Efeitos dos probióticos para imunidade

Para manter a imunidade é importante ter a junção de uma alimentação e com a ingestão de certos probióticos que auxiliaram no processo.

January 13, 2022
6 potes transparentes com alimentos

Primeiramente é importante destacar que uma alimentação equilibrada e variada, associada a um estilo de vida saudável são requisitos fundamentais para manter a imunidade no corpo

Benefícios dos compostos bioativos que contribuem para a imunidade

Nos alimentos estão presentes uma variedade de compostos bioativos que nos auxiliam na saúde e contribui para a eficiência de nossas defesas. O sistema imunológico deficiente é um fator de risco para o desenvolvimento de muitas doenças e inclusive para o agravamento de quadros de gripe, COVID-19 dentre outros.

Consequentemente essas doenças estão acompanhadas dos seguintes sintomas relacionados a síndrome respiratória, febre, tosse, falta de ar e dispneia. O estado de saúde e o reforço do sistema imunológico é muito importante principalmente diante da vivência que estamos tendo. O sistema imunológico é mediado por células que trabalham combatendo as infecções provocadas por vírus, bactérias, protozoários, ou seja, agressores externos ao organismo. Sem a presença do sistema imunológico não seria possível combater esses agressores. 

Diante desse cenário, potencializar a saúde por meio da alimentação e suplementação com alguns compostos bioativos que aumentam a imunidade, tem sido uma alternativa interessante. Lembrando que o uso de suplementos deve ser realizado após a avaliação de um especialista como o médico, nutricionista e outros profissionais com capacitação para orientação. 

Levedura como probiótico para imunidade

A levedura nutricional é produzida a partir Saccharomyces Cerevisiae, e apresenta em sua composição:  fibras, proteínas, vitaminas do complexo B, minerais e antioxidantes. Essa levedura é utilizada na produção de pães. Durante o seu processamento ocorre a sua inativação devido a pasteurização e secagem. Essas leveduras são fortificadas com propriedades nutricionais específicas melhorando o seu valor nutricional e dessa forma tornam-se prontas para serem comercializadas e consumidas.  

Pode ser utilizada adicionadas a molhos, arroz, salpicar em saladas, macarrão, tortas dentre outras alternativas. Pode ser encontrada na forma de pó ou flocos. O grande interesse neste produto está associado a diferentes benefícios para a saúde, como por exemplo:

  • Redução do colesterol, 
  • Prevenção de envelhecimento precoce,
  • Estimula o sistema imune,
  • É anti-inflamatório,
  • Equilíbra a microbiota intestinal devido a presença da fibra beta-glucana,
  • Apresenta composição minerais como cálcio, magnésio, potássio, zinco, cobre, molibdênio, ferro, selênio e manganês. 

Como a beta-glucana pode ajudar na imunidade?

O consumo de beta glucana está associada a benefícios do sistema imune porque contribui para o aumento de bactérias que são probióticas e oferecem benefícios. Beta-glucana pode ser encontrada em levedura nutricional, cogumelos, cereais e outros. Desta forma, esse princípio ativo pode ser manipulado em farmácias de manipulação e associados a probióticos quando há indicação de um profissional após a avaliação.

Primeiramente um estudo foi realizado, mostrando a eficácia na utilização da beta glucana de levedura na intervenção e tratamento de inflamações que estão relacionadas a infecções. Segundo, a administração em pessoas com doenças inflamatórias intestinais, mostrou a contribuição para a redução nos níveis de citocinas pró-inflamatórias como a interleucina-6, fator de necrose tumoral TNF-α. Posteriormente, houve o aumento de concentrações de citocinas anti-inflamatórias como a interleucina-10. A beta-glucana de levedura parece auxiliar de forma proeminente na flora intestinal.

