Tempo de leitura: 2 minutos
13 de setembro de 2023

Não existe dieta milagrosa para resolver as variações de peso. Por isso, se você quer emagrecer, engordar, ganhar massa muscular ou está enfrentando alterações metabólicas, é preciso buscar ajuda profissional para cuidar da alimentação. Muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre qual especialidade procurar: Nutricionista ou nutrólogo? Quem pode definir o cardápio ou diagnosticar distúrbios alimentares? Confira, então, a seguir:

O que faz cada especialidade?

Nutricionista

A alimentação e a nutrição são os focos principais do trabalho. Além de atuar alinhando comportamento e alimentos, é o profissional qualificado para prescrever dietas personalizadas de acordo com a necessidade ou com o objetivo do paciente.

O cardápio vai depender de fatores como histórico familiar, rotina, alergias alimentares, gosto pessoal e até condições financeiras. Isso porque a pessoa precisa gostar da sugestão e conseguir seguir o cronograma para conquistar o resultado.

Nutrólogo

É o profissional médico especialista em nutrologia. Ou seja, se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de distúrbios alimentares, como compulsões, desnutrição, anorexia e deficiência de vitaminas. Ademais, o tratamento das doenças pode incluir encaminhamento para nutricionistas e endocrinologistas.

Vale destacar que, além do nutrólogo, o endocrinologista também auxilia no diagnóstico e tratamento de doenças e distúrbios hormonais e metabólicos, quase sempre relacionados à alimentação. As atribuições envolvem cuidar de doenças ósseas — osteoporose, por exemplo —, diabetes e obesidade.

Quem tem dificuldade na perda de peso deve conciliar o acompanhamento de endocrinologista e nutricionista. Além do tratamento medicamentoso para ‘consertar’ o desequilíbrio do organismo, a dieta individualizada ajuda a conquistar o objetivo ao final do processo.

Diferença entre nutricionista e nutrólogo

Apesar de atuarem na mesma área, nutricionistas e nutrólogos possuem formações diferentes e, consequentemente, trabalham de formas distintas no atendimento clínico. Primeiramente, enquanto o nutricionista fez a graduação em nutrição, o nutrólogo, para receber esse título, precisa cursar medicina e, então, se especializar na área de Nutrologia. 

Além disso, o nutricionista costuma montar planos alimentares para os seus pacientes, de acordo com as necessidades e objetivos pontuados. Entretanto, ele não tem autorização para receitar medicamentos. Os médicos nutrólogos, por sua vez, buscam, por meio das consultas, identificar as necessidades dos pacientes e diminuir o risco do desenvolvimento de doenças. Ao contrário dos nutricionistas, eles podem prescrever remédios caso julguem necessário.

Vitat Cuida

Uma rede completa de saúde, bem-estar e prevenção para você se cuidar por inteiro.

Discover more from Drogasil Manipulação

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading