Farmácia de manipulação: como funciona e como administrar uma

O mercado de farmácias de manipulação vem crescendo a cada dia e por isso é essencial aplicar estratégias e saber como crescer o faturamento, atender de forma excelente os clientes e precificar de forma justa.

September 17, 2021
farmacêutica de mascara com os braços trançados

O mercado de farmácias de manipulação cresce a cada dia e com isso torna-se necessário fazer uso de algumas estratégias para que a sua farmácia se destaque em meio a tantas outras da forma com que você garanta um excelente atendimento ao cliente, consiga crescer o seu faturamento mensal, precificar de forma justa, mas de acordo com o mercado e aplicar novas estratégias de divulgação da sua farmácia de manipulação.

Por isso, separamos algumas dicas de como crescer sua farmácia de manipulação, como calcular o valor dos ativos manipulados e como precificar de forma justa seus ativos manipulados na farmácia de manipulação.

Como crescer sua farmácia de manipulação

1. Conhecer o mercado de farmácias de manipulação

Para conhecer o mercado e o mundo das farmácias de manipulação, é necessário entender as tendências que estão chegando, as tecnologias que podem ser utilizadas, ter profissionais que trabalham naquele mercado, como atuam, como atendem.

Colocando em prática todas as tendencias e estratégias que o mercado magistral dispõe, beneficiando sua farmácia de manipulação, para assim, ter um resultado e um diferencial dentro de cada setor na farmácia de manipulação.

2. Relacionamento com o cliente

É muito importante sempre manter um bom relacionamento com o seu cliente em sua farmácia de manipulação, afinal o destaque na manipulação é a personalização e por isso é necessário fazer com que o seu cliente tenha uma boa experiência tanto no momento de chegar em sua farmácia, até o momento de adquirir a medicação e sair para que ele volte outras vezes e indique sua farmácia de manipulação para familiares, amigos e conhecidos.

3. Tenha uma equipe qualificada

Ter uma equipe qualificada dentro da farmácia de manipulação faz total diferença, já que serão eles que irão produzir os manipulados personalizados para cada cliente. É muito importante fazer a gestão da qualidade de seu negócio, aprimorando cada vez mais sua equipe e seus conhecimentos para desenvolverem produtos cada vez mais personalizados com cuidado, dedicação e conhecimento.

Seguindo essas dicas você irá fazer com que sua farmácia de manipulação cresça de forma mais rápida e fará com que mais pessoas tenham acesso a tratamentos personalizados e indiquem sua farmácia de manipulação.

4. Ter diversas categorias em sua farmácia de manipulação

Ter diversas categorias em sua farmácia de manipulação é muito importante, é dessa forma que você conseguirá atingir todos os nichos, como cosméticos, atividade física, saúde em geral, cuidados com a pele, manipulados para animais e outros.

Possuir uma variedade de formatos de manipulados também é importante, como ter as opções para os clientes escolherem, como, capsulas, cremes, saches, gomas, liquido, biscoito para animais e outros.

Leia também, quais são os benefícios dos cosméticos em sua farmácia de manipulação.

Como é calculado o preço do manipulado

As farmácias de manipulação se destacam por trazer um serviço de qualidade, com formulações medicamentosas produzidas de maneira individualizada, pensando na individualidade de cada pessoa, respeitando suas necessidades, restrições e particularidades.

Como o medicamento é preparado sob medida, as farmácias magistrais possuem um valor diferente, por ter gastos com:

1 - Rótulo e embalagem, ter rótulos e embalagens personalizadas e que chamam a atenção, faz uma diferença, com que o cliente guarde no consciente o nome, as cores, os formatos de sua embalagem, fazendo com que seja mais fácil o reconhecimento da sua farmácia de manipulação.

2 -Custos de mão de obra diferentes porque existem diversos profissionais envolvidos durante todo o processo de formulação da medicação

3- Matéria-prima com preço elevado por ser comprada quantidades menores desses insumos e de fornecedores diferentes, que de acordo com sua disponibilidade, pode apresentar uma variação no preço.

4 - Equipamentos, estrutura física, tecnologia, despesas financeiras, com impostos, estoque, etc.

Portanto, diante desses fatores, não é possível compararmos o preço de um produto obtido em drogarias ao que feito em uma farmácia de manipulação, pois possuem custos diferentes, são obtidos de modos diferentes, além de serem produzidos em diferentes escalas.

Leia também, quais são os benefícios da farmácia de manipulação online.

O importante é pesquisar os melhores fornecedores e que possuam um preço justo no mercado, assim, você conseguirá calcular todos os produtos e ativos utilizados naquele medicamento personalizado, com que não fique um preço elevado para o seu cliente e fazendo com que você fature ainda assim,

Como precificar os manipulados na sua farmácia de manipulação

A elevação dos preços praticados pelos fabricantes e distribuidores de matéria-prima e insumos para a farmácia de manipulação aumentou em decorrência da pandemia.

Leia também, preço do remédio manipulado em farmácias de manipulação.

Sendo um fator determinante para a decisão de compra do seu consumidor, trouxemos algumas dicas hoje para te ajudar com isso.

1- Saiba de todos os seus gastos: Seja com funcionários, materiais e até mesmo com a estrutura física.

2 - Acompanhe o volume de compra e venda: Tenha um sistema para auxiliar na gestão e identificar quais são os itens mais vendidos, evitando que falte ou vença no estoque.

3 - Conheça seu cliente: O perfil socioeconômico/comportamental e trace uma estratégia de precificação específica que os contemple.

4 - Não se importe tanto com o preço do concorrente: Não deixe que as ações do outro influenciem seu negócio pois as metas e necessidades de cada um é individual.

Uma boa precificação é essencial para que o dono de uma farmácia de manipulação encontre o equilíbrio financeiro e não deixe seus custos extrapolarem a sua receita. Não deixe de buscar ajuda se for preciso para fazer a gestão do seu negócio da melhor forma, para lucrar cada vez mais.

Leia também, 10 dúvidas sobre medicamentos manipulados.

Caso você tenha uma receita em mãos, envie agora para a Manipulaê e iremos te ajudar a encontrar as melhores farmácias de manipulação perto de você, de forma segura, fácil e gratuita. Ou é uma farmácia de manipulação? Venha para a Manipulaê. Aumente o seu faturamento, sem mexer no custo fixo.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

O que é forma farmacêutica e via de administração?

Descubra o que é forma farmacêutica, quais as vias de administração e os efeitos de cada uma.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

O farmacêutico pode prescrever? Descubra mais sobre essa profissão

Farmacêutico pode prescrever? Descubra essa e outras informações sobre essa profissão tão importante.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Dermocosméticos: produtos estéticos para a sua pele

Saiba o que são dermocosméticos, quais os benefícios dos dermocosméticos e onde manipular

Vanessa Luisa P.P Sollitari