Apesar de ser uma área bem antiga da medicina, a fitoterapia tem ganhado cada vez mais espaço nos últimos anos devido às vantagens que apresenta em relação ao uso de medicamentos industrializados.
De acordo com um documento oficial do Ministério da Saúde, “as plantas medicinais e seus derivados estão entre os principais recursos terapêuticos da MT/ MCA e vêm, há muito, sendo utilizados pela população brasileira nos seus cuidados com a saúde, seja na Medicina Tradicional/Popular ou nos programas públicos de fitoterapia no SUS”.
Os profissionais habilitados a prescrever medicamentos fitoterápicos são: médicos após o diagnóstico; farmacêuticos; nutricionistas; veterinários; dentistas; e enfermeiros.
Se algum desses profissionais da saúde receitaram um medicamento fitoterápico para você ou se você tem curiosidade sobre o assunto, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre a fitoterapia.
A fitoterapia é uma ciência que estuda as propriedades terapêuticas e farmacológicas de plantas e ervas, bem como a sua capacidade de tratar doenças e trazer outros benefícios à saúde.
Desde o início da sociedade humana, as plantas estiveram presentes no cotidiano, sendo que cada civilização possuía uma relação diferente com elas. Existem registros de até mais de 8000 anos a.C. de plantas sendo usadas com finalidades terapêuticas, nas mais diversas regiões do mundo.
Obviamente, nos tempos antigos o conhecimento sobre as propriedades medicinais das plantas não era tão aprofundado e a maioria era utilizada empiricamente.
No entanto, com os avanços da ciência, a fitoterapia moderna se tornou capaz de proporcionar o uso de plantas de forma segura e baseada em estudos, visando promover um aumento na saúde e na qualidade de vida dos pacientes.
São chamadas de plantas medicinais aquelas que podem ser usadas na preparação de remédios. Elas são capazes de sintetizar uma grande variedade de compostos químicos e agem no organismo da mesma forma que “drogas” (medicamentos) convencionais.
Existem diversas plantas com propriedades medicinais que já vem sendo usadas há milhares de anos por sociedades ancestrais no Brasil e no mundo.
Um exemplo de planta medicinal muito comum em nossa sociedade é a catuaba, usado há muitos anos pelos indígenas para o tratamento da impotência masculina e para aumentar a libido.
Cada planta possui substâncias específicas produzidas por suas células para ajudar em seu desenvolvimento e são essas substâncias que acabam tendo repercussões positivas em nosso corpo.
A fitoterapia trás uma série de benefícios, ligados diretamente ao uso de plantas, como:
Entretanto, vale ressaltar que apenas pelo fato de que um medicamento tem sua origem em plantas, não quer dizer que este seja isento de riscos e/ou efeitos adversos. Dessa forma, faz-se sempre necessária a orientação de um médico.
Existem medicamentos fitoterápicos utilizados com os mais diversos objetivos, alguns dos principais são:
Leia também: Diferença entre um medicamento alopático, fitoterápico e homeopático
Da mesma forma que o uso de plantas pode trazer benefícios, também pode trazer prejuízos se administrado de maneira inadequada.
A utilização de fitoterápicos deve ser prescrita por um profissional da saúde após uma avaliação ou acompanhamento médico para o uso isolado ou complementar a outras medicações.
Mesmo se tratando de produtos de origem natural, não é recomendado utilizar produtos fitoterápicos sem nenhuma recomendação. Por isso, se você se interessou por esse tipo de tratamento, não deixe de conversar com o seu médico para entender como a fitoterapia pode te ajudar.
Caso você já tenha uma receita de fitoterápico e está buscando um lugar de confiança para fazer suas fórmulas, conte com a Manipulaê! Basta enviar a sua receita que nós buscaremos o melhor orçamento para você.
Você ainda pode comprar os seus fitoterápicos com segurança, sem precisar sair de casa. Depois de fechar o seu orçamento, os produtos são entregues no lugar de sua preferência, garantindo muito mais comodidade durante o seu tratamento. Envie sua receita!
Há mais de 7 anos cuidando da sua saúde de forma personalizada.