Você sai do consultório do seu médico com um diagnóstico e uma receita, mas ela inclui instruções especiais: aviar na farmácia de manipulação.
Se isso aconteceu com você, saiba que você não precisa se preocupar! Apesar da palavra “manipulação” causar estranheza em um primeiro momento, esse tipo de farmácia é muito mais comum do que se imagina.
Apesar de serem bastante diferentes das farmácias comuns, as farmácias de manipulação também comercializam medicamentos para os mais variados tipos de tratamentos, porém de uma forma muito mais personalizada.
A farmácia de manipulação é uma farmácia especializada na produção de medicamentos personalizados para cada paciente. O remédio manipulado nada mais é do que um tipo de remédio feito de acordo com as necessidades, características e restrições de uma determinada pessoa.
Somente uma farmácia de manipulação pode criar doses personalizadas de medicamentos para pacientes que precisam de doses maiores ou menores do que as que são fabricadas em massa. Além disso, as farmácias de manipulação atendem medicamentos que foram descontinuados ou que não são mais fabricados a granel.
Vale ressaltar, porém, que as farmácias de manipulação só emitem medicamentos a partir de uma prescrição feita por um profissional da saúde, garantindo que essa seja uma forma segura e confiável de obter medicamentos personalizados.
Você já deve saber que os medicamentos comercialmente disponíveis nas farmácias são fabricados em grandes quantidades, por empresas farmacêuticas e para a população em geral - ou seja, sem nenhum paciente específico em mente.
Ao contrário das farmácias comuns, que vendem esses medicamentos feitos em larga escala e com formulação padronizada, nas farmácias de manipulação, um químico especializado irá manipular (misturar) e embalar sua receita de forma totalmente personalizada - costumamos dizer “faça do zero”.
Para poder comercializar diferentes tipos de medicamentos, uma farmácia de manipulação precisa passar por uma avaliação de qualidade extra, visando fornecer aos consumidores a confiança de que o produto foi manipulado de acordo com os padrões de manipulação.
Além de uma licença sanitária da ANVISA, as farmácias de manipulação precisam ter um alvará de funcionamento e autorização de funcionamento especial e também precisam preencher todos os requisitos da RDC67 e Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácias.
Uma farmácia de manipulação ainda deve ter em seu quadro de funcionário pelo menos um farmacêutico responsável devidamente registrado no CRF (Conselho Regional de Farmácia) do estado onde funciona a farmácia, uma vez que a presença desse profissional é indispensável para uma manipulação segura de medicamentos.
Como mencionamos aqui em cima, nas farmácias de manipulação, os farmacêuticos personalizam os medicamentos de acordo com a receita prescrita para cada paciente e suas necessidades específicas, levando em consideração que o medicamento não esteja disponível em um fabricante.
Os medicamentos manipulados devem ser criados a partir das fórmulas inscritas no Formulário Nacional ou em Formulários Internacionais reconhecidos pela ANVISA, ou ainda a partir de uma prescrição de profissional habilitado, que estabeleça em detalhes suas fórmulas e princípios ativos.
O processo de manipulação de um medicamento a partir de ingredientes crus que não estão prontamente disponíveis no mercado recebe o nome de “composto”. Quando um paciente precisa de um determinado tratamento, um farmacêutico de manipulação prepara esse composto a partir das matérias-primas prescritas na receita médica.
Sim. As fórmulas manipuladas devem, obrigatoriamente, possibilitar ao paciente os mesmos resultados que qualquer outro medicamento. Em muitos casos, os manipulados são ainda mais eficazes, porque, além de serem prescritos de acordo com a individualidade do paciente, eles ainda têm uma melhor aderência em comparação aos medicamentos comuns.
Os medicamentos manipulados costumam ser procurados por pessoas de todas as idades, mas especialmente por pessoas mais jovens ou mais velhas que precisam de uma dosagem específica de um determinado medicamento.
Leia também: Remédio manipulado ou industrializado: qual a diferença?
