Farmácia de manipulação: o que é e como funciona?

Saiba o processo e a importância da farmácia de manipulação.

October 08, 2021
mulher com mascara e luvas dentro de uma farmácia de manipulação com maquinas que fabricam medicamentos

Você sai do consultório do seu médico com um diagnóstico e uma receita. Mas a receita inclui instruções especiais: aviar na farmácia de manipulação.

Espere o que? Onde você encontra esse lugar? E o que é uma farmácia de manipulação, afinal?

A maioria das pessoas não sabe a diferença entre uma farmácia normal e uma farmácia de manipulação.

Uma farmácia de manipulação é uma farmácia especializada que pode fazer um medicamento prescrito por um médico para pacientes que não podem usar um medicamento fabricado comercialmente.

Frequentemente, uma farmácia de manipulação é usada para pessoas com tendências alérgicas ou para aqueles que são muito jovens e precisam de uma pequena dosagem de um determinado medicamento.

Ao contrário das farmácias comuns que vendem medicamentos manufaturados, um químico de manipulação irá manipular (misturar) e embalar sua receita no local - costumamos dizer “faça do zero”.

Farmácia de manipulação e o processo dos medicamentos

Composto é o processo de fazer um medicamento a partir de ingredientes crus que não estão prontamente disponíveis no mercado, ou que precisam ser feitos em dosagens específicas.

A maioria dos farmacêuticos simplesmente dispensa medicamentos que chegam à farmácia pré-fabricados.

Nas farmácias de manipulação, os farmacêuticos personalizam os medicamentos de acordo com cada paciente e suas necessidades específicas, desde que o medicamento não esteja disponível em um fabricante.

Os ingredientes são mantidos à mão e, quando um paciente precisa de um determinado tratamento, um farmacêutico de manipulação mistura a partir desses ingredientes.

Pílulas e comprimidos não são comumente combinados. Mas, líquidos, cremes, pomadas, pastilhas, supositórios e muitas vezes cápsulas são compostos.

Trabalhando com seu médico, a manipulação permite que nossos farmacêuticos personalizem a dosagem e a dosagem de um medicamento de acordo com suas necessidades individuais.

Farmácias de manipulação só emitem medicamentos obtidos por meio de receita médica. Esta é uma forma segura e confiável de obter medicamentos personalizados.

Eles são individualizados para o paciente e não administrados como uma dose definida e predeterminada como os medicamentos comerciais.

Algumas farmácias de manipulação passam por uma avaliação de qualidade extra para fornecer aos consumidores a confiança de que o produto foi manipulado de acordo com os padrões de manipulação.

Como alguém pode saber se a composição é a escolha certa para seus medicamentos ou suplementos?

Existem muitas situações em que a composição de medicamentos pode ser útil. Medicamentos compostos podem ser ótimos para pessoas que não conseguem engolir comprimidos, como idosos ou crianças pequenas, e precisam de uma forma alternativa, como creme ou líquido.

Muitas pessoas são alérgicas ou sensíveis a determinados ingredientes em medicamentos produzidos em massa, e eles podem ser removidos em um medicamento manipulado.

Uma farmácia de manipulação também pode criar doses personalizadas para quem precisa de doses maiores ou menores do que as que são fabricadas em massa.

Além disso, vale a pena examinar a composição para as necessidades do animal de estimação, já que a medicação será composta especificamente para o seu animal.

No geral, a composição é a solução perfeita para quem não tolera medicamentos produzidos em massa por qualquer motivo.

Também pode minimizar os efeitos colaterais porque um farmacêutico de manipulação pode ajudar um paciente a obter a dosagem apropriada.

Enquanto remove quaisquer ingredientes que representem um problema para aquele paciente, como lactose, corantes, glúten ou conservantes.

Existem tantos medicamentos prescritos disponíveis. Por que precisamos de medicamentos manipulados?

Alguns medicamentos só estão disponíveis por combinação. Para pessoas com necessidades estritas de dieta e alergia, a composição do medicamento pode ser a única opção.

Além disso, as farmácias de manipulação atendem a medicamentos que foram descontinuados ou que não são mais fabricados a granel.

O que está envolvido na manipulação de medicamentos?

  • A dosagem combinada é adaptada exatamente para o paciente;
  • Os medicamentos combinados podem vir em várias formas, incluindo adesivos, para mastigar, supositórios, misturas, comprimidos de dissolução rápida ou géis;
  • O medicamento pode ser composto sem ingredientes que causem problemas, como certos conservantes, álcool ou lactose, que podem causar uma reação alérgica;
  • O medicamento pode ser combinado em uma cápsula vegana (por exemplo, celulose) em vez de uma cápsula de origem animal (por exemplo, gelatina).

Posso comprar medicamentos manipulados sem receita?

Não. A medicação combinada age da mesma forma que a medicação tradicional.

Se o princípio ativo do medicamento só puder ser prescrito por um médico, você deverá obter uma receita para poder comprar o medicamento manipulado.

A maioria das farmácias de manipulação exige uma receita para qualquer medicamento que seja manipulado.

Qual é a diferença entre uma farmácia e uma farmácia de manipulação?

Os medicamentos comercialmente disponíveis são fabricados por empresas farmacêuticas em grandes quantidades para a população em geral, sem nenhum paciente específico em mente.

Os medicamentos compostos são prescritos por um médico, preparados individualmente por um farmacêutico de manipulação e feitos especificamente para as necessidades médicas únicas de uma pessoa.

Quanto tempo leva para compor minha medicação?

O tempo de espera varia de acordo com a complexidade da prescrição necessária para a composição. Normalmente, o medicamento pode ser preparado em um dia.

No entanto, se um ingrediente precisar ser pedido, o processo pode levar vários dias. Portanto, é melhor verificar com sua farmácia de manipulação.

Se você precisar repetir um medicamento manipulado, ele precisará ser manipulado novamente, pois cada medicamento é feito sob medida e criado sob medida para cada paciente específico.

Como farmacêuticos manipuladores experientes, destacamos os benefícios dos medicamentos manipulados.

Farmácia de manipulação e as várias formas de medicamentos

Às vezes, os pacientes podem precisar de sua medicação em uma forma de dosagem diferente.

Por exemplo, algumas pessoas que têm dificuldade em engolir comprimidos ou cápsulas podem achar mais fácil tomar seus medicamentos na forma líquida.

Alguns medicamentos também podem ser compostos em formas de creme ou gel e o medicamento é absorvido pela pele.

Como farmácia de manipulação, podem oferecer medicamentos em várias formas, dependendo da melhor solução para você!

Qual a melhor farmácia de manipulação?

O Manipulaê te ajuda a encontrar a farmácia de manipulação mais perto de você, com a segurança e a praticidade de receber os medicamentos no conforto da sua casa.

Basta enviar a foto da sua receita que a nossa plataforma encontra a farmácia de manipulação mais, perto, confiável e mais econômica para você! Clique aqui e cote a sua receita.Farmácia de manipulação: o que é e como funciona?

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Albumina manipulada: como manipular

A albulmina manipuladas, são proteínas fundamentais para o funcionamento do corpo. Descubra como manipular nas farmácias de manipulação.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Como prevenir o câncer de mama: principais cuidados

Neste artigo iremos falar como prevenir o câncer de mama com cuidados diários, desde alimentação, suplementação e autoexame.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Amamentação: técnicas e manipulados

Ao contrário do que aparece nos filmes e novelas, a amamentação não é algo automático e tão simples, mas sim, algo a ser aprendido pela mamãe e pelo baby. Saiba algumas técnicas e quais manipulados podem ajudar nesse período.

Vanessa Luisa P.P Sollitari