Farmacêutico: saiba mais sobre essa profissão

Saiba como é a rotina e funções de um farmacêutico

farmacêutica com vidros escuros de medicamento

Os farmacêuticos dispensam medicamentos prescritos aos pacientes e oferecem experiência no uso seguro de prescrições. Eles também podem conduzir exames de saúde e bem-estar, fornecer imunizações, supervisionar os medicamentos administrados aos pacientes e fornecer conselhos sobre estilos de vida saudáveis.

O farmacêutico é o profissional de saúde responsável pelo fornecimento de medicamentos da forma mais econômica e eficaz possível. É uma ciência médica aplicada.

Os farmacêuticos monitoram constantemente a qualidade, a segurança e o uso dos medicamentos, exigindo um alto nível de envolvimento e interação com os pacientes.

Eles também precisam ter um forte conhecimento da legislação e dos códigos de prática profissional. Pode haver alguma confusão entre o papel de um farmacêutico e de um farmacologista, mas a farmacologia é um campo separado que envolve a investigação dos efeitos que os medicamentos têm no corpo.

O que o Farmacêutico faz?

Algumas das funções que o profissional farmacêutico faz, são:

  • Preencher as prescrições, verificando as instruções dos médicos sobre as quantidades adequadas de medicamentos para dar aos pacientes;
  • Verificar se as prescrições irão interagir negativamente com outros medicamentos que um paciente está tomando ou quaisquer condições médicas que o paciente tenha;
  • Instruir os pacientes sobre como e quando tomar um medicamento prescrito e informe-os sobre os efeitos colaterais potenciais de tomar o medicamento;
  • Aconselhar os pacientes sobre tópicos gerais de saúde, como dieta, exercícios e controle do estresse, e sobre outras questões, como quais equipamentos ou suprimentos seriam melhores para tratar um problema de saúde;
  • Preencher formulários de seguro e trabalhe com as seguradoras para garantir que os pacientes recebam os medicamentos de que precisa;
  • Supervisionar o trabalho dos técnicos de farmácia e farmacêuticos em formação (estagiários);
  • Manter registros e realizar outras tarefas administrativas;
  • Ensinar outros profissionais de saúde sobre terapias medicamentosas adequadas para pacientes.

Alguns farmacêuticos que possuem sua farmácia ou gerenciam uma rede de farmácias dedicam tempo a atividades comerciais, como gerenciamento de estoque.

Leia também: o que é prescrição farmacêutica.

Com a maioria dos medicamentos, os farmacêuticos usam dosagens padrão de empresas farmacêuticas.

No entanto, alguns farmacêuticos criam medicamentos personalizados misturando os próprios ingredientes, um processo conhecido como composição.

Tipos de farmacêutico

A profissão de farmacêutico possui diferentes áreas de atuação, assim há tipos de farmacêutico, selecionamos alguns, sendo eles: o comunitário, clínico, consultor, farmacêutico de indústria e professores.

Farmacêutico comunitário

Os farmacêuticos comunitários trabalham em lojas de varejo, como redes de drogarias ou farmácias independentes.

Eles dispensam medicamentos aos pacientes e respondem a quaisquer perguntas que os pacientes possam ter sobre prescrições, medicamentos de venda livre ou quaisquer problemas de saúde que o paciente possa ter.

Eles também podem fornecer alguns serviços de cuidados primários, como dar vacinas contra a gripe.

Farmacêutico clínico

Os farmacêuticos clínicos trabalham em hospitais, clínicas e outros ambientes de saúde.

Eles gastam pouco tempo dispensando prescrições. Em vez disso, eles estão envolvidos no atendimento direto ao paciente.

Os farmacêuticos clínicos podem fazer rondas em um hospital com um médico ou equipe de saúde.

Eles recomendam medicamentos para administrar aos pacientes e supervisionam a dosagem e o tempo de administração desses medicamentos. E também podem realizar alguns exames médicos e aconselhar os pacientes.

Por exemplo, os farmacêuticos que trabalham em uma clínica de diabetes, podem aconselhar os pacientes sobre como e quando tomar medicamentos, sugerir escolhas alimentares saudáveis ​​e monitorar o açúcar no sangue dos pacientes.

Farmacêutico consultor

Farmacêuticos consultores aconselham estabelecimentos de saúde ou seguradoras sobre o uso de medicamentos pelos pacientes ou como melhorar os serviços de farmácia.

