Fórmula manipulada: remédio manipulado é confiável?

Fórmula manipulada é segura? tem o mesmo efeito? Onde posso manipular meus medicamentos? Saiba todas essas respostas neste artigo. Continue a leitura!

potes farmaceuticos com diversos pós coloridos

Muitas pessoas têm medo das fórmulas manipuladas. Afinal, pela falta de conhecimento acerca do assunto, é natural que seja assim. 

Você sabe qual é a diferença entre a fórmula manipulada e o remédio industrializado, por exemplo? Por mais que muitas vezes pareçam a mesma coisa, a verdade é que existem diferenças claras. 

A fórmula manipulada é usada em situações nas quais o medicamento industrializado não atende à demanda. Quais situações são essas? Muitas, mas, sobretudo, aspectos relacionados à dificuldade de ingestão do remédio (cápsulas grandes demais, por exemplo). 

Além, é claro, de a fórmula manipulada ser utilizada quando a dosagem da versão industrializada é alta demais ou em alguns outros momentos específicos. Mas a verdade é que a fórmula manipulada é feita para atender às necessidades de cada indivíduo. 

Essa é uma maneira de tornar o uso do medicamento mais fácil, contornando as dificuldades que o paciente possa ter em algum quesito. Um bom exemplo de fórmula manipulada se dá quando o paciente possui alergia a uma das substâncias que fazem parte do remédio industrial que deveria tomar. 

Nesse caso, a manipulação do medicamento busca fazer com que o remédio se torne menos nocivo ao corpo do paciente, retirando a substância que causa a alergia. Dessa forma, agora será possível para esse paciente alérgico ter acesso a um remédio fundamental para a saúde. 

Fórmula manipulada: remédio manipulado é confiável?

A verdade é que a fórmula manipulada é extremamente confiável. Agora que você já conhece o que é uma fórmula manipulada e entende a importância dela, é preciso compreender o porquê de esse tipo de medicamento ser confiável. 

Muitas pessoas associam a fórmula manipulada a algo negativo, mas na realidade trata-se do contrário. Um remédio manipulado é capaz de oferecer tudo o que o paciente precisa, da forma como precisa e na dosagem da qual necessita. 

Portanto, é uma espécie de personalização de medicamentos, visando tornar o remédio mais acessível a determinado grupo de pacientes. Além disso, o mercado de fórmulas manipuladas é altamente supervisionado, além de ser regulado pela ANVISA. 

Isso quer dizer que, para alcançar a marca de farmácia de manipulação, antes é necessário atender a todos os critérios técnicos da ANVISA. Além disso, é importante entender que, ao longo do processo de manipulação, nenhum princípio ativo é retirado ou alterado do medicamento original. 

O que acontece, na prática, é que algumas substâncias são retiradas. Porém, por motivos de segurança, não se pode criar um medicamento com novos princípios ativos. Todo esse cenário faz com que a fórmula manipulada seja muito confiável.

Vantagens da fórmula manipulada

A fórmula manipulada possui muitas vantagens quando comparada ao remédio industrializado. 

Isso porque, ao manipular um medicamento, a farmácia especializada retira as substâncias que podem fazer mal ao paciente, tornam o medicamento mais fácil de ingerir, acerta as dosagens e realiza uma série de passos para facilitar a administração do remédio. 

No fim das contas, a fórmula manipulada atende aos desejos de cada paciente, pois consegue personalizar o medicamento para as necessidades de cada um.

Veja a seguir algumas vantagens da fórmula manipulada:


  • Evita desperdícios;
  • Permite a retirada de substâncias;
  • Permite a associação de substâncias;
  • Fornece remédios em doses individualizadas;
  • Produz formas de apresentação diferentes para os remédios;
  • E muito mais.


Logo, a fórmula manipulada é uma maneira segura de entregar exatamente aquilo que o paciente necessita. No caso da alteração da forma de apresentação dos remédios, por exemplo, cria-se um novo tipo de forma para o medicamento. 

Se o paciente não consegue engolir uma cápsula, por exemplo, a fórmula manipulada pode fazer o mesmo remédio em forma de xarope ou mesmo como um creme. 

Já para o caso de o paciente não precisar utilizar toda uma cartela do remédio quando em sua versão industrial, a fórmula manipulada pode entregar a esse paciente a dosagem exata necessária para o seu uso. 

No fim das contas, a fórmula manipulada é uma excelente maneira de facilitar a vida dos pacientes que precisam utilizar algum medicamento.

Os mitos sobre a fórmula manipulada

Há muitos mitos e inverdades em relação às fórmulas manipuladas. Mas, com um pouco de informação, é possível compreender ao certo o que é mentira e o que é verdade sobre esse mercado. 

Um dos grandes mitos é o de que a fórmula manipulada não é segura. Na realidade, a fórmula manipulada é muito mais segura que o remédio industrializado. 

Isso se deve ao fato de que o medicamento manipulado foi desenvolvido especialmente para você e para o seu uso. Dessa maneira, não há o risco de se deparar com substâncias que lhe causam alergia ou com dificuldades de utilização do remédio. 

Fórmula manipulada é mais cara?

Existe a noção errada, por parte de alguns, de que a fórmula manipulada é mais cara. Mas a verdade é que não, com o remédio manipulado podendo, na realidade, ser até 50% mais barato do que o medicamento industrializado. 

Esse preço mais baixo se deve ao fato de que não haverá desperdícios no medicamento manipulado, fazendo com o que cliente pague exatamente pelo que vai utilizar. Portanto, esse é mais um mito associado às fórmulas manipuladas.

Fórmula manipulada demora mais a agir?

Não, a fórmula manipulada não demora mais tempo para agir no seu corpo. Pelo contrário, esse tipo de medicamento, por ser feito de forma exclusiva, tende a se adaptar melhor ao organismo. 

Por conseguinte, o mais natural é que a fórmula manipulada faça efeito de maneira mais rápida quando comparada às versões industrializadas. Logo, essa é mais uma mentira acerca da fórmula manipulada.

Qualquer paciente pode comprar remédios manipulados?

Não, apenas os pacientes que possuem a prescrição médica podem comprar uma fórmula manipulada. Assim como se dá nas farmácias tradicionais, é necessário ter o aval do médico para conseguir comprar um medicamento manipulado. 

Além de ser algo ilegal, a venda de medicamentos sem a prescrição médica pode colocar a vida de uma pessoa em perigo. As farmácias de manipulação exigem a receita médica para a produção de fórmulas manipuladas, tornando o processo muito mais seguro.

E para facilitar a compra e manipulação do seu medicamento, nós da Manipulaê, desenvolvemos uma plataforma com as melhores farmácias de manipulação do país. 

Assim, basta você enviar a foto da sua receita que nós encontramos a melhor farmácia perto de você. Após escolher a farmácia, você faz o restante do pedido de forma online e segura, recebendo o seu medicamento em casa. 

Fácil, né? Clique aqui para cotar a sua receita

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Albumina manipulada: como manipular

A albulmina manipuladas, são proteínas fundamentais para o funcionamento do corpo. Descubra como manipular nas farmácias de manipulação.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Como prevenir o câncer de mama: principais cuidados

Neste artigo iremos falar como prevenir o câncer de mama com cuidados diários, desde alimentação, suplementação e autoexame.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Amamentação: técnicas e manipulados

Ao contrário do que aparece nos filmes e novelas, a amamentação não é algo automático e tão simples, mas sim, algo a ser aprendido pela mamãe e pelo baby. Saiba algumas técnicas e quais manipulados podem ajudar nesse período.

Vanessa Luisa P.P Sollitari