farmácia de manipulação
farmácia de manipulação
Tempo de leitura: 2 minutos
17 de julho de 2023

Popularmente conhecida como espinheira santa, a Maytenus ilicifolia é uma planta brasileira amplamente utilizada em tratamentos fitoterápicos para problemas gastrointestinais e infecções. 

Devido às suas propriedades bioquímicas, ela inibe a liberação de diversos ácidos produzidos no estômago e também tem características próprias que ajudam na cicatrização das feridas. 

Com efeitos adversos mínimos, em um uso adequado, é muito recomendada por ajudar na digestão e no desconforto estomacal. Geralmente, é feito o chá de suas folhas para os tratamentos, mas também pode ser consumida em cápsulas, sachês e mais. 

Espinheira santa: para que serve e benefícios

A espinheira santa possui características moleculares antioxidantes, antibióticas e diuréticas.Também é utilizada em tratamentos de pele como a acne. Entre seus benefícios podemos citar:

Tratamento de úlceras e gastrite: Esta é a função mais conhecida da planta, que trata irritações estomacais diminuindo as dores na região, acalma os sintomas da gastrite e das úlceras. Também ajuda o organismo a recuperar a saúde das paredes estomacais danificadas, devolvendo o muco protetor.

Conheça outros aliados contra o desconforto estomacal: Dietas para refluxo

Combate a infecções bacterianas como o H. pylori: Ela combate esta bactéria presente na microbiota gastrointestinal em situações de úlcera, promovendo um tratamento completo para o quadro da infecção.

Combate a acne e problemas de pele: Pode ser usada em tratamentos e controle de acne, por ser antioxidante e antibacteriana é ótima para manter a pele saudável. Neste caso é aplicada a folha em forma de compressas.

Diurético: Diminui a retenção de líquidos e a aparência de inchaço, ótima para pessoas em processo de emagrecimento. 

Laxante: O efeito laxante suave e de maneira natural, por ajudar no funcionamento geral do intestino, ele passa a ter um mecanismo mais eficiente e regrado.

Espinheira santa emagrece?

A espinheira Santa auxilia no processo de emagrecimento ao estimular o funcionamento intestinal e diminuir a retenção de líquidos na pessoa que a está consumindo. É possível notar a diferença nas medidas, ao usar uma roupa que estava apertada e perceber um caimento mais adequado, por exemplo.

Portanto, é um tratamento fitoterápico aliado nesse processo de perda de peso, além de trazer todos os outros benefícios citados. 

Aproveite e saiba mais sobre a fitoterapia e seus benefícios

Como posso consumir a espinheira santa?

Existem, basicamente, duas formas mais comuns de consumir a espinheira santa. São elas:

Chá de espinheira santa

O chá é a forma mais popular de consumo e é de fácil preparo. Basta adicionar aproximadamente 30g de folhas de espinheira santa em água fervente por 10 minutos. Depois, é só desligar o fogo e tampar, esperando até a temperatura estar morna suficiente para ser ingerida.

Espinheira santa manipulada

Assim como diversos outros fitoterápicos, a espinheira santa pode ser manipulada em farmácias de manipulação para facilitar o processo de consumo e também para obter dosagens adequadas de acordo com as necessidades do paciente. Dessa forma, ainda é possível escolher como será consumida: em cápsulas, sachês, florais, entre outras opções.

Por isso, se você tem problemas de estômago, vale a pena conversar com o seu médico sobre como as fórmulas manipuladas com espinheira santa podem ser incluídas na sua rotina. 

Existem contraindicações?

A espinheira santa deve ser utilizada com orientação médica, pois pode ter interações com alguns medicamentos e outros tratamentos. Portanto, é importante a avaliação médica para o início do uso. Gestantes, lactantes, mulheres em tratamento de fertilidade e crianças não devem tomar a espinheira santa. 

Fabíola Tavares Lemos
CRBM: 35430

Biomédica habilitada em Análises Clínicas, Pós Graduada em Auditoria dos Serviços da Saúde, mestranda no Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Unifesp. Atualmente trabalha nas pesquisas do BEST- Laboratório de Biologia do Estresse.

crosstext-align-justify