Dicas de saúde para 2021: comece com mais qualidade de vida 

5 dicas de saúde para começar 2021 com mais qualidade de vida, saúde e bem-estar

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December 18, 2020
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2020 não foi um ano fácil para cuidar da saúde. Muita gente que tinha uma rotina de vida saudável sentiu dificuldade em continuar assim, devido às academias não serem um lugar tão seguro e as caminhadas ao ar livre também. Poucas pessoas se adaptaram com os exercícios em casa e ainda tem o fator psicológico e a dificuldade de acesso aos exames e consultas de rotina. Porém, o objetivo deste conteúdo é lhe ajudar com algumas estratégias para driblar os impactos negativos e manter uma vida saudável em 2021. Para isso, vamos dar algumas dicas de saúde práticas, que você pode começar a aplicar hoje mesmo.

 

1. Como manter a alimentação equilibrada para quem ainda não tem este hábito

Não queremos falar o clichê, porém verdadeiro, de manter uma alimentação equilibrada. Isso você provavelmente já sabe. Mas queremos lhe apresentar algumas estratégias para tornar isso realidade. 

O que comprar no mercado e como enganar o seu cérebro

Busque substituir suas rotinas alimentares por rotinas mais saudáveis. Em outras palavras: enganar o seu cérebro. Se você costuma sempre comer chocolate à noite assistindo TV e comer aquele sanduíche indispensável, pense no que você pode substituí-los. Por exemplo:

  • Substituir o chocolate por fruta enquanto assiste TV. Ou o sorvete por uvas congeladas. 

  • Substituir o presunto e processados por proteína de verdade. 

  • Substituir o refrigerante por água ou chá gelado.

O importante é entender que o seu cérebro vai ficar estressado se você mudar sua rotina de uma vez. Por isso é importante substituir, de modo que não mude tanto o sistema de recompensa do seu cérebro.

Recomendamos o livro “O poder do hábito”, que aborda muito bem o sistema de recompensas do cérebro.

 

2. Escute música e pratique meditação ao menos 1 vez ao dia

As ondas musicais, por ressoarem nas 7 notas musicais, aproximam a pessoa de uma essência mais natural, o que causa uma harmonia interior e acalma. Você pode usar isso a seu favor e escutar música com mais frequência. Você pode escutar música enquanto trabalha ou até mesmo tirar um tempo para deitar no sofá ou em sua cama, fechar os olhos, e contemplar uma bela melodia. 

Outra prática diária muito positiva para a saúde é a meditação. Apenas ficar 10 minutos parado (a), buscando não pensar em nada, você já filtra seus pensamentos e obtêm mais clareza. Se você está confuso (a), com atitudes imprevisíveis, talvez precise filtrar melhor seus pensamentos e sentimentos para ter mais clareza sobre eles. Não precisa ser a pessoa mais zem do mundo para meditar e nem entrar em um estado de nirvana. Basta parar por 10 minutos, isso já vai ajudar muito a ter mais clareza. 

 

3. Faça consultas regularmente

Essa dica de saúde é muito importante. Faça exames de rotina ao menos 1 vez ao ano. Esses exames contemplam:

  • Hemograma completo

  • Exame cardiovascular 

  • Ultrassom de abdômen total

  • Exame de mama

  • Exame de próstata 

  • E se sentir algum desconforto específico, consultar e falar para o seu médico imediatamente

 

4. Abandone o cigarro, bebida alcoólica e outras substâncias tóxicas 

Se você fuma, provavelmente já ouviu muita gente falar que o cigarro faz mal e todos os problemas que causa. Mas, provavelmente, apesar de saber de tudo isso, não consegue parar e muitas vezes prefere ignorar essas informações negativas sobre o cigarro. É difícil mesmo. Se você não conseguir através de uma força de vontade extrema, suportando a abstinência e a direcionando o seu cérebro a encontrar uma válvula de escape mais saudável do que doces ou outros hábitos destrutivos, tente buscar por tratamentos alternativos. Existem vários tratamentos para quem deseja parar de fumar, mas pode ter certeza que o pior deles é fingir que este não é um problema. 

O consumo de bebida alcoólica é um outro problema que cresceu muito durante a pandemia. Além de engordar e envelhecer a pele, a bebida alcoólica, por ser uma depressora do sistema nervoso, reflete em consequência psicológicas e físicas:

A Associação Médica Americana considera como uma concentração alcoólica capaz de trazer prejuízos ao indivíduo 0.04 gramas de álcool/100 mililitros de sangue. O etanol é uma substância depressora do SNC e afeta diversos neurotransmissores no cerébro, entre eles, o ácido gama-aminobutírico (GABA) e o glutamato.30. Fonte.

As substâncias tóxicas, como drogas ilícitas, são extremamente prejudiciais para a saúde. O ideal é procurar tratamento médico. A busca por um tratamento médico não é sinal de fraqueza, é sinal de que você está cuidando da sua saúde. E quando procurar ajuda? A resposta é desde quando você pensar em fazer uso. Porque desde pensar, significa que o seu cérebro deseja encontrar alguma válvula de escape para um problema maior. Nessa hora, busque por uma terapia, todos precisam, inclusive os psicólogos fazem terapia. Pare com tabus e preconceitos e cuide da sua saúde. 

 

5. Faça terapia. Se até psicólogos (as) fazem terapia, porque você não pode?

Existe um tabu muito grande no Brasil sobre a terapia. Terapia não é para loucos, remédio para doenças psicológicas não é para loucos. Loucura é o preconceito que engloba este tema. Cientificamente, de acordo com pesquisas sobre o comportamento do cérebro humano, todos precisam de terapia, pois ao falar (principalmente com um especialista que saiba direcionar um diálogo e interpretar a comunicação do inconsciente) você entende bloqueios mentais e tem a possibilidade de tratá-los. 

Por isso, faça terapia e volte neste post comentando o quanto isso mudou sua vida. 
 

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