Farmácia de manipulação pode produzir álcool em gel? 

Neste artigo respondemos a pergunta se farmácia de manipulação pode produzir álcool em gel e qual a importância em tempos de pandemia

December 14, 2020
mulher sentada com as mãos no alcool em gel

O álcool em gel tem sido um grande aliado na prevenção contra o Coronavírus, com isso a procura por esse produto tem aumentado constantemente. Devido a isso, hoje vamos explicar sobre a importância do álcool em gel neste momento delicado que estamos vivendo, se a farmácia de manipulação pode produzir álcool e geral e quais medidas cabíveis em relação a isso.

Leia também, farmácias de manipulação em São Paulo.

Qual a importância do álcool em gel em tempos de pandemia

Com a chegada do Coronavírus, muitas medidas de prevenção foram adotadas, para amenizar o impacto e prevenir contra esse vírus. Com isso, muitos estudos comprovam que a partir dessa nova rotina de cuidados, as taxas de doenças diminuíram este ano, principalmente para as crianças que estão mais propensas a contrair gripes e resfriados. Podemos dizer que o uso regular do álcool em gel tenha colaborado com o processo de prevenção, uma medida de higienização que podemos levar para o resto da vida.

Em especial durante a pandemia, o uso contínuo do álcool em gel para desinfetar produtos tem sido essencial. Assim, as pessoas estão se adaptando a uma nova realidade, higienizando todos os produtos que tenham contados, como: mercadorias do mercado, celular, teclados, cadeiras, maçanetas e entre outros produtos que tenham contato coletivo.

De modo geral, o álcool em gel fator 70, visa eliminar bactérias vegetativas, micobactérias, fungos e bactérias. Segundo o Conselho Federal de Química para a prevenção ao Coronavírus, o uso deve ser diário. Caso não tenha o costume de usar o álcool em gel todos os  dias, comece repensando as suas escolhas.

Farmácia de manipulação pode produzir álcool em gel?

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as farmácias de manipulação estão autorizadas a fazer o armazenamento do álcool em gel para entrega. Contudo, é válido ressaltar que as farmácias de manipulação já eram autorizadas na fabricação, mas que a partir da nova publicação RDC,  atualmente, elas podem armazenar, produzir e comercializar o álcool em gel fator 70. Essa é uma medida preventiva, devido ao enfrentamento da emergência de saúde provocado pelo Coronavírus.

Com isso, o álcool em gel fator 70, pode ser encontrado com praticidade nas farmácias de manipulação. Segundo o portal do Ministério da Saúde, entre os álcool em gel que podem ser produzidos nas farmácias de manipulação estão:

  • Álcool etílico 70%
  • Álcool etílico glicerina 80%
  • Álcool gel, álcool isopropílico glicerinado 75%
  • Água oxigenada 10 volumes
  • Digliconato de clorexidina 0,5%

Gostaríamos de aproveitar para fazer um alerta sobre o álcool em gel caseiro, a formulação fabricada em casa pode afetar a sua saúde.  Sendo que, além de não ser eficiente na prevenção ao Coronavírus, pode resultar em problemas, assim como irritação de pele, mucosa e até mesmo queimaduras. Por isso, utilize apenas o álcool em gel que seja qualificado pela Anvisa, que passe por todo o processo correto de produção e armazenamento.

Caso você queira saber mais sobre os riscos de usar o álcool em gel caseiro, em nosso site tem um artigo completo sobre o assunto, para acessar, clique aqui.

Saiba como encontrar álcool em gel nas melhores farmácias de manipulação

Agora que você já sabe que a farmácia de manipulação pode produzir álcool em gel, ficou mais fácil de se proteger contra as bactérias e vírus e obter mais qualidade de vida. Para facilitar a sua vida, a Manipulaê, conecta você com os melhores laboratórios de manipulação da sua região. Levando mais praticidade e qualidade para a sua casa através de nosso aplicativo de cotação.

Para iniciar a sua cotação, basta acessar o nosso site, clicando aqui, preencher os dados necessários e enviar uma foto legível de sua receita médica. Em pouco tempo, o nosso sistema vai buscar automaticamente as melhores farmácias e custo-benefício. Com isso, sem ter trabalho nenhum, você poderá analisar qual proposta melhor atendeu às suas necessidades e selecionar a farmácia de sua preferência. Na sequência, o pagamento poderá ser efetuado de forma segura e você receberá o seu pedido de onde estiver.

É isso mesmo! Levamos o seu pedido no conforto de sua casa ou onde preferir. Queremos cuidar de sua saúde, oferecendo os melhores tratamentos, através de farmácias de manipulação que são qualificadas pela Anvisa.

Quando o seu pedido chegar no endereço solicitado, verifique se contém o código de qualidade, a data de validade e se o pedido está nos conformes. Qualquer dúvida, estamos a disposição.

Está precisando fazer uma cotação? Então aproveite e envie a sua receita para cotar com a sua farmácia favorita, com a farmácia mais bem avaliada, com a farmácia mais próxima da sua casa, com várias farmácias ao mesmo tempo. Faça do jeito que você quiser! Tudo online. Sem precisar medir esforço algum!

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

O que é forma farmacêutica e via de administração?

Descubra o que é forma farmacêutica, quais as vias de administração e os efeitos de cada uma.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

O farmacêutico pode prescrever? Descubra mais sobre essa profissão

Farmacêutico pode prescrever? Descubra essa e outras informações sobre essa profissão tão importante.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Dermocosméticos: produtos estéticos para a sua pele

Saiba o que são dermocosméticos, quais os benefícios dos dermocosméticos e onde manipular

Vanessa Luisa P.P Sollitari