Cuidados específicos que precisamos ter no inverno

Com o inverno chegando, é muito importante manter uma alimentação e hidratação corporal e da pele para se manter com a imunidade alta com as baixas temperaturas.

June 08, 2021
mulher com um xícara na mão

Com o inverno chegando, é muito importante manter uma alimentação e hidratação corporal e da pele para se manter com a imunidade alta com as baixas temperaturas.    

Por que é tão importante redobrar os cuidados no inverno

Com a chegada do inverno ocorrem muitas mudanças que interferem na saúde e os cuidados precisam ser intensificados no inverno. Cuidar da alimentação neste período é fundamental para manter um estado de saúde favorável, principalmente neste período que estamos vivendo de pandemia.

A queda na temperatura e a baixa umidade do ar e ainda associada a fatores como poluição, podem interferir na imunidade e deixar o organismo propenso ao surgimento de algumas doenças que são mais comuns no inverno como os resfriados, sinusite e até pneumonia.

Quais são os melhores alimentos para se consumir no inverno

Uma alimentação equilibrada e balanceada é fundamental seguir o ano todo. Neste período de inverno é interessante prestar a tenção e intensificar o consumo de alimentos fontes de vitamina C que estão presentes nas frutas como:

  • Goiaba,
  • Kiwi,
  • Laranja,
  • Limão.

Essa vitamina melhora a imunidade e também auxilia na síntese de colágeno muito importante para manutenção da qualidade da pele no inverno. Além desses alimentos o consumo de própolis, gengibre e canela são interessantes para serem incluídos na rotina pois auxiliam na manutenção da saúde por ter ação antioxidantes e anti-inflamatória.

Nós estamos expostos de forma constante a vários vírus e se o nosso sistema imunológico estiver deficiente os vírus terminam ganhando essa batalha. Então reforçar a alimentação com uma dieta equilibrada aliada a um estilo de vida saudável, sono regular e utilização de alimentos que potencializam o sistema imune é essencial para passar esse período de inverno de forma saudável.

A vitamina C é um aliado da saúde, essa vitamina é considerada essencial porque não é sintetizada por nós e devemos obtê-la através da alimentação ou suplementos. A vitamina C atua na cicatrização de feridas, auxilia no funcionamento de certas enzimas e possui efeitos imunomoduladores. Além desses benefícios a vitamina C também é um antioxidante potente auxiliando na eliminação de radicais livres que são substâncias que danificam nossas células.

Outro nutriente em destaque é o zinco que está presente nas carnes, nozes, ovos, leguminosas como grão de bico e lentilha dentre outros. Ele participa de muitos processos metabólicos e no funcionamento de muitas enzimas. Quando esse nutriente está baixo observa-se uma imunidade deprimida que pode levar ao aumento de infecções.

A sua deficiência está associada ao comprometimento e desenvolvimento das funções adequadas das células do sistema imunológico. Além desses nutrientes manter a ingestão de água é fundamental. No frio as pessoas tendem a diminuírem a ingestão de água que é fundamental para hidratação da pele e funções metabólicas.

Quais são os alimentos que não são recomendados no inverno

No inverno o cuidado tem que ser redobrado principalmente com os alimentos gordurosos, açucarados e produtos ricos em corantes e industrializados. Muitas pessoas relatam sensação de fome aumentada durante o inverno e precisam ter um controle para que não haja ganho de peso excessivo.

Cuidar da saúde e ter hábitos alimentares saudáveis devem fazer parte da rotina diária, assim como um boa noite de sono e atividade física moderada regular. Consumir alimentos saudáveis como:

  • Fruta,
  • Legumes,
  • Verduras,
  • Grãos integrais,
  • Leguminosas,
  • Carnes magras.

Auxiliam na saúde por conter compostos bioativos que auxiliam no sistema imune.

Por que é importante consumir ainda mais vitaminas e colágenos no inverno

O clima frio, seco e banhos quentes contribui para uma pele mais ressecada e pode até causar rachaduras. O consumo de colágeno no inverno auxilia na hidratação da pele. O colágeno é uma proteína presente em nosso organismo. Essa proteína contribui com a melhora da elasticidade e resistência da pele, saúde das unhas e cabelos.

Com o envelhecimento observamos uma redução do colágeno no organismo, sendo notado a partir dos 30 anos. A sua deficiência está relacionada ao aparecimento de rugas, ressecamento da pele e esses sinais podem estar associados a inúmeros fatores como a genética, alimentação e estilo de vida.

A vitamina C além de promover uma melhora na imunidade também contribui para aumentar a síntese de colágeno quando são ingeridas em conjunto.

Leia também, vitaminas manipuladas para cabelos e unhas.

Quais são os efeitos das vitaminas na pele no inverno

O consumo de vitaminas é essencial porque elas atuam na ativação de inúmeros cofatores ativando ou desligando para que promovam a homeostase do organismo.

A vitamina A por exemplo participa da renovação celular, a vitamina C como vimos auxilia na síntese do colágeno, a vitamina E é conhecida como um potente antioxidante evitando o envelhecimento da pele. Essas vitaminas estão presentes nos alimentos, mas em algumas situações após a avaliação individual realizada por um profissional a suplementação pode ser indicada.

Quais produtos são indicados a usar

No inverno é interessante hidratar bem a pele do corpo, mãos e lábios. Procure um dermatologista esse profissional irá avaliar o melhor produto a ser utilizado no inverno.

Porque sentimentos mais fome no inverno

Durante o inverno o corpo trabalha mais para que possa manter a temperatura e termina gastando mais energia. Esse mecanismo contribui para a sensação de fome e procuramos por alimentos mais quentes e mais calóricos.

A sugestão é ingerir caldos feitos com legumes e hortaliças, evite a adição de carnes processadas como a calabresa, bacon e outros produtos embutidos. Esses caldos podem ser preparados com carnes magras como patinho bovino, musculo e peito de frango.

Os alimentos termogênicos ajudam no inverno?

Os alimentos que podem serem utilizados no inverno e que apresentam funções termogênicas são canela, gengibre e chá verde. O gengibre é uma especiaria trazida da índia e tem sido muito recomendado e reconhecido devido a suas atividades termogênicas e ação em resfriados. Dentre as propriedades do gengibre destacam-se a ação termogênica, ação antimicrobiana, anti-inflamatória, diurética, antipirética, hepatoprotetora e antioxidante.

Dentre os inúmeros benefícios observados com a ingestão do gengibre vale destacar a sua ação na redução do peso, devido ao seu potencial efeito termogênico capaz de aumentar o metabolismo e a queima de gordura.

Em geral os alimentos gastam energia para que sejam digeridos e possuem capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, aumentando a queima de gordura induzindo o metabolismo a trabalhar num ritmo mais acelerado, gastando assim, mais calorias sendo estes classificados como termogênicos.

A canela assim como o gengibre possui efeitos termogênicos e auxilia no emagrecimento porque tem a capacidade de acelerar o metabolismo, ela auxilia ainda na redução dos níveis de colesterol, triglicérides e glicose. Possui também ação antioxidante e anti-inflamatória auxiliando no combate a muitas doenças.

O chá verde é proveniente da planta Camellia sinensis que possui substâncias como as catequinas e flavonóides que tem ação termogênica, antioxidantes, quimioprotetora e antiinflamatórias. Essas substâncias são capazes de reduzir a absorção de gorduras e carboidratos no organismo além de outras funções importantes.

Introduzir esses alimentos na rotina se faz interessante devido ao seu efeito termogênico e também pela ação anti-inflamatória e antioxidante que exerce.

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