O farmacêutico pode prescrever? Descubra mais sobre essa profissão

Farmacêutico pode prescrever? Descubra essa e outras informações sobre essa profissão tão importante.

October 05, 2021
mulher com jaleco segurando um pote de medicamento na mão em uma farmácia de manipulação

O farmacêutico é um membro indispensável da equipe de saúde. Eles estão disponíveis para aconselhar pacientes e, também, fornecer informações importantes sobre os produtos.

Alguns farmacêuticos também estão envolvidos em trabalhos de pesquisa para fabricantes de produtos farmacêuticos e podem ser empregados em faculdades como parte do corpo docente, ministrando aulas ativamente e também realizando pesquisas em várias áreas.

Então, junto com essa ampla gama de habilidades que eles podem oferecer, você já se perguntou se eles podem prescrever medicamentos?

Quando um farmacêutico não pode prescrever?

O farmacêutico pode prescrever em todas as situações? Na grande maioria, sim. Somente em algumas circunstâncias que esse profissional não pode prescrever, sendo elas:

  • Presença de uma doença não diagnosticada;
  • Se houver alguma indicação que sugira uma reação incomum a um medicamento;
  • Se houver um declínio ou mudança na função de um órgão importante;
  • Alguns tipos de medicação só podem ser prescritos por médicos.

Quando um farmacêutico pode prescrever?

Os farmacêuticos são profissionais de saúde qualificados que podem oferecer conselhos sobre saúde e bem-estar, responder a perguntas sobre prescrições existentes e fornecer medicamentos sem prescrição para tratar uma variedade de doenças menores.

Os farmacêuticos podem recomendar uma ampla variedade de medicamentos de venda livre e somente farmacêuticos para ajudar com uma variedade de problemas de saúde comuns.

Esses incluem:

  • Tosses
  • Resfriados
  • Dores de garganta
  • Problemas de barriga
  • Dores
  • Erupções cutâneas
  • Infecções oculares
  • Rinite alérgica
  • Cistite
  • Piolhos
  • Mordidas e picadas
  • Verrugas
  • Entre outros

O farmacêutico pode estender uma receita?

Às vezes, há circunstâncias que podem significar que você precisa de uma extensão de uma receita, como se a sua próxima consulta médica for muito longe ao futuro ou se a sua receita tiver expirado.

Desde que sua receita não tenha mais refis, eles podem estender a prescrição por um tempo limitado, de forma a não interromper o programa de terapia medicamentosa.

No entanto, eles devem seguir as condições abaixo:

  • Uma receita não pode ser renovada por um período mais longo do que sua receita original;
  • Uma prescrição por mais de um ano não pode ser excedida;

Pode ser necessário discutir mais com seu farmacêutico sobre certos medicamentos que não podem ser estendidos, pois há alguns que ele não pode prescrever.

É necessário que o seu médico seja informado pelo farmacêutico sobre quaisquer extensões iniciadas.

Embora em certas circunstâncias o seu farmacêutico possa estender a sua prescrição, você ainda precisará consultar o seu médico para quaisquer novas prescrições após a renovação pelo seu farmacêutico.

Depois que o farmacêutico inspecionar o arquivo de medicamentos e fazer algumas perguntas relacionadas à sua saúde, pode ser que não decida prorrogar sua prescrição, ou ele pode prorrogá-la, mas por um período de tempo menor do que o máximo normalmente permitido.

Assim que ele tiver explicado que não poderá estender o prazo, ele irá sugerir que você consulte seu médico assim que possível ou poderá encaminhá-lo para outro tipo de profissional clínico.

O que mais um farmacêutico pode fazer?

O farmacêutico pode ajudá-lo de várias maneiras com a sua prescrição. Leia abaixo para ver como você pode obter ajuda.

O médico comum trabalha longas horas, então não é surpreendente que, ocasionalmente, seu médico possa cometer um erro em sua prescrição ou prescrever medicamentos inadequados.

