Dermocosméticos: produtos estéticos para a sua pele

Saiba o que são dermocosméticos, quais os benefícios dos dermocosméticos e onde manipular

September 28, 2021
Mulher sentada na cama passando creme no rosto com alguns produtos em cima da cama e um espelho

Dermocosméticos são produtos que possuem composição farmacológica ativa, composta por atividades terapêuticas, que abordam medicamentos dermatológicos de uso tópico.

Ou seja, são produtos que vão além da epiderme, com ativos que atingem as camadas mais profundas da pele e que trazem melhores resultados, atuando de dentro para fora.

Enquanto os dermocosméticos produzem alterações fisiológicas, provocando alterações na pele, os cosméticos tradicionais atuam com ação instantânea. Melhorando assim, a aparência momentânea, mas não atuam nas reais causas desses problemas.

O campo dos dermocosméticos é um ramo da ciência que combina cosmetologia e dermatologia.

Simplificando, refere-se a produtos de cuidados da pele especializados, produzidos em consulta com dermatologistas para melhorar a aparência da pele e tratar vários problemas relacionados a epiderme.

Como os dermocosméticos funcionam?

Os dermocosméticos são formulados para aplicação local,são feitos para preservar a saúde e a beleza da pele, incluindo couro cabeludo e cabelos.

Diferentes dos produtos de cuidado da pele normais, os dermocosméticos, atuam profundamente na derme, a segunda camada da epiderme. Isso porque as moléculas dos produtos dermocosméticos são mais finas, assim, elas são mais capazes de penetrar nas células da pele.

Leia também: curiosidades sobre os dermocosméticos e cosméticos.

Pensar no termo como definindo a categoria em que beleza e saúde se encontram.

Não estamos falando sobre maquiagem, mas, esses produtos também ajudam a melhorar a aparência, mas não através de cores ou truques de contorno.

Em vez disso, eles ajudam a lidar com problemas de pele específicos que afetam a aparência, como acne, erupções cutâneas, vermelhidão e o indesejado envelhecimento precoce.

De acordo com um estudo de 2014 sobre a ciência dos dermocosméticos: “Originalmente concebidos como preparações para melhorar a aparência pessoal por aplicação direta na pele, os cosméticos agora assumiram um novo papel na dermatologia".

Os cientistas continuam explicando que os avanços científicos “mudaram nossa compreensão da fisiologia normal da pele e como os cosméticos podem modificar sua aparência física e biologicamente”.

Os dermocosméticos são conhecidos por penetrar na pele mais profundamente do que outros produtos convencionais. Eles consistem em moléculas finas que podem passar pela epiderme - a outra camada da pele - para afundar na derme, que é a segunda camada.

Nessa profundidade, os produtos podem ajudar a corrigir problemas que podem estar causando incômodos, ao mesmo tempo em que ajudam a proteger a pele e dar a ela o que a mesma precisa para parecer mais naturalmente bonita e saudável.

Os problemas comuns que os dermocosméticos abordam

Algumas das soluções e melhorias que os dermocosméticos apresentam são:

  • Melhorar a fotoproteção (proteção solar);
  • Trate a pele seca ou envelhecida;
  • Reduz linhas finas e rugas;
  • Reduz os sintomas de doenças inflamatórias da pele, como acne, rosácea, dermatite atópica, psoríase e dermatite seborreica;
  • Pele reativa domada e extrema sensibilidade;
  • Trate doenças do cabelo e das unhas.

Os produtos são geralmente aplicados topicamente na pele, couro cabeludo e cabelo e têm como objetivo melhorar a autoestima e a qualidade de vida de uma pessoa, ao mesmo tempo em que reduzem potencialmente os efeitos negativos de alguns tratamentos de pele.

A categoria está crescendo à medida que mais e mais pessoas sofrem de reações cutâneas relacionadas a alergias e doenças autoimunes que afetam a pele.

O que os dermocosméticos podem fazer pela minha pele sensível?

Dermocosméticos começaram como produtos de cuidados da pele especializados, produzidos com a ajuda de dermatologistas.

O objetivo era melhorar a aparência da pele enquanto tratava de vários problemas de pele, como vermelhidão, acne, inflamação e muito mais.

Assim, desde o início os dermocosméticos são desenvolvidos por meio de extensa pesquisa, e geralmente incluem ferramentas e ingredientes avançados.

Esses produtos são diferentes dos produtos comuns para o cuidado da pele porque são especialmente formulados para prevenir e tratar certos tipos de doenças da pele.

