Fertilidade masculina: tratamentos e manipulados

Saber as causas da falta de fertilidade masculina, como a libido influência na saúde sexual e quais os melhores tratamentos é fundamental para manter a saúde em dia.

August 06, 2021
um pai segurando no colo dois meninos

A fertilidade masculina inicia a partir do momento que o corpo começa a produzir espermatozoides, em média aos 12 anos, e só vai diminuir os níveis dessa produção a partir dos 40 anos de idade.

Assim, os homens têm um tempo maior de vida fértil do que as mulheres, mas as chances de uma gravidez vão diminuindo conforme a idade de ambos, tanto em homens quanto em mulheres.

A idade masculina além de influenciar nas chances de uma gestação, também influencia no DNA dos espermatozoides, que sofrem alterações genéticas com o passar do tempo. Essas alterações podem causar anormalidades nos cromossomos, vale ressaltar que isso é uma possibilidade pequena, e não uma afirmação.

A gestação tem sido cada vez mais planejada, e com isso, os casais estão optando pela chegada do primeiro filho quando a vida financeira e emocional está mais estabilizada. Com isso, a idade dos papais de primeira viagem, está mais avançada do que no passado. Assim, devido a questões biológicas, a gravidez pode demorar um pouco para acontecer, mas existem meios de auxiliar na realização do sonho de ser pai.

Dentre elas podemos citar: tratamento com manipulados naturais, tratamento com remédios, alimentação e prática regular de exercício físico e controle da taxa hormonal.

Causas da falta de fertilidade masculina

As causas para a infertilidade masculina podem ser físicas, como criptorquidia e varicocele, hormonais, como baixo nível de testosterona, doenças sexualmente transmitidas, infecções, efeito colateral de remédios, e genética.

As causas físicas podem ser tratadas com cirurgia ainda na infância ou adolescência. As hormonais com o uso de medicamentos para correção das alterações, seja por medicamentos naturais como a Maca Peruana, ou por sintéticos.

A testosterona é o principal hormônio analisado, pois quando está em níveis baixos, compromete o desempenho e desejo sexual, afetando diretamente a libido. Inclusive, quando esse hormônio está baixo, pode ocorrer queda de cabelo

Se a infertilidade está ocorrendo devido a doenças ou infecções, o tratamento deve ser feito, e após finalizado, as tentativas de uma gestação podem voltar. É importante primeiro tratar essas doenças, e durante o tratamento usar preservativo, para que não haja transmissão à parceira.

Vale lembrar que o tratamento deve ser indicado por um médico especialista, após a análise dos exames. A Manipulaê não é a favor da automedicação, os artigos publicados são de caráter educativo.

Principais causas da falta de desejo masculino e como afeta a fertilidade masculina

Uma das principais causas pela qual os homens relatam uma diminuição da libido e do desejo sexual é a queda do hormônio testosterona.

A testosterona é o principal hormônio sexual do homem, e por esse motivo as suas variações, que acontecem ao longo da vida, podem provocar redução do desejo sexual. O uso de medicamentos como antidepressivos também é um fator crucial para redução da libido.

Esses medicamentos agem, principalmente, na recaptação de serotonina, um neurotransmissor que também está envolvido com a liberação da testosterona. E, uma das causas mais comuns é o estilo de vida estressante, que tem o potencial de  abalar o emocional. Esse estilo de vida torna a pessoa mais ansiosa e então, como consequência, reduz a sua energia voltada ao desejo sexual.

Como avaliar a taxa de fertilidade masculina?

A taxa de fertilidade pode ser avaliada por meio de exames laboratoriais, como espermograma, dosagem de testosterona e teste pós-coito.

Espermograma

O espermograma avalia as características do sêmen, como: viscosidade, ph, quantidade de espermatozóides por ml, motilidade, quantidade de espermatozóides vivos. Assim, é possível observar a saúde dos espermas e analisar se há algum problema.

Dosagem de testosterona

A testosterona é um hormônio que interfere na libido, desejo sexual e estímulo dos espermatozóides. Essa análise é fundamental, e caso a taxa de testosterona esteja baixa é possível fazer tratamento hormonal, por meio de cápsulas, adesivos ou injeção.

Teste pós coito

O teste pós-coito verifica a capacidade do espermatozóide em se movimentar pelo muco cervical e fertilizar o óvulo. Esse exame é feito entre 4 a 12 horas após a relação, e ao contrário dos outros dois citados, esse é feito na mulher.

A coleta é semelhante ao exame preventivo feminino. Com o auxílio de um espéculo vaginal, o muco cervical é coletado e encaminhado imediatamente ao laboratório para análise.

Remédio para aumentar o desejo masculino

O desejo sexual que sentimos nem sempre se mantém estável por toda a nossa vida. Desta forma, um remédio de farmácia para aumentar o desejo masculino pode te ajudar.

A queda do desejo sexual aparece por diversos fatores, como por exemplo, alterações hormonais, altos índices de estresse, ansiedade ou problemas emocionais no relacionamento.

Como um remédio manipulado pode ajudar na fertilidade masculina

Existem diversas fórmulas feitas em farmácias de manipulação que têm o foco de aumentar o desejo masculino auxiliando em diversos pontos do seu dia a dia.

Medicamentos que utilizam Long Jack, uma erva medicinal conhecida por melhorar a nossa disposição e libido, tem um potencial de promover uma melhora na virilidade e elevar o desejo sexual.

A maca peruana também é uma erva medicinal muito utilizada em estimulantes para aumentar o desejo masculino. Suas propriedades possuem o foco em aumentar os níveis de testosterona no organismo.

O Tribulus terrestris, também é um composto utilizado para fazer remédio de farmácia para aumentar o desejo masculino, pois contém fitohormônios que auxiliam na melhora da circulação evitando casos de disfunção erétil e aumentando a libido.

Além disso, a utilização de selênio, zinco e outros minerais também vão ajudar a elevar o desejo masculino eliminando radicais livres e fortalecendo a imunidade.

Tudo isso você pode fazer utilizando manipulados, que são medicamentos feitos especialmente para você, conforme a receita médica prescrita.

Clique aqui e faça a cotação da sua receita.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

O que é forma farmacêutica e via de administração?

Descubra o que é forma farmacêutica, quais as vias de administração e os efeitos de cada uma.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

O farmacêutico pode prescrever? Descubra mais sobre essa profissão

Farmacêutico pode prescrever? Descubra essa e outras informações sobre essa profissão tão importante.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Dermocosméticos: produtos estéticos para a sua pele

Saiba o que são dermocosméticos, quais os benefícios dos dermocosméticos e onde manipular

Vanessa Luisa P.P Sollitari