Farmácia homeopática: o que é, quais os benefícios e dúvidas

As farmácias homeopáticas, são farmácia especializadas no processo dos medicamentos homeopáticos, os benefícios e a diferença entre o remédio manipulados.

home | artigos | farmacia homeopatica

June 16, 2020
homem com jaleco branco sorrindo

A Farmácia homeopática é um estabelecimento de saúde que são produzidos e vendidos os medicamentos homeopáticos. As fórmulas são elaboradas com extratos vegetais, animais, minerais e sintéticos. Durante o processo de produção, os remédios são diluídos, agitados e com ritmadas, resultando na dinamização, que nada mais é do que a formulação de remédio homeopático.

Confira todos os processos do medicamento, quais são os medicamentos considerados homeopáticos, os benefícios e qual é a diferença entre o remédio manipulados e os homeopáticos.

Leia também, tratamentos com medicamentos manipulados.

O que é uma farmácia de homeopatia?

Uma farmácia homeopátia é estabelecimento que realiza a manipulação e a comercialização dos produtos. E assim como outra farmácia de manipulação, deve contar com profissionais qualificados e preparados para a fabricação de remédios conforme as regras farmacotécnicas e as Boas Práticas de Manipulação estabelecidas para a homeopatia. Para tanto, as farmácias devem ter a estrutura e técnicas adequadas, regularizadas pela Vigilância Sanitária para o exercício dessa atividade.

Segundo a Comissão Assessora de Homeopatia, a farmácia homeopática foi introduzida oficialmente no Brasil em 1840, pelo médico francês Benoît Jules Mure, que veio com o propósito de implantar comunidades societárias de trabalhadores franceses, mas trazia na bagagem a experiência de grande divulgador da homeopatia em algumas cidades européias.

Suas convicções e propostas na área social encontraram campo de ação na divulgação as farmácias homeopáticas, pois se propunha a tratar os escravos e os socialmente excluídos do Brasil Império. A farmácia homeopática propagou-se no Brasil pelas mãos dos discípulos de Mure, e foi abraçada pelo movimento positivista em fins do século XIX. Com a República, a farmácia homeopática ganhou força institucional, tanto na sua prática, como no seu ensino. Figuras importantes, como Monteiro Lobato e Rui Barbosa, estiveram ligadas a ela. (Comissão Assessora de Homeopatia, p.17).

Dessa forma, a partir da década de 40, o Brasil pode contar com a descoberta e os benefícios da homeopatia. Inclusive, uma grande curiosidade é que a farmácia homeopática é considerada uma farmácia de manipulação, contudo, nem toda farmácia de manipulação é farmácia homeopática. De modo geral, as farmácias homeopáticas oferecem produtos elaborados com matéria-prima, durante a produção, os medicamentos passam por um rigoroso sistema de qualidade.

Quais os medicamentos homeopáticos?

Podemos dizer que o medicamento homeopático é uma substância extraída de vegetal, animal e mineral. Para chegar à fórmula adequada, passa pelo processo de manipulação e diluição, para oferecer pequenas doses do princípio ativo, estabelecendo o equilíbrio orgânico.

Existem vários estudos comprovados que o medicamento homeopático proporciona menos impactos negativos à saúde, não provocando efeitos colaterais, ao contrário dos medicamentos tradicionais que estão propensos a gerar alguma reação.

Outro ponto interessante é a eficácia do medicamento homeopático, o efeito é rápido e pode ser ingerido por pessoas de qualquer idade. O valor é menor comparado com os medicamentos tradicionais.

Quais os benefícios do medicamento manipulado?

A manipulação dos medicamentos em farmácias homeopáticas proporciona um tratamento ideal, pelo fato de ser fabricado sob medida para um determinado caso, atendendo com excelência as restrições e as necessidades do paciente. Podem ser feitos em diferentes formatos, caso a pessoa tenha dificuldade de ingerir cápsula, pode está solicitando outros formatos, como gotas, sachês cremes e outras opções.

É um medicamento econômico, com alto custo-benefício, devido à qualidade e concentração de ativos, evitando o desperdício. O tratamento do medicamento manipulado é personalizado, tornando o mais completo. Podendo tratar diferentes doenças em uma única fórmula, sendo mais prático econômico e mais eficiente comparado com outros medicamentos.

É válido ressaltar que a manipulação não restringe apenas a tratamentos de doenças, pode ser também uma solução para cuidados estéticos e repor as vitaminas necessárias para o organismo, quando existe insuficiência.

Qual a diferença entre manipulação e homeopatia?

Os dois medicamentos são desenvolvidos de matéria-prima, de forma artesanal, prescritos individualmente, as dosagens são personalizadas conforme as necessidades do paciente. Contudo, podemos dizer que não existe uma diferença entre ambos. Inclusive, as farmácias de manipulação podem comercializar produtos em formas farmacêuticas, administrando os medicamentos para o público pediátrico e idoso.

Portanto, não existe uma diferença entre os remédios de homeopatia e manipulados. Mas, se comprado aos medicamentos de alopáticos existem diferenças na ação farmacológica.

Compra de medicamentos manipulados

Para comprar um medicamento manipulado em farmácias homeopáticas especializadas, é necessário passar com um médico especialista para entender qual o seu caso e o melhor tratamento para o seu caso, sugerindo a melhor fórmula manipulada para a queda de cabelo.

Caso tenha uma receita em mãos, envia para a Manipulaê e recebera os melhores orçamentos das nossas farmácias parceiras de forma rápida, simples, segura e gratuita. Tenha a Manipulaê no seu dia a dia!

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Para que serve o minoxidil: Saiba os benefícios

Para que serve o minoxidil? Ele realmente funciona para o crescimento capital e de barba? Leia esse artigo e responda as principais dúvidas sobre o tema.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Farmácia de manipulação: o que é e como funciona?

Saiba o processo e a importância da farmácia de manipulação.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Vitamina B12: para que serve e quais os benefícios?

Existem diversas vitaminas de que você precisa para manter o corpo e a mente saudáveis. Uma importante é a vitamina B12. A mesma está envolvida desde a produção de glóbulos vermelhos até o crescimento das unhas.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Envie sua receita de manipulados!
Encontramos os melhores preços para você!