Dicas para continuar com uma alimentação balanceada no inverno

Se manter hidratado e com uma boa alimentação no inverno, são dicas essenciais para a nossa rotina. Por isso, trouxemos algumas dicas de como continuar se alimentando bem no inverno.

June 29, 2021
mulher com um pote com alimentos dentro e segurando uma colher

Se manter hidratado e com uma boa alimentação no inverno, são dicas essenciais para a nossa rotina. Por isso, trouxemos algumas dicas de como continuar se alimentando bem no inverno.

Dicas para continuar com uma alimentação balanceada no inverno

Inverno é aquela estação do ano que a vontade de comer aumenta. Isso acontece, porque nosso organismo está preparado para funcionar bem com a temperatura corpórea por volta de 36,5º, e para que se mantenha nessa temperatura ou se aqueça, o corpo gasta mais energia. Por isso, a sensação de mais fome.

É importante redobrar a atenção com a alimentação e colocar consciência nas escolhas para que não ocorram exageros. Algumas dicas podem te beneficiar:

  • Varie nos alimentos quentes (sopas e refogados)

Essas preparações são pratos típicos do inverno e ótimas opções para incluir na sua rotina alimentar. Além de ser muito nutritivos e aliados à uma boa saúde. Use alimentos com mais fibras para manter os níveis de saciedade, por exemplo: batata doce, abobrinha, berinjela, vegetais (couve, espinafre, acelga) e etc.

  • Consuma alimentos fonte de gordura ‘’boa’’

As castanhas, amêndoas, amendoim e coco, são opções que podem ser incluídas nos lanches intermediários e contêm nutrientes e fibras auxiliando também na saciedade e na boa nutrição do corpo.

  • Consuma frutas

Elas podem ser quentinhas como a maçã, banana e pera com canela. Você consegue utilizar alimentos saudáveis de forma prazerosa só mudando a forma de preparo. Além do que, nas frutas encontramos vitaminas, minerais e antioxidantes que combatem os radicais livres.

  • Se hidrate

Nesse período a vontade de beber água tende a diminuir. Porém manter uma boa hidratação é essencial, pois a água desempenha um papel importante ao nosso organismo na digestão, transporte de nutrientes, regula a temperatura corporal e etc. Uma dica é usar a água saborizada caso você tenha dificuldades. Abacaxi com hortelã, por exemplo fica uma delícia.

Investir na qualidade alimentar é essencial em qualquer período do ano. Substituir alguns alimentos que promovam mais saciedade irão te ajudar a manter o equilíbrio alimentar. Procure equilíbrio e o prazer em realizar uma alimentação saudável ao longo de sua vida.

Por que devemos nos exercitar mais no inverno?

Com a chegada do inverno as queixas de dores musculares aumentam e isso se origina ao fato do aumento da tensão das fibras musculares, contração dos vasos sanguíneos, dificuldade da vasodilatação e também, a redução da lubrificação nas articulações.

Os músculos se contraem para manter a homeostase, ou seja, o equilíbrio no organismo. Já que, o frio causa essas dificuldades citadas acima.

É normal que no inverno as pessoas diminuam o ritmo da prática de atividade física o que acaba acentuando as dores e rigidez muscular. Além do que, com a diminuição da prática de atividade física, alguns hormônios do bem estar como adrenalina não são liberados, favorecendo a quadros de ansiedade e depressão.

A vontade de comer aumenta, pois, nosso corpo gasta mais energia tentando manter os níveis de temperatura favoráveis ao organismo. Sendo assim, a adesão à uma alimentação mais saudável fica mais evidente com a prática de exercícios constantemente.

Algumas práticas que podem ser realizadas:

Pilates: auxilia no fortalecimento muscular, melhora da consciência corporal, melhora da postura e respiração, redução de medidas e consequentemente uma melhor qualidade de vida. Além do que, se você tem dificuldades com o sono, auxilia a aliviar o estresse e irritabilidade, promovendo um sono de maior qualidade.

Corrida: é um tipo de exercício que você pode fazer em grupo e não precisa de custo algum. Aliás, é necessário que tenha um tênis confortável. Correr traz inúmeros benefícios, dentre regulação da pressão arterial e sintomas de ansiedade. Ele deve ser realizado de forma gradual. Começando pela caminhada, caminha acelerada, corrida ou alternando corrida/caminhada. Sendo assim, sempre terá estímulos para se superar.

Pedalar: é uma ótima pedida para quem está começando. Você pode escolher locais mais planos, sem muito esforço, até ir se adaptando e colocando mais carga. Além disso, pedalar contribui para a definição dos músculos, melhora da frequência cardíaca e também pode ser um meio de transporte e poupando seu estresse no trânsito.

Treino funcional: é um típico de treino mais dinâmico e para aqueles que não gostam de fazer atividade física sozinhos. Foge um pouco do que é convencional da musculação. As séries da atividade não são fixas, deixando o funcional ser diversificado e mantendo os batimentos cardíacos lá em cima, promovendo uma queima calórica acentuada.

Apesar de ser muito importante se exercitar no inverno, vale ressaltar o cuidado que se deve com o corpo. É uma estação muito frita e o cuidado deve ser mantido. Se agasalhe bem, use gorros, luvas, cachecol se necessário para minimizar a perda do calor.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Como os remédios naturais te ajudam a manter sua saúde

Os remédios naturais estão tendo um momento sério no cenário do bem-estar neste momento, eles auxiliam a manter a sua saúde em dia com remédios totalmente naturais.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Benefícios da dieta vegana

As dietas veganas são conhecidas por ajudarem as pessoas a perder peso. No entanto, elas oferecem uma série de benefícios adicionais à saúde.

Kathy Ortiz Brianesi

Alimentos que auxiliam no emagrecimento e promovem maior saciedade

Alimentos que ajudam a emagrecer normalmente aumentam sua saciedade pois possuem alto teor de fibras, além de serem ricos de ótimos nutrientes para seu corpo.

Mariana Cristina Micheleto da Silva