A creatinina é um resíduo, ela deve ser retirada de nosso corpo, cabendo aos rins a responsabilidade de retirá-la do sangue para ser excretada na urina.
Quando os rins não estão muito saudáveis, eles começam a falhar nessa eliminação de creatinina, que por sua vez, vai estar com níveis elevados no sangue.
A dosagem de creatinina sérica (no sangue) geralmente é feita através de amostra de sangue, retirada por profissional habilitado por meio da inserção de uma agulha em uma veia do braço.
Alguns médicos indicam um jejum de 3 horas sem a ingesta de alimentos e outros indicam que não é necessário. Além disso, é importante não comer carne vermelha nas 24h antes de fazer o exame, pois isso pode alterar os resultados.
Outra forma de mensurar a creatinina é a dosagem urinária, sendo necessário coletar a urina do paciente ao longo de 24h, geralmente por meio de sonda vesical.
A dosagem de creatinina serve para avaliar o funcionamento dos rins e é muito solicitada pelos médicos tanto em hospitais quanto em consultórios, sendo um exame ótimo e de baixo custo.
Muitas vezes é solicitado junto a uma dosagem de ureia, que também ajuda bastante na avaliação da função renal.
Pode ser pedido tanto para avaliar a evolução de um paciente com doença renal previamente conhecida quando para o rastreio em pacientes previamente saudáveis.
Como já explicado, os médicos podem solicitar este exame em diversas ocasiões, sendo necessário uma consulta como um profissional para que ele realize a solicitação deste e de outros exames de acordo com a sua necessidade.
No entanto, como o exame de creatinina avalia o funcionamento dos rins é importante ficar atento para possíveis sinais do seu mau funcionamento, como:
· Fadiga;
· Edema (Inchaço) ao redor dos olhos;
· Edema nos pés e/ou tornozelos;
· Diminuição do apetite;
· Dor ao urinar;
· Urina espumosa ou com sangue;
· Ausência de urina;
Também é importante atentar para os fatores de risco para doenças renais, como:
· Hipertensão arterial (pressão alta);
· Histórico familiar;
· Doenças autoimunes, como o lúpus eritematoso sistêmico.
Para a adequada análise dos resultados do exame de creatinina é necessário mostra-los ao médico que os solicitou, para que ele possa lhe fornecer uma orientação adequada para a sua situação particular.
Em geral, muitas situações podem cursar com aumento de creatinina, como:
· Doenças autoimunes;
· Doença renal crônica ou aguda;
· Trato urinário bloqueado;
· Insuficiência cardíaca;
· Complicações do diabetes.
No entanto, também existem situações onde os valores de creatinina aumentam sem que isso necessariamente signifique a presença de uma doença, como:
· Gravidez;
· Exercício intenso;
· Dieta rica em carne vermelha;
· Uso de certos medicamentos.
Dessa forma, é de suma importância que seus resultados sejam avaliados por um médico de sua confiança.
De acordo com os resultados de seu exame de creatinina, seu médico pode indicar medicamentos e ao adquiri-los é necessária a escolha de medicamentos de qualidade, sendo os manipulados uma excelente opção e para isso é importante que o produto seja feito em farmácias de manipulação especializadas.
Um jeito prático e rápido de encontrar a farmácia perfeita sem muito esforço é procurar online. O primeiro passo para comprar produto manipulado online é ter a sua receita em mãos. É muito importante que você já tenha consultado o seu médico. E que ele tenha indicado a prescrição do medicamento manipulado que você precisa.
O segundo passo para comprar medicamentos manipulados online é encontrar o melhor preço. Afinal, essa é uma das principais vantagens de comprar online. Vamos facilitar ainda mais a compra dos seus medicamentos. Envie a sua receita gratuitamente e receba o nosso melhor orçamento.
Há mais de 7 anos cuidando da sua saúde de forma personalizada.