farmácia de manipulação
farmácia de manipulação
Tempo de leitura: 3 minutos
25 de julho de 2023

O primeiro passo para emagrecer é abrir mão de hábitos que não são considerados saudáveis, como o sedentarismo e a alimentação inadequada. Mas não é fácil: é preciso muito mais do que força de vontade. Por essa razão, o esforço não precisa ser individual. 

Quem tem o objetivo de perder peso pode contar com o apoio de profissionais como nutricionistas, educadores físicos, além da própria família e amigos. Essa é uma das dicas básicas para emagrecer com saúde. Veja outras!

Trace metas realistas

Quando definimos metas, o processo ganha um objetivo. Mas quando dividimos uma grande meta em etapas menores, fica mais fácil atingi-la. Assim, nosso cérebro encara de forma positiva cada conquista.

Além disso, lembre-se: mantenha a calma e não desanime se você tiver algumas recaídas. As pessoas gastam anos desenvolvendo hábitos não saudáveis e costumam acreditar que podem modificar esse quadro de uma hora para outra. 

Contudo, o emagrecimento faz parte de um processo demorado. Então, transformar a forma de pensar e de se relacionar com a comida leva tempo, e se isso não for levado em consideração, é provável que a motivação seja perdida.

Foco nas vitórias

Foque nas mudanças positivas. Afinal, já diz o ditado: “Feito é melhor que perfeito!”. Por isso, atente-se aos costumes que já conseguiu mudar, em vez de se lamentar pelo que ainda não foi atingido. Exemplo: ainda não está comendo frutas e verduras adequadamente, mas já aumentei o consumo de água!

Esqueça o peso 

Tire o foco do peso. É legítimo querer emagrecer, mas quando nossa saúde paga o preço, seja fazendo muitas restrições ou dietas desequilibradas, o resultado é desastroso. Lembre-se que emagrecer é consequência de uma mudança de comportamento.

Respeite seu corpo

Não fale mal de você, não se critique, não faça comentários maldosos ou depreciativos. Por outro lado, foque nas coisas que você gosta em você e lembre-se que é esse mesmo corpo que também lhe permite fazer coisas maravilhosas como dançar, abraçar e viajar. 

Tenha paciência 

Busque uma relação saudável e equilibrada com a comida. Essa nova relação com os alimentos é um processo mais duradouro e sustentável do que buscar a perda rápida de peso.

Priorize a comida de verdade

É hora abandonar os industrializados e os refinados e dar lugar para frutas, vegetais e grãos integrais;

Beba mais água

Estudos mostram que a água realmente ajuda a acelerar o metabolismo e, embora o efeito possa ser leve, pode causar um impacto maior ao longo do tempo. Da mesma forma, água antes das refeições reduz naturalmente o tamanho porções, o que pode ajudar a evitar excessos.

Pratique exercícios

A atividade física ajuda a reduzir o estresse e a controlar a ansiedade, aumentam a resiliência emocional, melhoram o equilíbrio de hormônios e neurotransmissores e ajudam a manter o peso corporal adequado;

Durma bem

Durante o sono, diversos hormônios reguladores do apetite são produzidos. Por isso, busque dormir, no mínimo, 7 horas por noite.

Aprenda a reconhecer a fome emocional

A fome real desencadeia sinais de natureza física, como uma barriga levemente roncando e a necessidade de combustível. Por outro lado, a fome emocional não tem nada a ver com as necessidades do corpo. Pode ser motivada por hábitos, emoções ou sugestões ambientais – como ver outras pessoas comendo.

Por isso, se você sente fome uma hora depois de comer uma refeição perfeitamente equilibrada, fique atento. Pode ser ansiedade, tédio ou talvez o desejo de recompensa ou conforto. Investigar o relacionamento pessoal com a comida e os motivos por trás das escolhas alimentares pode fornecer uma riqueza de conhecimentos. 

Melhores alimentos para emagrecer

Uma alimentação saudável é a chave para quem quer perder peso. Por isso, listamos quais alimentos são ideais para compor a sua dieta e quais alimentos devem ser evitados. Confira!

  • Frutas: Frutas vermelhas, maçã, pêra, frutas cítricas, melão, uva, banana.
  • Vegetais sem amido: Couve, rúcula, espinafre, brócolis, couve-flor, pimentão, cogumelos, aspargos, tomate.
  • Vegetais ricos em amido: Batata, ervilha, batata-doce, banana, abóbora.
  • Peixes e mariscos: Por exemplo, robalo, salmão, bacalhau, amêijoas, camarão, sardinha, truta, ostras.
  • Ovos.
  • Aves e carne.
  • Fontes de proteínas à base de plantas: Tofu, tempeh.
  • Grãos integrais: aveia, arroz integral, quinoa, cevada, milho.
  • Leguminosas: Grão-de-bico, feijão, lentilha, feijão preto e muito mais.
  • Gorduras saudáveis: Abacates, azeite, coco sem açúcar, óleo de abacate, óleo de coco
  • Produtos lácteos: Iogurte natural com ou sem gordura, kefir e queijos integrais.
  • Sementes e oleaginosas: Amêndoas, macadâmia, sementes de abóbora, nozes, sementes de girassol, manteiga de amendoim natural, manteiga de amêndoa e tahine.
  • Leites à base de plantas sem açúcar: leite de coco, amêndoa e caju.
  • Temperos: Açafrão, alho, orégano, alecrim, pimenta, pimenta preta, sal, etc.
  • Condimentos: Vinagre de maçã, salsa, suco de limão, alho em pó, etc.
  • Bebidas não calóricas: Água, água com gás, café, chá verde, etc.

Certifique-se de comer muitos alimentos ricos em fibras e fontes de proteína de qualidade em cada refeição, já que a proteína é o macronutriente que mais promove saciedade. 

E quais alimentos evitar?

  • Carboidratos refinados;
  • Açúcar adicionado;
  • Frituras;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Bebidas açucaradas.
Vitat Cuida

Uma rede completa de saúde, bem-estar e prevenção para você se cuidar por inteiro.

crosstext-align-justify