Do mesmo modo, contribui na composição da microbiota intestinal, especialmente nas bactérias que promovem benefícios ao organismo como os lactobacilos e bifidobacterium. A beta-glucana age como um prebióticos contribuindo para aumento de bactérias benéficas no intestino. Há uma relação também nos benefícios da beta-glucana na neuro inflamação e na resistência à insulina. Desempenhando o papel central no desenvolvimento de algumas patologias como por exemplo na doença de Alzheimer. 

Leia também, como aumentar a imunidade com vitaminas.

Onde encontrar os probióticos

Os probióticos podem ser considerados microrganismos vivos que atuam na promoção e proteção ao hospedeiro e são encontrados em alimentos como bebidas lácteas, chucrutes, leite fermentado dentre outros. Além dos alimentos os probióticos podem ser encontrados na forma de suplementos em farmácias e personalizados em farmácias de manipulação com as cepas mais especificamente selecionadas para o objetivo desejado. Os lactobacillus e bifidobacterium apresentam uma segurança e são encontrados como parte da microbiota intestinal. Portanto, os benefícios do consumo de alimentos e suplementos probióticos estão relacionados a controle de infecções gastrointestinais, anticarcinogenicos, antimutagênico, melhor metabolismo de lactose, contribuição para melhora de doenças inflamatórias intestinais, redução do colesterol e estimulação do sistema imune. 

As bactérias probióticas podem atuar neutralizando os processos inflamatórios através da melhora de composição de bactérias benéficas no intestino melhorando a permeabilidade do intestino tornado o intestino seletivo evitando a entrada de substâncias que ativariam a inflamação.  

Benefícios das fibras para o sistema imune 

Os prebióticos são componentes alimentares como as fibras que não são digeridas pelo organismo, mas são utilizados pelas bactérias que estão presentes no intestino. A dieta composta por vegetais variados contendo fibras solúveis e insolúveis que estão presentes em:

  • Cereais integrais,
  • Leguminosas,
  • Frutas,
  • Verduras.

As bactérias que colonizam nosso intestino fermentam as fibras adquiridas por meio da ingestão de alimentos e produz alguns ácidos graxos de cadeia curta como o butirato, acetato e propionato que produzem efeitos benefícios no organismo. Assim como, os benefícios promovidos pelos ácidos graxos de cadeia são a manutenção da integridade da parede intestinal deixando-a mais seletiva e evitando a permeabilidade de patógenos ou substâncias que não são adequadas ao organismo.

Esses componentes também atuam regulando o sistema imune através da inibição da produção de citocinas inflamatórias como TNF-α e IL-6 por meio da ativação de mecanismos de ação. Além dessas funções há a estimulação de uma enzima muito importante que é a glutationa-S-trasferase que atua na eliminação de substâncias consideradas toxicas ao organismo promovendo dessa forma proteção ao sistema imune em geral.  

Saiba mais sobre os probióticos manipulados.

Como usar o própolis verde para a imunidade

A própolis é produzida pelas abelhas e possui substâncias que contribui para o estado de saúde devido aos seus efeitos anti-inflamatórios. Ou seja, o própolis verde é produzida pela planta chamada Baccharis Dracunculifolia, mais conhecida como alecrim-do-campo.

Para saúde, ela está relacionada na ação:

  • Antioxidante,
  • Fortalecedor do sistema imunológico,
  • Ajuda a eliminar os radicais livres e substâncias que provocam doenças,
  • Equilíbrio no corpo, inibindo o crescimento de bactérias, fungos e vírus. 
  • É antiviral, antimicrobiana, antioxidante, antifúngico e antisséptico.  

Alguns dos compostos presentes na própolis são:

  • Ácido caféico,
  • P-cumárico,
  • Rutina,
  • Miricetina, 
  • T-cinâmico, 
  • Hesperidina, 
  • Crisina,
  • Pinocembrina.

Além disso, manter um estilo de vida saudável incluindo dieta equilibrada contendo compostos bioativos que auxiliam na saúde parece contribuir para um sistema imune mais eficiente.  

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January 13, 2022

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