farmácia de manipulação
farmácia de manipulação
Tempo de leitura: 3 minutos
28 de janeiro de 2020

Uma das dietas que vem virando tendência recentemente é a dieta low carb, que além de garantir uma perda de peso, também proporciona outros diversos benefícios. É justamente sobre ela que vamos falar hoje. Saiba o que é, quais são os benefícios e como iniciar uma dieta low carb!

O que é dieta low carb?

Em inglês, "low" quer dizer “baixo”, enquanto "carb" é a abreviação para “carboidratos”, ou seja, a dieta low carb nada mais é que a redução do consumo de carboidratos nas refeições de diárias. Normalmente a ingestão de carboidratos nessa dieta gira em torno de 20 a 40% das calorias diárias.

Essa redução é feita porque o carboidrato é um alimento que acaba sendo metabolizado de forma mais rápida pelo organismo. Isso faz com que a pessoa sinta fome antes e novamente faça uma refeição. Por outro lado, as proteínas possuem um tempo maior de saciedade, sendo absorvido de forma mais lenta.

Quais carboidratos eliminar na dieta low carb?

É importante ressaltar que os carboidratos não devem ser cortados completamente da sua dieta, mas sim reduzidos. Lembre-se que os carboidratos são uma ótima fonte de energia, ajudam a proteger o cérebro e proporcionam outros diversos benefícios.

Portanto, é necessário apenas selecionar o que comer ou não. Entre os carboidratos que é recomendado reduzir, é possível citar os pães, arroz e macarrão integrais, que são ricos em açúcar. Para equilibrar essa redução, você pode aumentar a quantidade de proteínas, optando por pratos como peixes, frangos, leites e derivados, ovos, entre outros.

As proteínas são fundamentais porque elas ajudam principalmente os músculos, reparando as microlesões e o tornando maiores, principalmente se você está inserido numa rotina de treinos e exercícios.

Quais os principais benefícios da dieta low carb?

A dieta low carb proporciona inúmeros benefícios para a saúde. Entre os principais, é possível citar:

  • Previne diabetes: todos os carboidratos viram açúcar e posteriormente caem na corrente sanguínea. Com isso, o pâncreas precisa produzir insulina com o objetivo de reequilibrar o organismo. Porém, se isso se repete muitas vezes, a insulina passa a não conseguir combater mais esse açúcar, levando ao diabetes. Portanto, reduzindo os carboidratos, você diminui esse risco.
  • Reduz a fome: como já mencionado anteriormente, os carboidratos são digeridos rapidamente pelo organismo e logo você está com fome novamente. Com a dieta low carb, você passará a comer mais proteínas, que possuem uma digestão mais lenta e impedem que você coma com tanta frequência.
  • Emagrece: a dieta low carb também estimula a redução da produção de insulina no corpo, que por sua vez, acaba acelerando a queima da gordura. Do contrário, com os carboidratos, as gorduras se acumulam e consequentemente a pessoa ganhará peso.

Além disso, a dieta low carb também ajuda a elevar os níveis de colesterol bom, controlar a pressão arterial, melhora o bem-estar do organismo, entre outros diversos benefícios.

Como começar a fazer uma dieta low carb?

Antes de qualquer coisa, consulte um especialista, que irá lhe recomendar de que maneira você poderá introduzir essa dieta em sua rotina. Jamais tente mudar sua rotina de alimentação de forma brusca, pois isso pode gerar outros problemas.

Com o próprio profissional ou por meio de pesquisas, monte um cardápio que seja adequado com a sua realidade. Entenda quais os pratos você poderá fazer para aproveitar todos as proteínas, sem esquecer de colocar carboidratos pontuais.

Por fim, persista na dieta e faça aos poucos. Em uma semana você pode parar de comer os pães, na outra diminuir o arroz e assim por diante. Tudo isso, sempre com orientação médica. Combinando uma dieta low carb bem feita com exercícios, em pouco tempo você começará a notar os resultados que espera.

Caso tenha uma receita em mãos, envie agora para a Manipulaê e receba os melhores orçamentos das farmácias de manipulação da sua região.

Kathy Ortiz Brianesi
CRN 40370

Nutricionista – Centro Universitário São Camilo Pós graduada em Nutrição Pediátrica- IPGS

crosstext-align-justify