Eles também podem aconselhar diretamente os pacientes, como ajudar os idosos a administrar suas prescrições.

Farmacêutico da indústria

Os farmacêuticos da indústria farmacêutica trabalham em áreas como marketing, vendas ou pesquisa e desenvolvimento. Eles podem projetar ou conduzir estudos clínicos de medicamentos e ajudar a desenvolver novos medicamentos.

Eles também podem ajudar a estabelecer normas de segurança e garantir o controle de qualidade dos medicamentos.

Farmacêutico como professor

Alguns farmacêuticos trabalham como professores universitários. Eles podem ensinar alunos de farmácia ou conduzir pesquisas. Para mais informações, consulte o perfil dos professores de nível superior .

Se você é uma pessoa orientada para os detalhes, adora ciência e medicina e quer uma carreira desafiadora onde possa ajudar outras pessoas, tornar-se farmacêutico pode ser a escolha perfeita para você.

Qualidades importantes para ser um farmacêutico

Atributos pessoais úteis para ser farmacêutico são típicos de quem trabalha em qualquer área da saúde e nutrição.

Isso inclui uma personalidade atenciosa e o desejo genuíno de ajudar as pessoas necessitadas.

Outros atributos úteis para uma carreira em farmácia seriam a capacidade de assumir muitas responsabilidades, trabalhar sob pressão, ter grandes habilidades organizacionais e habilidades pessoais.

Habilidades analíticas

Os farmacêuticos devem fornecer medicamentos seguros de forma eficiente. Para fazer isso, eles devem ser capazes de avaliar as necessidades do paciente e as prescrições do prescritor e ter amplo conhecimento dos efeitos e das circunstâncias apropriadas para a distribuição de um medicamento específico.

Habilidades de comunicação

Os farmacêuticos frequentemente aconselham os pacientes. Eles podem precisar explicar como tomar remédios e quais são seus efeitos colaterais. Eles também precisam oferecer orientações claras para técnicos de farmácia e estagiários.

Conhecimentos de informática

Os farmacêuticos precisam de conhecimentos de informática para usar qualquer sistema de registro eletrônico de saúde (EHR) que sua organização tenha adotado.

Detalhe orientado

Os farmacêuticos são responsáveis ​​por garantir a exatidão das prescrições que administram. Eles devem ser capazes de encontrar as informações de que precisam para tomar decisões sobre quais medicamentos são adequados para cada paciente, pois o uso indevido de medicamentos pode representar sérios riscos à saúde.

Habilidades gerenciais

Principalmente aqueles que administram uma farmácia de varejo - devem ter boas habilidades gerenciais, incluindo a capacidade de gerenciar estoques e supervisionar uma equipe.

Como é o local de trabalho de um Farmacêutico?

O trabalho do farmacêutico é importante e requer atenção cuidadosa aos detalhes.

Um dia típico pode envolver:

  • verificar e dispensar medicamentos
  • manipular medicamentos
  • comunicar-se com médicos
  • fornecer informações farmacêuticas aos pacientes
  • fornecer conselhos de saúde aos pacientes
  • explicar o uso adequado da medicação
  • supervisionar a equipe / técnicos de farmácia

Embora as tarefas de um farmacêutico variem um pouco, cada dia é bastante semelhante e requer trabalho repetitivo.

Os dias podem ser longos (às vezes doze horas), e a maior parte dessas horas será passada em pé.

Se você trabalha para uma farmácia de varejo / comunidade, provavelmente terá que trabalhar nos finais de semana, à noite e em alguns feriados. As farmácias hospitalares têm horários de trabalho diurno mais estáveis. Se você possui sua própria farmácia, poderá definir seu próprio horário.

Leia também, como funciona uma farmácia de manipulação online.

Nós da Manipulaê estamos aqui para te ajudar! Caso tenha uma receita em mãos, envie agora para a plataforma e receba os melhores orçamentos das farmácias de manipulação da sua região.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

O que é forma farmacêutica e via de administração?

Descubra o que é forma farmacêutica, quais as vias de administração e os efeitos de cada uma.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

O farmacêutico pode prescrever? Descubra mais sobre essa profissão

Farmacêutico pode prescrever? Descubra essa e outras informações sobre essa profissão tão importante.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Dermocosméticos: produtos estéticos para a sua pele

Saiba o que são dermocosméticos, quais os benefícios dos dermocosméticos e onde manipular

Vanessa Luisa P.P Sollitari