Apesar de serem conhecidas principalmente como medicamentos, as fórmulas manipuladas, na verdade, podem ser prescritas por diferentes profissionais da saúde e para as mais diversas finalidades. Podem ser manipulados:
Além disso, os manipulados também podem ser encontrados em diferentes formas farmacêuticas, sendo as principais:
Veja mais em: O que é forma farmacêutica e via de administração?
Existem muitas situações em que a composição de medicamentos pode ser útil. No geral, a manipulação de medicamentos é a solução perfeita para quem não tolera medicamentos produzidos em massa por qualquer motivo. Para pessoas com necessidades estritas de dieta e alergia, a composição do medicamento pode ser a única opção.
Outro exemplo é que os remédios de manipulação podem ser ótimos para pessoas que não conseguem engolir comprimidos - como idosos ou crianças - e precisam de uma alternativa, como creme ou líquido.
Como farmacêuticos manipuladores experientes, destacamos abaixo os principais benefícios dos medicamentos manipulados. Confira!
Dosagem personalizada
Sem dúvidas, a principal vantagem das fórmulas manipuladas está no fato de essas serem desenvolvidas de acordo com as necessidades do paciente, o que permite que as fórmulas tenham apenas a quantidade necessária para o seu tratamento durante o período indicado.
Preço até 30% mais barato
Os preços dos remédios manipulados costumam ser mais baixos e não costumam sofrer tanto com alteração de preço como acontece com os medicamentos de farmácia. Além disso, o paciente acaba economizando porque não há desperdício, uma vez que a dosagem já é personalizada.
Diferentes substâncias em uma única fórmula
A manipulação de fórmulas permite que seja criado um único produto para diferentes tratamentos. Isso porque é possível associar diferentes substâncias em uma cápsula e diminuir a quantidade de medicações necessárias no mesmo dia.
Qualidade que minimiza reações adversas
As fórmulas manipuladas são livres de aditivos e conservantes. Elas também não contêm ingredientes químicos ou substâncias artificiais prejudiciais à saúde humana ou animal. Tudo isso contribui para que haja menos reações alérgicas e menos efeitos colaterais.
Formas de apresentação farmacêuticas diversas
Como mencionamos aqui em cima, algumas pessoas têm problemas com cápsulas, outras com cremes… Mas, com os manipulados, o paciente pode escolher qual forma farmacêutica funciona melhor, o que também acaba facilitando a aderência ao tratamento.
O tempo para manipular uma fórmula varia de acordo com a complexidade da prescrição necessária para a composição. Normalmente, o medicamento pode ser preparado em um dia, mas, em alguns casos, o processo pode levar mais tempo. Portanto, é melhor verificar com sua farmácia de manipulação.
Se você precisar repetir um medicamento manipulado, ele precisará ser manipulado novamente, pois cada medicamento é feito sob medida e criado sob medida para cada paciente específico.
Não. A medicação combinada age da mesma forma que a medicação tradicional e, por isso, é preciso ter cuidado com a automedicação.
Leia também: Riscos da automedicação: por que a medicação deve ser feita com responsabilidade?
Em alguns casos, como, por exemplo, para a suplementação vitamínica, o paciente até consegue comprar um manipulado sem receita, mas o ideal é sempre ter apoio e acompanhamento de um profissional para que o cuidado com a sua saúde seja realmente personalizado.
Mas, no caso de princípios ativos que só podem ser prescritos por um médico, você obrigatoriamente deverá obter uma receita para poder comprar o medicamento manipulado personalizado para você.
Como mencionamos no começo deste artigo, não é qualquer lugar que pode comercializar fórmulas manipuladas e, por isso, é importante buscar na internet farmácias que sejam de confiança. A Manipulaê é uma plataforma que faz isso para você e que entrega fórmulas manipuladas confiáveis e com preço justo.
O melhor é que você pode enviar a sua receita online e pagar pela sua compra apenas usando o site - ou seja, tudo sem sair de casa. Não é à toa que farmacêuticos e outros profissionais da saúde confiam e indicam a Manipulaê.
Acesse o site e envie sua receita!
Há mais de 7 anos cuidando da sua saúde de forma personalizada.