Dicas para continuar com uma alimentação balanceada no inverno

home | artigos | dicas-para-continuar-com-uma-alimentacao-balanceada-no-inve...

June 29, 2021
Imagem Blog

Dicas para continuar com uma alimentação balanceada no inverno

Inverno é aquela estação do ano que a vontade de comer aumenta. Isso acontece, porque nosso organismo está preparado para funcionar bem com a temperatura corpórea por volta de 36,5º, e para que se mantenha nessa temperatura ou se aqueça, o corpo gasta mais energia. Por isso, a sensação de mais fome.

É importante redobrar a atenção com a alimentação e colocar consciência nas escolhas para que não ocorram exageros. Algumas dicas podem te beneficiar:

  • Varie nos alimentos quentes (sopas e refogados)

Essas preparações são pratos típicos do inverno e ótimas opções para incluir na sua rotina alimentar. Além de ser muito nutritivos e aliados à uma boa saúde. Use alimentos com mais fibras para manter os níveis de saciedade, por exemplo: batata doce, abobrinha, berinjela, vegetais (couve, espinafre, acelga) e etc.

  • Consuma alimentos fonte de gordura ‘’boa’’

As castanhas, amêndoas, amendoim e coco, são opções que podem ser incluídas nos lanches intermediários e contêm nutrientes e fibras auxiliando também na saciedade e na boa nutrição do corpo.

  • Consuma frutas

Elas podem ser quentinhas como a maçã, banana e pera com canela. Você consegue utilizar alimentos saudáveis de forma prazerosa só mudando a forma de preparo. Além do que, nas frutas encontramos vitaminas, minerais e antioxidantes que combatem os radicais livres.

  • Se hidrate

Nesse período a vontade de beber água tende a diminuir. Porém manter uma boa hidratação é essencial, pois a água desempenha um papel importante ao nosso organismo na digestão, transporte de nutrientes, regula a temperatura corporal e etc. Uma dica é usar a água saborizada caso você tenha dificuldades. Abacaxi com hortelã, por exemplo fica uma delícia.

Investir na qualidade alimentar é essencial em qualquer período do ano. Substituir alguns alimentos que promovam mais saciedade irão te ajudar a manter o equilíbrio alimentar. Procure equilíbrio e o prazer em realizar uma alimentação saudável ao longo de sua vida.

Por que devemos nos exercitar mais no inverno?

Com a chegada do inverno as queixas de dores musculares aumentam e isso se origina ao fato do aumento da tensão das fibras musculares, contração dos vasos sanguíneos, dificuldade da vasodilatação e também, a redução da lubrificação nas articulações.

Os músculos se contraem para manter a homeostase, ou seja, o equilíbrio no organismo. Já que, o frio causa essas dificuldades citadas acima.

É normal que no inverno as pessoas diminuam o ritmo da prática de atividade física o que acaba acentuando as dores e rigidez muscular. Além do que, com a diminuição da prática de atividade física, alguns hormônios do bem estar como adrenalina não são liberados, favorecendo a quadros de ansiedade e depressão.

A vontade de comer aumenta, pois, nosso corpo gasta mais energia tentando manter os níveis de temperatura favoráveis ao organismo. Sendo assim, a adesão à uma alimentação mais saudável fica mais evidente com a prática de exercícios constantemente.

Algumas práticas que podem ser realizadas:

Pilates: auxilia no fortalecimento muscular, melhora da consciência corporal, melhora da postura e respiração, redução de medidas e consequentemente uma melhor qualidade de vida. Além do que, se você tem dificuldades com o sono, auxilia a aliviar o estresse e irritabilidade, promovendo um sono de maior qualidade.

Corrida: é um tipo de exercício que você pode fazer em grupo e não precisa de custo algum. Aliás, é necessário que tenha um tênis confortável. Correr traz inúmeros benefícios, dentre regulação da pressão arterial e sintomas de ansiedade. Ele deve ser realizado de forma gradual. Começando pela caminhada, caminha acelerada, corrida ou alternando corrida/caminhada. Sendo assim, sempre terá estímulos para se superar.

Pedalar: é uma ótima pedida para quem está começando. Você pode escolher locais mais planos, sem muito esforço, até ir se adaptando e colocando mais carga. Além disso, pedalar contribui para a definição dos músculos, melhora da frequência cardíaca e também pode ser um meio de transporte e poupando seu estresse no trânsito.

Treino funcional: é um típico de treino mais dinâmico e para aqueles que não gostam de fazer atividade física sozinhos. Foge um pouco do que é convencional da musculação. As séries da atividade não são fixas, deixando o funcional ser diversificado e mantendo os batimentos cardíacos lá em cima, promovendo uma queima calórica acentuada.

Apesar de ser muito importante se exercitar no inverno, vale ressaltar o cuidado que se deve com o corpo. É uma estação muito frita e o cuidado deve ser mantido. Se agasalhe bem, use gorros, luvas, cachecol se necessário para minimizar a perda do calor.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Alimentos antioxídantes para se manter saudável

Os alimentos antioxidantes são substâncias que desempenham funções importantes no nosso organismo como a função de atuar neutralizando a ação dos radicais livres no organismo. Por isso, trouxemos algumas dicas de quais são esses alimentos e porque alimentos antioxidantes fazem bem para o organismo.

Mariana Cristina Micheleto da Silva

Exercício físico ou dieta? Qual a eficácia dos dois juntos para o emagrecimento.

Lisandra Matias

Dicas de receitas saudáveis para o inverno

Mariana Cristina Micheleto da Silva

Envie sua receita de manipulados!
Encontramos os melhores preços para você!