botox costuma trazer resultados mais visíveis. No entanto, a indicação do botox depende de avaliação médica individualizada. Não há idade específico, mas o bom senso diz que é melhor após os 25 anos ou quando as rugas de expressão começam a incomodar. Evitar O tratamento não deve ser feito em grávidas e em mulheres amamentando.

5) O que é ácido glicólico e para que serve?

O ácido glicólico é um ácido sem cor e cheiro retirado principalmente da cana de açúcar. Suas propriedades possuem efeito esfoliante, hidratante, clareador, antiacnéico e rejuvenescedor, podendo ser usado na composição de cremes e loções, para uso diário, ou pode ter concentração mais forte para a realização de peelings.

O ácido Glicólico pode ser manipulado em farmácias a partir da receita médica. Alguns produtos que contém este ácido são Hinode, Whiteskin, Demelan creme Clareador, Derm AHA ou Normaderm.

6) O que é bolsa nos olhos?

As bolsas nos olhos são consequência do acúmulo de líquido ou gordura naquela região do rosto. Essa concentração de substâncias forma o aspecto de bolsa, muitas vezes o efeito visual é uma sombra abaixo dos olhos, que acaba sendo confundida com olheiras.

Como o olho está inserido dentro de uma cavidade óssea, ele é recoberto por gordura para proteção, e em algumas pessoas, esta gordura também se localiza na frente dos olhos, formando as incômodas bolsas que são visíveis.

Geralmente, a bolsa embaixo dos olhos é provocada por causas genéticas, no entanto, elas podem ficar mais aparentes em alguns casos, principalmente após uma noite de sono mal dormida, devido à retenção de líquidos ou devido à flacidez e envelhecimento da pele.

7) Como usar Reviline olhos?

O modo mais recomendado de usar a Reviline é aplicá-la na região dos olhos, próximo as pálpebras superiores e inferiores, sobre a pele limpa e seca. Massageie até que o produto seja completamente absorvido pela pele. Utilize duas vezes ao dia ou conforme orientação médica.

8) Para que serve o Redermic R?

O Redermic R serve para remover ou diminuir rugas acentuadas, tez irregular e manchas precoces. O produto é um complexo específico para a pele sensível que associa Retinol Puro e Retinol, para conferir a dose óptima de uma forma mais gradual. A eficácia anti-idade é assegurada, respeitando a tolerância da pele.

9) Qual a melhor marca de creme antissinais?

Atualmente é possível encontrar diversos cremes antissinais para ajudar a ter uma pele livre das rugas. alguns dos mais indicados são:

  • Imecap Antissinais: o creme trata as rugas e linhas de expressão, de fora para dentro, enquanto a cápsula, age tratando as rugas e linhas de expressão, de dentro para fora. O produto auxilia na prevenção das rugas, proporciona mais firmeza à pele, reduz as manchas de pigmentação, estimula a produção de um novo colágeno e é enriquecido com bionutrientes antioxidantes.
  • Antirrugas Roc C-Supérieur Concentrado: oferece todos os benefícios da Vitamina C pura em uma fórmula altamente eficaz, que mantém a vitamina ativa por toda a vida do produto e faz com que ela seja aproveitada pela pele em sua capacidade máxima. Previne e combate visivelmente linhas finas, proporcionando viço e revitalização da pele.
  • Creme Regenerador Antirrugas Roc Pro-Correct: este creme nutre a pele e visivelmente corrige linhas finas e rugas, mesmo as mais profundas. Ele combina duas das mais reconhecidas tecnologias antienvelhecimento por dermatologistas: Retinol e Ácido Hialurônico. Um coquetel de ingredientes cuja eficácia tem sido comprovada para ajudar a reduzir os sinais visíveis da perda de colágeno e elastina e combater o aparecimento de rugas. Sua textura rica é rapidamente absorvida, nutrindo a pele em pouco tempo.

É importante destacar que os produtos manipulados são ainda mais assertivos, porque podem ser desenvolvidos exclusivo para a sua necessidade. Assim, sendo mais eficaz e garantindo um melhor custo-benefício.

Caso tenha uma receita em mãos, acesse agora a Manipulaê e envie sua receita, em seguida, você recebera os orçamentos das melhores farmácias de manipulação parceiras, de forma segura, fácil e gratuita.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Como cuidar do seu cabelo e qual tipo de cabelo é

Como cuidar do seu cabelo e saber qual tipo de cabelo é para aprender como cuidar corretamente dos fios, é um passo essencial.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Como crescer o cabelo mais rápido com vitaminas

Fazer o cabelo crescer mais rápido é um dos principais objetivos de mulheres e homens, para isso as vitaminas são essenciais.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Espinhas na gravidez: qual manipulado a grávida pode usar?

Espinhas na gravidez são comuns devido às oscilações hormonais e mudanças que o corpo feminino passa durante a gestação. Mas, é possível diminuir esse desconforto com o uso de alguns manipulados. Continue a leitura e saiba quais são.

Vanessa Luisa P.P Sollitari