Contar calorias é praticamente um hábito para pessoas em dieta e não é à toa que o conceito da vez agora é o déficit calórico. Ao entender e equilibrar a relação entre as calorias ingeridas e as calorias gastas, é possível emagrecer com saúde e atingir bons resultados.
Se você já começou ou se pretende começar uma dieta para perder peso, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o déficit calórico.
Caloria nada mais é do que a medida de energia dos alimentos. Tudo aquilo que comemos fornece uma quantidade de combustível ao nosso corpo que, no caso, são as calorias.
Da mesma forma que o déficit financeiro ocorre quando se gasta mais dinheiro do que se ganha, o déficit calórico nada mais é do que gastar mais calorias do que se ingere ao longo do dia.
Atingir o déficit calórico pode ser uma tarefa bem trabalhosa, visto que nem sempre é fácil saber quantas calorias se gasta em um dia, muito menos quanto se ingere, mas isso não significa que é impossível atingir esse objetivo.
O déficit calórico é o resultado de um balanço energético alimentar negativo, quando o gasto calórico é maior do que a ingestão. Quando o nosso corpo se encontra em déficit calórico, ele começa a queimar gordura e contribui para o processo de emagrecimento.
O principal ponto a ser entendido é que não se pode simplesmente deixar de comer e esperar o emagrecimento. Nosso corpo precisa de calorias para manter todas as nossas funções vitais, como a movimentação e a imunidade, por exemplo, e, por isso, é ideal manter uma dieta que atenda todas as suas necessidades.
Para atingir um balanço energético saudável, devemos agir estrategicamente, buscando um equilíbrio entre a ingestão adequada de calorias e seu respectivo gasto para manter o corpo em bom funcionamento.
Agendar uma consulta com um nutrólogo ou nutricionista é o primeiro passo para aderir ao déficit calórico, afinal, somente esses profissionais serão capazes de criar a melhor estratégia para contemplar suas necessidades e objetivos.
Existem diversas formas de calcular o déficit calórico. Além disso, é sempre importante lembrar que é preciso levar em consideração diversos fatores individuais de cada pessoa para chegar em um resultado exato. Alguns deles são:
Uma alternativa para fazer esse cálculo é utilizar aplicativos nos quais você pode inserir cada alimento que comeu no dia, bem como os exercícios que realizou. No entanto, vale reforçar que o ideal é buscar o auxílio de um nutricionista.
Somente uma pessoa especializada conseguirá estipular o balanço energético ideal para seu corpo, além de medir o seu percentual de gordura e montar uma rotina de dieta e exercícios físicos adequada para que possa atingir o déficit calórico.
O mais importante quando se está buscando emagrecer é entender que não se deve pensar apenas em perder peso, também é preciso uma mudança de mentalidade e de estilo de vida como um todo.
Não adianta fazer dietas mirabolantes, que até conseguem auxiliar na perda de peso, mas depois se tornam insustentáveis. Um emagrecimento saudável só é conquistado quando você respeita os limites do seu corpo!
Incluir exercícios físicos regulares na sua rotina e tratá-los como uma de suas prioridades é fundamental para um balanço energético saudável. Lembre-se que é preciso entender que sua saúde no futuro depende do que você faz no presente.
Ademais, o acompanhamento médico definitivamente é sempre fundamental nessa jornada para o emagrecimento saudável.
Leia também: 14 alimentos que ajudam a emagrecer e a perder barriga
Os alimentos com grandes quantidades de calorias por porção que devem ser evitados para quem busca entrar em déficit calórico são:
A suplementação costuma ser bastante indicada por nutricionistas e nutrólogos que prescrevem o déficit calórico, afinal, ingerir vitaminas concentradas é uma ótima forma de repor nutrientes importantes que podem ficar de fora da sua dieta.
Por isso, se você quer perder peso sem comprometer o seu bem-estar e a sua saúde, converse com o seu médico sobre o uso de uma suplementação manipulada para te ajudar no seu déficit calórico.
Leia também: Quais são os ativos manipulados que auxiliam no emagrecimento
As fórmulas personalizadas prescritas por esses profissionais levam em conta todas as suas características individuais e ainda são produzidas na quantidade certa para que não haja desperdício.
Além disso, agora você já pode comprar fórmulas manipuladas com muito mais praticidade e economia: basta enviar a sua receita para a Manipulaê que nós fazemos tudo 100% online para você!
Agora que você já sabe tudo sobre o déficit calórico, não deixe de agendar a sua consulta para garantir que tudo seja feito da forma mais saudável possível!
Há mais de 7 anos cuidando da sua saúde de forma personalizada.