Se sua meta é diminuir os ponteiros na balança, já pensou em utilizar os fitoterápicos para emagrecer? Antes de tudo, vale explicar o que são eles: tratam-se de remédios produzidos a partir de matérias-primas vegetais, como flores, folhas, sementes, cascas e frutos, por exemplo. Dentre as diversas funções dos fitoterápicos, eles também podem auxiliar no processo de emagrecimento.
Apesar de sua origem, esse tipo de remédio também passa pela indústria farmacêutica, assim como acontece com os produtos sintéticos, que são feitos em laboratório. Além disso, medicamentos fitoterápicos devem ser registrados e regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
No entanto, é importante entender que apenas o uso de fitoterápicos não “faz milagre” e, por isso, não causará perda de peso a menos que seja feito em conjunto com uma rotina de exercícios e uma dieta equilibrada.
Além das opções prontas vendidas em cápsulas disponíveis no mercado, uma alternativa interessante para quem busca um fitoterápico para emagrecer é a possibilidade de manipular esses produtos a partir de uma receita prescrita por um profissional especializado.
É possível combinar diferentes extratos vegetais e concentrar as substâncias mais eficazes em uma única fórmula para auxiliar na perda de peso. Além disso, o tratamento com os manipulados pode ser feito em diferentes formas farmacêuticas, como sachês e até mesmo bombons.
Dessa forma, o paciente tem uma fórmula personalizada, adaptada às particularidades de cada indivíduo. No entanto, é importante ressaltar que a manipulação de fitoterápicos deve ser realizada por profissionais especializados, como farmacêuticos, que possuem conhecimento técnico para garantir a segurança e eficácia dessas fórmulas.
Confira abaixo alguns fitoterápicos que podem ser manipulados:
Extraído das pimentas, o extrato promove a aceleração do metabolismo. Por isso, ajuda na perda de peso. Não só, pode estimular a queima da gordura da região da barriga. Além disso, essa substância também é anti-inflamatória.
As propriedades da alcachofra podem ajudar quem quer emagrecer. Dessa maneira, é comum encontrar o vegetal à venda na forma de cápsulas ou em pó.
Aproveite e saiba mais sobre a fitoterapia e seus benefícios
A slendeta é uma proteína da batata-inglesa, ou seja, a batata branca. Ela ajuda na perda de peso, pois promove maior sensação de saciedade. Sendo assim, atua no controle da fome.
A spirulina é uma cianobactéria, por isso, faz parte do processo de fotossíntese e é considerada um ótimo suplemento alimentar. Além disso, ajuda na reposição de vitamina B12 e pode ajudar quem quer emagrecer.
A teacrina é um suplemento nutricional que se tornou conhecido por ajudar a combater o cansaço físico, melhora o humor e a performance na prática de atividades físicas. Ela é, na verdade, um composto naturalmente encontrado no cupuaçu, no café e em demais vegetais. Por isso, o consumo de chá verde também é recomendável, pois ele contém teacrina em sua composição.
Por fim, se quiser iniciar um processo de emagrecimento de forma saudável, aposte na prática regular de atividade física, alimentação balanceada e, se necessário, o uso de fitoterápicos. E se quiser saber como anda o seu peso, calcule seu IMC aqui!
Uma rede completa de saúde, bem-estar e prevenção para você se cuidar por inteiro.