Doenças crônicas conheça 4 doenças crônicas mais comuns no Brasil

As doenças crônicas são caracterizadas por uma progressão mais lenta, porém, com uma longa duração.

Uma mão segurando uma colher cheio de capsulas coloridas e em cima da mesa um pote branco com diversas capsulas coloridas

As doenças crônicas são caracterizadas por uma progressão mais lenta, porém, com uma longa duração. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, essas condições não são transmissíveis. Se você tem curiosidade sobre o assunto, continue lendo este artigo e conheça as quatro doenças crônicas mais comuns no Brasil.

Leia também: Insônia: causa e tratamento, saiba como o sono interfere na saúde

O que são doenças crônicas?

As doenças crônicas são anormalidades que podem aparecer ao longo da vida, ela não é uma condição transmissível, mas pode ser desenvolvida. Devido a durabilidade, existem formas de prevenção.

Podemos dizer que as causas para desenvolver uma doença crônica pode estar ligado a diversos fatores, nunca é desenvolvida apenas por uma condição. Entre os fatores que podem influenciar, estão: a obesidade, doenças congênitas ( que pode ser desenvolvida no nascimento), doenças genéticas (devido ao DNA) e por comorbidades. No entanto, o quanto antes diagnosticado um tratamento adequado deve ser iniciado, conforme a recomendação médica para que o estágio da doença crônica não evolua.

Confira a seguir quatro doenças crônicas mais comuns no Brasil.

Diabete

A Diabete é uma doença crônica com dois tipos específicos, o Tipo 1 que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente. Normalmente essa condição costuma aparecer ainda na adolescência. Entre os sintomas mais comuns estão sede excessiva, cansaço, fome e visão turva.

O  Tipo 2 é uma condição caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue, o que pode desencadear sérios problemas para o organismo.  Entre os principais sintomas, estão a perda de peso e a vontade de urinar a todo o momento. A Diabete Tipo 2, está associada ao peso elevado, por ingerir alimentos com grande porcentagem de açúcar, sedentarismo e hipertensão.

Mal de Parkinson

O Mal de Parkinson é uma doença crônica que atinge o sistema nervoso central, causando tremores, rigidez, podendo comprometer os movimentos.  Ocorre pela degeneração de uma parte do cérebro, mais conhecida como Nicra.

O tratamento adequado pode ajudar a manter a qualidade de vida e bem-estar do paciente que tem o Mal de Parkinson. Não existe um método 100% eficaz para prevenir a doenças, porém, os hábitos saudáveis podem ajudar a prevenir as sequelas dessa comorbidade e entre outras doenças.

Alzheimer

O Alzheimer é uma doença crônica que pode afetar diretamente a memória do indivíduo. Isso ocorre devido a degeneração de células cerebrais, que podem comprometer as lembranças, pensamentos e comportamentos.

Assim como outras doenças citadas, o Alzheimer também pode ser prevenido, assim como fazer atividades que estimulam a capacidade cerebral. Procure ler mais, fazer atividades e jogos que contribuam com a memória.

No entanto, quando a doença é diagnosticada o tratamento adequado deve ser feito, conforme a recomendação médica.

Asma

A Asma é uma doença crônica que atinge o sistema das vias aéreas, mais especificamente uma inflamação no pulmão que pode comprometer o sistema respiratório. O tratamento é feito com broncodilatador, uma forma de abrir as vias respiratórias e proporcionar bem-estar.

Entre os principais sintomas da Asma estão a dificuldade de respirar, dor no peito, tosse e respiração ofegante. Em casos mais graves, os sintomas podem evoluir. Com isso, é essencial fazer acompanhamento com médico e sempre ter em mãos os medicamentos necessários em situações de crise.

Está precisando manipular uma medicação e não conhece uma farmácia de manipulação confiável? Então clique aqui e conheça a nossa solução. Para facilitar a vida de nossos clientes, criamos uma forma de conectar você com as melhores ofertas e farmácias da sua região. 

Basta acessar o nosso site, clicar em "cotar receita", preencher os dados e anexar a sua prescrição médica. Na sequência vamos encaminhar as melhores propostas, onde você poderá olhar com calma e escolher a que for de sua preferência.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Albumina manipulada: como manipular

A albulmina manipuladas, são proteínas fundamentais para o funcionamento do corpo. Descubra como manipular nas farmácias de manipulação.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Nutrição e fertilidade: qual a relação

A relação entre nutrição e fertilidade é totalmente direta, a saúde reprodutiva e a capacidade de conceber vida depende diretamente da nutrição e fertilidade.

Kathy Ortiz Brianesi

Proteína C reativa: o que é e para que serve

A Proteína C reativa é produzida pelo fígado, em processos inflamatórios essa proteína apresenta alteração indicando algo errado no organismo.

Kathy Ortiz Brianesi