O farmacêutico às vezes pode ajudá-lo. Veja abaixo as circunstâncias em que, durante um curso de tratamento ou uma nova prescrição, seu farmacêutico pode ajustar sua medicação:

  • Com base em sua própria estrutura clínica pessoal, como idade, altura ou função renal, para garantir que você tenha o medicamento correto;
  • Para auxiliar na interatividade entre dois medicamentos diferentes, você é prescrito;
  • Para prevenir qualquer dano sério à sua saúde geral;
  • Para ajudar com quaisquer efeitos colaterais que você possa estar experimentando com qualquer medicamento prescrito;
  • O farmacêutico pode fazer vários tipos diferentes de alterações ou adaptações em sua prescrição para ajudá-lo a atingir as metas acima. Esses ajustes devem ter embasamento, pois em alguns casos o mesmo não poderá realizar sem uma receita médica, já que alguns medicamentos são controlados.
  • O farmacêutico poderá alterar a regularidade ou a hora do dia em que a sua medicação deve ser tomada;
  • Se você estiver tendo dificuldades para administrar seus medicamentos, como dificuldade para engolir comprimidos, o farmacêutico poderá, por exemplo, trocar um comprimido por uma forma líquida de medicamento;
  • O farmacêutico poderá alterar sua dosagem para um resultado corretivo específico. Por exemplo, certificar-se de que a pressão arterial correta seja atingida ou de não sentir nenhum efeito adverso;
  • Para ajudar no gerenciamento de seus medicamentos, um farmacêutico poderá ajustar a quantidade.

Pode haver outras ocasiões em que um farmacêutico pode prescrever seu medicamento, como substituí-lo por outro tipo.

Às vezes, sua receita usual pode não estar mais disponível. Para garantir que o seu plano de tratamento seja seguido, o seu farmacêutico poderá ajudar, em determinadas circunstâncias, a substituir a medicação.

Em primeiro lugar, o seu farmacêutico irá consultar as empresas farmacêuticas e quaisquer outras farmácias para confirmar a falta. Assim que essas informações forem obtidas, eles poderão substituir temporariamente um medicamento comparável, que é capaz de tratar sua doença ou condição.

É importante que o medicamento substituto se enquadre na mesma classe de medicamentos do medicamento originalmente prescrito. Deve ser igualmente seguro para você e também oferecer o mesmo tipo de benefícios.

Frequentemente, pode haver falta de estoque de alguns medicamentos, o que será uma situação sobre a qual seu farmacêutico não terá necessariamente o controle.

Se estiver tomando remédios regularmente, você precisará de um substituto para garantir que você permaneça bem e saudável. As substituições não serão na forma de substituir um medicamento de marca bem conhecido por um medicamento mais geral que você já esteja tomando.

Outra forma de ajuda é o farmacêutico pode prescrever medicamentos para doenças em que o diagnóstico médico não é necessário.

Para ajudá-lo a receber os melhores cuidados de saúde possíveis, o farmacêutico está autorizado a oferecer uma gama de serviços relacionados com a saúde.

Onde encontrar as melhores farmácias para manipular meus medicamentos e suplementos?

A Manipulaê desenvolveu uma plataforma que encontra a melhor farmácia para você manipular os seus medicamentos e suplementos, sem precisar passar horas pesquisando  um local.

Nós encontramos a farmácia mais próxima e confiável para você realizar os seus medicamentos. Clique aqui e cote a sua receita, basta enviar a foto.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

O que é forma farmacêutica e via de administração?

Descubra o que é forma farmacêutica, quais as vias de administração e os efeitos de cada uma.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Dermocosméticos: produtos estéticos para a sua pele

Saiba o que são dermocosméticos, quais os benefícios dos dermocosméticos e onde manipular

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Farmacêutico: saiba mais sobre essa profissão

Saiba como é a rotina e funções de um farmacêutico

Vanessa Luisa P.P Sollitari