DHA: guia definitivo sobre um dos melhores ativos para o organismo

Encontrado em peixes de água fria, como atum, bacalhau, salmão, o DHA, sigla para docosa-hexaenoic-acid, é um componente que fornece diversos benefícios

Imagem Blog

Encontrado apenas em peixes de água fria, como atum, bacalhau, salmão, sardinha e truta, o DHA, sigla para docosa-hexaenoic-acid, é um componente que pode proporcionar diversos benefícios para o cérebro, especialmente de bebês e crianças.

Neste artigo, fizemos um guia definitivo para lhe ajudar a entender o que é DHA, quais são os benefícios, contra indicações e muito mais. Confira!

O que é DHA?

DHA é um componente específico de um óleo presente em algumas espécies de peixe, como atum, bacalhau, salmão, sardinha e truta. O DHA é classificado como uma boa gordura da cadeia ômega-3.

Este componente, quando adicionado a alimentação, pode proporcionar alguns benefícios para o cérebro, em especial, aqueles que ainda estão em formação, como os casos de bebês e crianças.

O componente vem sendo cada vez mais estudado por profissionais da área de saúde por conta do seu efeito nos neurônios do cérebro. Inclusive, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão diária de aproximadamente 200mg deste ácido-graxo, sem restrições de idade.

Além disso, a Sociedade Brasileira de Pediatria também indica que o DHA pode ser utilizado na alimentação das mulheres durante a gravidez, para que os bebês possam absorver o componente ainda no período da gestação.

Quais os possíveis benefícios que o DHA proporciona?

O DHA age especialmente com os neurônios, podendo proporcionar inúmeros benefícios para os cérebros dos seres humanos, especialmente aqueles que ainda estão formação. Alguns dos principais benefícios que o DHA pode proporcionar são:

  • Aprendizado, memória e fixação: se entrar em contato com o cérebro, o DHA constrói e estrutura uma espécie de capa de gordura chamada bainhas de mielina, que por consequência ajudam na formação das sinapses, a comunicação realizada entre os impulsos nervosos do cérebro. Por conta disso, esse efeito acaba contribuindo de forma significativa para a memória, aprendizagem e fixação do conhecimento, afinal, quanto mais sinapses, melhor o funcionamento cerebral.
  • Concentração: crianças que têm altos níveis de DHA no sangue, possuem maior habilidade para leituras e mais concentração para prestar atenção nos conteúdos que estão sendo repassados em sala de aula por exemplo, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Oxford, Reino Unido, notou que
  • Redução da chance de prematuridade: outro estudo realizado pela Universidade do Kansas indicou que mulheres em período de gravidez que consumiram de forma diária aproximadamente 120 mg de DHA, tiveram menores chances de ter um bebê antes das 34 semanas.
  • Melhora na visão: o DHA também atua na formação e fortalecimento da retina, reduzindo as possibilidades de surgimento de problemas oculares.

Esses são apenas alguns dos benefícios que o DHA pode proporcionar. Como mencionado anteriormente, muitos estudos ainda estão sendo feitos para continuar descobrindo as vantagens em consumir esse componente.

Existe DHA manipulado?

Sim. Como existe uma recomendação de quanto DHA consumir por dia, existem suplementos especialmente fabricados para esta finalidade.

Para comprar o ideal para o seu organismo, é importante que o produto seja manipulado e desta forma, feito em farmácias de manipulação especializadas. Um jeito prático e rápido de encontrar a farmácia perfeita sem muito esforço é procurar online.

O primeiro passo para comprar produto manipulado online é ter a sua receita em mãos. É muito importante que você já tenha consultado o seu médico. E que ele tenha indicado a prescrição do medicamento manipulado que você precisa.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Como a vitalidade influencia na rotina entre pai e filho

Ter uma boa vitalidade entre pai e filho é uma tarefa diária e que vem sendo construída desde o descobrimento da criança na barriga da mãe. É importante manter o relacionamento constante no dia a dia.

Mariana Cristina Micheleto da Silva

Como fazer o seu filho ter uma alimentação nutritiva

A nutrição do seu filho é um dos principais fatores de extrema importância desde o momento de seu nascimento, até a sua fase adulta. Por isso, separamos algumas dicas de como a nutrição impacta no dia a dia do seu filho.

Roberta Saraiva Giroto Patrício

Saúde do homem e a importância na relação entre pai e filho

É muito importante passar todos os cuidados com a saúde do homem, ressaltando a importância de cuidar da saúde mental, corporal e alimentar. E para ajudar ainda mais, trouxemos uma surpresa para você neste material!

Kathy Ortiz Brianesi

Envie sua receita de manipulados!
Encontramos os melhores preços para você!