Saiba o que é e quais são os benefícios da dieta plant based

Uma das dietas que mais vem ganhando fama recentemente é a dieta plant based. Focada principalmente em vegetais, ela envolve muito mais que alimentação.

January 17, 2020
imagem de um prato com diversas frutas e legumas dentro com uma colher ao lado

Proporcionando diversos benefícios para a saúde, uma das dietas que mais vem ganhando fama recentemente é a dieta plant based. Focada principalmente em vegetais, ela envolve muito mais que alimentação.

Neste artigo, explicamos como a dieta plant based funciona, quais são os benefícios que proporciona, os possíveis riscos, alimentos utilizados no processo e muito mais! Confira todos os detalhes.

O que é a dieta plant based?

A plant based diet é uma dieta primordialmente baseada em vegetais, utilizando alimentos minimamente processados e geralmente em suas formas mais naturais. Muitos alimentos que nas refeições comuns são considerados apenas acompanhamentos, aqui ganham protagonismo.

É fundamental destacar que essa dieta não envolve apenas questões como alimentação saudável, mas também valorização dos alimentos, sustentabilidade e até mesmo criatividade na hora de planejar e executar um cardápio de refeições. Esta dieta tem como objetivo fornecer uma alimentação equilibrada e que garante ao organismo, todos os nutrientes necessários para se manter-se bem.

Quais são os benefícios da dieta plant based

Por conta da grande variedade de vegetais, a dieta plant based proporciona diversos benefícios. São tantas as vantagens, que um estudo da Oxford School revelou que se todas as pessoas do planeta adotassem a dieta plant based até 2050, cerca de 8 milhões de mortes ao ano, seriam evitadas.

Isso porque a rotina de alimentação diminuiria radicalmente o número de infartos (32%), diabetes tipo 2 (78%), pressão alta (55%), Alzheimer (53%) câncer em mulheres (34%), entre outras doenças que atingem milhões de pessoas anualmente.

A dieta plant based também melhora bastante o sistema imunológico, hipertensão arterial, colesterol, obesidade… tudo isso porque o organismo recebe muitos micronutrientes, fibras e compostos bioativos.

Além de tudo isso, a dieta plant based é uma grande aliada do planeta, afinal, ajuda a preservar a vida de animais e reduz os problemas causados pela agropecuária, que utiliza mais de 90% da água doce do mundo e destina um terço dessa quantidade para a produção de ração animal.

Quais são os riscos da dieta plant based?

Estudos e especialistas indicam que a dieta planta based não oferece nenhum risco a saúde e nem contraindicações. É preciso ficar atento apenas em relação a consumo das vitaminas B12, que são pouco presentes nos vegetais.

Sua ausência na ingestão de alimentos pode causar impacto principalmente para quem possui hábito de comer muita carne e então decide optar pela dieta plant based. Realize a transição cuidadosamente se este for seu caso. Consulte um especialista e verifique a melhor maneira de consumir o alimento sem afetar a dieta.

Cortar bruscamente ou totalmente esta vitamina, pode causar neuropatias, incontinência, anemia,  urinária, dificuldade para andar, entre outros problemas.

Onde encontrar os alimentos da dieta?

Como a dieta plant based é composta basicamente por vegetais e alimentos orgânicos, você pode procurar esses alimentos em feiras, sessões específicas de supermercados, lojas especializadas em alimentação vegetal, entre outros.

No entanto, é importante ressaltar que nem todos os alimentos orgânicos podem ser incluídos na dieta plant based, em especial aqueles que provém de animais. Entre os alimentos que você pode consumir estão:

  • Frutas (banana, maçã, uva, pêra, mamão, etc)
  • Vegetais (acelga, alface, agrião, couve, escarola, espinafre, repolho, rúcula, alcachofra, brócolis, couve-flor, etc
  • Legumes abóbora, abobrinha, berinjela, chuchu, pepino, pimentão, tomate)
  • Tubérculos (batata, mandioca, inhame, batata-doce, cará)
  • Leguminosas (feijões, grão de bico, lentilha, amendoim)
  • Cereais integrais (arroz, trigo, quinoa)
  • Oleaginosas (castanhas, macadâmia, pistache, nozes)

E aí, o que achou da dieta plant based? Topa fazer? Se sim, consulte seu especialista e inicie uma nova rotina de alimentação, que não apenas vai beneficiar seu corpo, como também o planeta!

Caso tenha uma receita em mãos, envie agora para a Manipulaê e receba os melhores orçamentos das farmácias de manipulação da sua região.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Fórmula manipulada para retenção de líquido

A fórmula manipulada para retenção de líquido, ajuda na diminuição do inchaço corporal. Conheça quais são os principais princípios ativos.

Kathy Ortiz Brianesi

Albumina manipulada: como manipular

A albulmina manipuladas, são proteínas fundamentais para o funcionamento do corpo. Descubra como manipular nas farmácias de manipulação.

Camilla Moraes

Alecrim: quais são seus benefícios e para que serve?

O Alecrim possui diversos benefícios, como ação digestiva, auxilia na ansiedade e dores de cabeça, possuem ação antioxidante e anti-inflamatória.

Kathy Ortiz Brianesi