farmácia de manipulação
farmácia de manipulação
Tempo de leitura: 3 minutos
25 de julho de 2019

A cada ano, o número de pessoas detectadas com diabetes cresce em número alarmantes. Isso sem contar aqueles que não sabem que estão com a doença. E grande parte desse problema está exatamente na rotina desses grupos.

Com o dia a dia cada vez mais agitado, as pessoas esquecem da alimentação mais saudável e se exercitar fica em segundo plano. E aí, como sabemos, não tem jeito: o diabetes tipo 2 pode dar as caras.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que em torno de 422 milhões de adultos estão com diabetes no mundo. Se fizermos uma rápida matemática, baseada nos números ditos pelas instituições nacionais e internacionais, cerca de 90% dos diabéticos têm o tipo 2 da doença. Portanto, é bem provável que mais de 370 milhões de pessoas têm o diabetes tipo 2 no mundo.

Mas o que é diabetes? Quais os tipos? De que forma identificar os sintomas? Como tratar essa doença? Abordamos tudo sobre o assunto neste artigo. Confira!

O que é diabetes?

De origem múltipla, a diabetes é uma síndrome metabólica que ocorre por conta da ausência de insulina e/ou da incapacidade da insulina cumprir de forma adequada seus efeitos, podendo causar aumento do açúcar na corrente sanguínea.

Esta síndrome ocorre porque o pâncreas não consegue mais produzir insulina em quantidade suficiente para dar conta de cumprir com as necessidades do corpo, ou porque este hormônio não consegue atuar de maneira correta no organismo. A insulina promove a diminuição da glicemia ao deixar que o açúcar presente no sangue penetre dentro das células para ser usada como fonte de energia.

Quais os tipos de diabetes?

  • Diabetes tipo 1: neste caso, o pâncreas perde a função de fabricar insulina por conta de um defeito do sistema imunológico, ocasionando com que os anticorpos ataquem as células que tem a função de produzir esse hormônio. O tipo 1 atinge cerca de 5 a 10% dos pacientes que sofrem de diabetes.
  • Diabetes tipo 2: já neste caso, uma combinação de dois fatores faz com que a síndrome manifeste-se: redução da secreção de insulina e um defeito na sua ação, conhecido também como resistência à insulina. O diabetes tipo 2 pode ser tratado com medicamentos orais ou injetáveis, no entanto, com o passar do tempo, a doença pode agravar-se caso não seja bem tratada. O diabetes tipo 2 ocorre em aproximadamente 90% dos pacientes que têm diabetes, sendo o caso mais comum.
  • Diabetes Gestacional: amplia a resistência à ação da insulina durante a gravidez, elevando os níveis de glicose no sangue. Pode ou não persistir após o parto e por isso precisa de acompanhamento médico depois da gestação também. A causa exata do diabetes gestacional ainda não é conhecida, mas está relacionada a mecanismos de resistência à insulina.

Veja 6 alimentos que ajudam a controlar a diabete e ainda protegem sua visão.

Quais os sintomas?

A diabetes é uma doença silenciosa, porém é possível perceber alguns sintomas:

  • Poliúria: a pessoa urina demais e, como isso a desidrata, sente muita sede;
  • Aumento do apetite;
  • Alterações visuais;
  • Impotência sexual;
  • Infecções fúngicas na pele e nas unhas;
  • Feridas, especialmente nos membros inferiores, que demoram a cicatrizar;
  • Neuropatias diabéticas provocada pelo comprometimento das terminações nervosas;
  • Distúrbios cardíacos e renais.

Como tratar a diabetes?

O tratamento para o diabetes tipo 1, na qual a pessoa tem a não produção de insulina desde criança ou a partir da adolescência, se baseia na administração de insulina e no controle da glicemia do sangue. No caso do diabetes do tipo 2, uma dieta equilibrada e bem orientada é em grande parte das vezes suficiente para manter a glicemia do sangue e controlar a evolução da doença.

Essa doença não tem cura e deve ser controlada diariamente para evitar complicações mais graves como problemas de visão, pé diabético ou infertilidade por exemplo. A prática de exercícios regulares e de intensidade moderada é fortemente recomendada para manter o diabético compensado.

Tem sua receita de fórmulas manipuladas em mãos? Faça uma cotação gratuita na Manipulaê! Em seguida, nossas farmácias de manipulação parceiras vão lhe enviar orçamentos direto para o seu e-mail. Assim, fica muito mais fácil de você comparar e comprar pelo melhor preço o produto manipulado!

Kathy Ortiz Brianesi
CRN 40370

Nutricionista – Centro Universitário São Camilo Pós graduada em Nutrição Pediátrica- IPGS

crosstext-align-justify