As fórmulas são testadas clinicamente para garantir que têm os efeitos que deveriam ter em qualquer problema que deveriam abordar.

Se o produto é feito para reduzir a vermelhidão da rosácea, por exemplo, a fórmula é direcionada para fazer exatamente isso. Se o objetivo é ajudar a reduzir o aparecimento de acne, novamente, é testado para ter certeza de que funciona.

Isso ocorre porque esses produtos normalmente têm concentrações mais altas de certos ingredientes destinados a tratar esses problemas.

Os próprios ingredientes também devem ser de alto grau, pureza e eficácia - geralmente de grau farmacêutico. Esses ingredientes são então combinados com tecnologia que garante que eles penetrem mais profundamente do que as marcas regulares de cuidados com a pele.

Leia também: 3 curiosidades sobre o dermocosméticos.

Como saber se um produto é um dermocosmético?

Os dermocosméticos estão se tornando cada vez mais populares nos dias de hoje e, até agora, o termo não é regulamentado. Com isso, se o produto cumpre ou não com o objetivo de um verdadeiro dermocosmético é incerto.

Mas, existem pistas que você pode observar. Selecionamos algumas:

Em primeiro lugar, o produto é feito especialmente para pessoas com doenças de pele específicas, portanto, o produto será comercializado para essa condição.

Os produtos são frequentemente formulados para pessoas com pele sensível ou reativa. Assim, contêm ingredientes sabidamente não irritantes e não tóxicos.

Eles são projetados com a ajuda de dermatologistas e contêm ingredientes de alta qualidade e pureza.

Embora os produtos funcionem para todos, se você sofre de algum dos problemas mencionados até aqui, pode ficar muito satisfeito ao experimentá-los.

Benefícios dos dermocosméticos

Na prática, esses produtos são categorizados como cosméticos, mas desenvolvidos com base em pesquisas científicas para garantir sua eficácia e segurança no momento do uso.

São produtos com princípios ativos clinicamente comprovados, com formulações elaboradas a partir de ingredientes funcionais que cuidam e protegem a pele desde o primeiro uso.

Os dermocosméticos têm funções preventivas que vão além da beleza exterior. Eles atuam nas causas dos problemas de pele, reduzindo e até eliminando essas disfunções. Mas, sem a pretensão de tratar doenças.

Diferença entre cosméticos e dermocosméticos

Com a imensa variedade de produtos para a pele disponíveis no mercado, fica difícil saber se os produtos que você tem em casa são cosméticos ou dermocosméticos.

Se você nunca ouviu falar desse termo, é hora de saber exatamente o que você está usando para cuidar da sua pele e da do seu bebê, para torná-la macia, hidratada e principalmente mais saudável e protegida de agentes externos.

Dermocosmético ou cosmético: qual escolher?

Ao escolher um dermocosmético, o cliente está adquirindo um produto que foi criado levando em consideração as especificidades de cada pele,  sejam bebês ou mães.

Sem falar que os resultados de um dermocosmético vão além do efeito imediato, oferecendo ação prolongada que preserva a saúde da pele por muito mais tempo. Isso graças aos testes científicos presentes na formulação de um dermocosmético.

Diversas pesquisas têm sido realizadas para comprovar os benefícios de ingredientes naturais como abacate, girassol, karité e aloe vera em peles delicadas.

Esses ativos possuem propriedades especiais que cuidam, protegem a pele de bebês e crianças.

Onde manipular meus dermocosméticos?

O primeiro passo é consultar um especialista, ou seja, um dermatologista. Esse profissional irá receitar algum manipulado.

Com a receita em mãos, você acessa a nossa plataforma e envia a foto da sua receita. Nós do Manipulaê, iremos selecionar duas das melhores opções de farmácias de manipulação próximas a você.

Aí basta escolher uma delas, responder o formulário com o seu endereço e prontinho, o dermocosmético chega até você.

Pra quê perder tempo pesquisando uma farmácia confiável, se nós fizermos isso por você? Clique aqui e envie a sua receita!

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

O que é forma farmacêutica e via de administração?

Descubra o que é forma farmacêutica, quais as vias de administração e os efeitos de cada uma.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

O farmacêutico pode prescrever? Descubra mais sobre essa profissão

Farmacêutico pode prescrever? Descubra essa e outras informações sobre essa profissão tão importante.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Farmacêutico: saiba mais sobre essa profissão

Saiba como é a rotina e funções de um farmacêutico

Vanessa Luisa P.P Sollitari