Dieta Low Carb: descubra os benefícios para a saúde

A dieta Low Carb é conhecida também como dieta cetogênica, sendo um estilo de alimentação que vem crescendo cada vez mais na parte da alimentação. A dieta Low Carb é conhecida pela diminuição da ingestão de alimentos ricos em carboidratos e aumentando o consumo de proteínas.

August 13, 2021
Ovos, pimentão queijo, carnes e sementes postos sobre uma mesa.

A dieta Low Carb é também conhecida como dieta cetogênica, muito adotada por pessoas que querem ter uma opção mais saudável para o emagrecimento, diminuindo a ingestão dos carboidratos, como:

  • Macarrão,
  • Pão,
  • Tapioca.

E aumentando a ingestão de proteínas, como:

  • Ovos,
  • Carnes,
  • Peixe,
  • Frango
  • Gorduras de boa qualidade, como azeite, nozes e abacate.
  • Chuchu,
  • Espinafre
  • Abobrinha.

Outra característica da dieta Low Carb é a ingestão de vegetais, frutas e castanhas, são ricas em antioxidantes, vitaminas e minerais. Ajudando a diminuir os níveis de diabetes, colesterol, triglicerídeos e açúcar, diminuindo as chances de infarto, diabetes e obesidade.

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O uso de alimentos industrializado está fora da dieta Low Carb, sendo totalmente excluídos no cardápio, como:

  • Bacon,
  • Batata frita,
  • Sorvetes,
  • Biscoitos,
  • Bebidas alcoólicas

Eliminando os alimentos industrializados do cardápio do dia a dia, você diminui o peso e contribui para o não aparecimento de câncer, esteatose hepática e obesidade.

Benefícios da dieta Low Carb para a saúde

A dieta Low Carb possui diversos benefícios para a saúde corporal e mental, como:

  • Aumenta a sensação de saciedade, pois o aumento do consumo de proteínas, fibras e gorduras boas promove a saciedade por mais tempo, fazendo com que você não coma muitas vezes por dia e consequentemente comendo o que não deveria.
  • Ajuda no controle da diabetes, regulando o nível de açúcar no sangue.
  • Combate a retenção de líquidos no corpo, pois é uma dieta rica em água e minerais, como o potássio e magnésio, aumentando a produção de urina, eliminando o excesso de líquidos acumulados no corpo.
  • Favorece a perda de peso, por ser uma dieta com pouco carboidrato, há uma redução de calorias totais e um aumento na quantidade de fibras da dieta.
  • Diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, aumentando o colesterol bom HDL e reduzindo os ricos de doenças cardiovasculares.

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Lembrando que para seguir a dieta Low Carb, é fundamental passar em acompanhamento com um médico especialista para entender se essa dieta se encaixa no seu objetivo.

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Alimentos liberados na dieta Low Carb

  • Proteínas magras: frango ou peru sem pele
  • Peixes: salmão, atum, truta, sardinha
  • Frutas: maçã, limão, kiwi, ameixa, goiaba, mamão
  • Vegetais: alface, rúcula, tomate, chuchu, couve-flor
  • Derivados de leite: queijo e iogurtes
  • Gorduras boas: azeite, óleo de coco e manteiga
  • Castanhas: nozes, amêndoas, castanha do pará e amendoim
  • Sementes: chia, linhaça, girassol, abobora e gergelim
  • Bebidas: café e chás sem açúcar.

Na dieta Low Carb, alguns alimentos possuem quantidades moderadas de carboidrato, como feijão, lentilha, arroz integral, batata, aipim, batata doce, inhame e abobora, que são alimentos que fazem bem para o corpo. Essa inclusão ou não dos alimentos é baseado na opção de sua nutricionista ou nutróloga inserir no seu plano alimentar.

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Existem também outros alimentos que podem ser substituídas por conter um índice de carboidrato menor, como o leite pelo leite de coco ou de amêndoa, consumindo em pequenas porções por dia.

Alimentos que não fazem parte da dieta Low Carb

Os alimentos que são riquíssimos em carboidratos são prejudiciais para a dieta, pois ele aumenta o índice glicêmico, não sendo o objetivo da dieta Low Carb. Por isso, é importante evitar alimentos, como:

  • Açúcar: refrigerante, açúcar refinado, sucos de fruta industrializados, doces e adoçantes.
  • Frutas secas: passas, damasco e ameixa
  • Farinhas: tapioca, farinha de trigo branca, pão branco, panquecas, bolos e biscoitos.
  • Cereais: arroz branco, macarrão branco, cuscuz e farofa.

A dica mais importante para manter uma dieta Low Carb, é excluir do plano alimentar qualquer alimento industrializado e com um índice de gordura muito alto, como pizzas, biscoitos, linguiça, batata frita, bebidas alcoólicas e sim focar em alimentos ricos em vitaminas, mineiras e fibras, totalmente naturais.

Existem alguns cuidados com a dieta Low Carb, pois não são todas as pessoas que podem seguir ela, por exemplo: mulheres grávidas ou que estejam em período de amamentação, crianças e adolescentes que estão em fase de crescimento, idosos e pessoas que possuem problemas no rim e fígado.

Por isso, é muito importante passar com um especialista para entender qual a melhor dieta e plano alimentar para você e assim indicar alimentos e suplementos que fazem sentido para o seu objetivo.

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