Todo o inverno é a mesma coisa: bastam as temperaturas caírem para a pele começar a sentir os efeitos e ressecar. Mas o que fazer para resolver esse drama? Conheça algumas dicas de ouro de cuidados com a pele no inverno.
Alguns produtos podem ser usados para manter a pele hidratada durante o inverno, como sabonetes suaves e hidratantes, que ressecam menos. Além disso, a manteiga de karité, glicerina, vitamina E, uréia e os antioxidantes, também podem fazer muita diferença, pois são ativos potentes. Lembre-se de que a hidratação cutânea é fundamental e deve ser intensificada, especialmente, nessa época do ano.
Com pequenas atitudes, você pode evitar ao menos diminuir o ressecamento da pele. Alguns exemplos:
O tempo gelado e seco faz com que a pele perca água mais facilmente. O clima fica mais seco, os banhos ficam mais quentes e as pessoas bebem menos água. Esse conjunto de fatores faz com que a pele fique menos hidratada e consequentemente ressecada durante esta época do ano.
A pele ressecada é marcada por um nível irregular de água na epiderme, a camada mais superficial da pele. Tantos os homens, quanto as mulheres podem ser afetados por esse ressecamento, porém, a situação pode agravar-se em idosos, que possuem uma tendência maior de sofrer com esse sintoma. Isso ocorre porque a quantidade de óleos e lubrificantes naturais produzidos pelo corpo, tende a diminuir com a idade.
Geralmente as mãos, braços e a parte inferior das pernas são as áreas em que a pele fica mais ressecada. Alguns dos fatores que ajudam a estimular esse ressecamento é a umidade do ar, uso de água quente nos banhos, e temperaturas elevadas ou muito frias interferem na hidratação natural da pele.
Descascamento da pele ou pele escamosa, é a perda da epiderme em grande escala e em formato de “flocos”, parecido com as escamas dos animais. Esse descascamento pode acontecer devido a uma grande variedade de fatores, desde danos diretos à pele, como queimaduras, até infecções e doenças mais graves.
Como a pele está em constante exposição a elementos ambientais, como à chuva, vento, calor, clima seco ou úmido demais etc., isso pode irritá-la. Essa irritação, quando acontece repetidas vezes, pode levar ao surgimento das escamas. Além disso, as escamas também podem aparecer relacionadas a outros problemas, normalmente acompanhadas de coceira.
Há mais de 7 anos cuidando da sua saúde de forma personalizada.