Tempo de leitura: 2 minutos
3 de novembro de 2022

O princípio ativo das pomadas tópicas bepantriz e bepantol é o D-Pantenol, um emoliente cutâneo de uso adulto e pediátrico, indicado em tratamentos de dermatoses atópicas e utilizado como hidratante e cicatrizante. 

Na pele, o Pantenol é biotransformado em vitamina B5 (ácido pantotênico), cujos benefícios estão relacionados à redução de danos de radiação solar, prevenção de rugas, diminuição de linhas de expressão, hidratante e estimulante da regeneração da pele.

D-Pantenol de uso tópico aumenta a mobilidade do extrato córneo que funciona como barreira da pele, além de modular expressões gênicas cicatrizantes.

Uma pomada ou creme a base de D-Pantenol pode ser muito versátil contando apenas seu uso tópico. Confira 6 possibilidades de usos e benefícios terapêuticos, listados a seguir:

Dermatites atópicas

  • Condições que ocorrem principalmente na infância levando ao aparecimento de lesões e coceiras. Em casos leves a moderados, D-Pantenol tópico é indicado como prevenção e/ou como tratamento alternativo. 

Assaduras

  • D-Pantenol tópico é eficaz na prevenção e tratamento de assaduras em bebês em conjunto com uso de sabonetes neutros, secagem da área íntima e outras medidas preventivas. Confira mais em 7 dicas para evitar assaduras em bebês.

Cicatrização de feridas

  • O processo de cicatrização é acelerado pelo uso de D-Pantenol tópico, pois aumenta a proliferação, a migração e a fixação de fibroblastos, além de auxiliar na síntese de colágeno.

Mamilos rachados

  • Podem aparecer durante o período de amamentação. Uma dica: Usar D-Pantenol tópico logo após o aleitamento e não ultrapassando 4 vezes ao dia, limpando sempre antes de amamentar novamente. Consulte um profissional qualificado em caso de dúvidas. 

Pós-operatório

  • Alguns procedimentos médicos resultam em feridas superficiais. A fim de evitar problemas estéticos, o uso tópico de D-Pantenol deve ser feito precocemente para uma excelente recuperação da pele. 

Tatuagem

  • Um diferencial tem sido a inclusão de óleo de amêndoas e lanolina nas formulações das linhas Bepantriz e Bepantol, estes excipientes são promissores para uso em tatuagens, pois eles agem em sinergia na hidratação e manutenção da pele, conservando a pele e o desenho. 

É importante lembrar que há outras formas farmacêuticas à base de D-Pantenol, como sprays, loções e cremes hidratantes, além de formulações que acrescentam outros compostos que potencializam efeitos na pele do corpo e do rosto e inclusive há uma vasta aplicação no cabelo. Para saber mais, confira o artigo D-pantenol: benefícios para o seu cabelo

É importante verificar com um profissional qualificado qual forma e fórmula se adequa melhor a sua necessidade. Nesse sentido, apesar do mercado oferecer uma série de medicamentos comerciais diferenciados, a manipulação de produtos contendo D-Pantenol pode ser vantajosa, com uma prescrição adequada e individualizada. 

Recomendação de uso de pomadas D-Pantenol

A aplicação de 1 a 3 vezes ao dia é o suficiente para se ter um excelente resultado. A Pomada D-Pantenol de uso tópico é aplicada diretamente na pele lesionada ou ressecada. Cremes precisam ser massageados até a completa absorção do produto, enquanto sprays não demandam espalhamento.

Se você tem uma prescrição médica e precisa comprar o seu manipulado, não perca tempo, envie sua receita! A Manipulaê lhe entrega o melhor orçamento para a sua região.

Davi Franco
CRF: 99406

Graduado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Pará (2020). Pós-graduado em Química Analítica e Fitoterapia Atuante no Mercado Farmacêutico, tendo experiência como Farmacêutico Responsável Técnico.

Discover more from Drogasil Manipulação

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading