O Covid 19 surgiu como um novo patógeno para humanos, primeiramente, na China no final de 2019 e tem sido combatida mundialmente com esforços constantes para deter sua propagação.
Este tipo de vírus não possui um material genético de DNA e sim de RNA , de sentido positivo não segmentado e envelopado. Com grande conteúdo gênico.
Possui, também, como características a conservação genética, genes acessórios e replicases.- transcripitases como suas próprias enzimas.
O conteúdo genético é embalado por um capsídeo helicoidal formado por proteínas do nucleocapsídeo e, cercado por um envelope.
A transmissão do vírus se dá através do contato com outro humano infectado, que ao tossir ou espirrar libera gotículas no ar que entram em contato com a outra pessoa e assim o vírus se propaga.
Estudos sugerem que o vírus pode permanecer no ar por até 3 horas
Reação em Cadeia da Polimerase - Transcriptase Reversa em tempo real (RT-PCR)
Método:
O profissional da saúde introduz um swab nasofaríngeo para extrair a amostra contendo o material genético viral a ser e analisado.
Coloca-se a amostra no aparelho de RT-PCR, um termociclador automatizado, que contém todos os materiais essenciais para gerar um DNA complementar que é amplificado via eletroforese em gel.
A reação em cadeia da polimerase que dá o nome ao teste é uma replicação do material genético encontrado, porém, neste caso, como o vírus é composto por RNA, a amplificação será da molécula complementar, ou seja, de DN. Após esse passo , é feita a pesquisa para ver se o material corresponde ao do vírus, se encontrado irá caracterizar o teste positivo.
Teste rápido
Método:
O teste rápido se baseia na função antígeno- anticorpo. Coloca-se a amostra para reagir em uma placa com um ofício chamado de poço, na medicina laboratorial, se o teste acusar a presença do anticorpo, pode-se concluir que há infecção e também em qual fase ela está dependendo do tipo de imunoglobulina presente.
Os sintomas da covid -19 são, geralmente, mais agressivos do que os da gripe, e incluem:
Com o surgimento das sub variantes tem sido cada vez mais difícil diferenciar a Covid 19 de outras gripes, o recomendado é fazer a testagem para evitar a contaminação de outras pessoas pelo vírus.
Devemos lembrar que o SUS disponibiliza as doses das
vacinas e é muito importante estar com a imunização em dia, as metodologias vacinais correspondem a um menor risco perante o enfrentamento da doença sem a imunização.
Estudos sobre essa doença estão sendo feitos, a cada dia surgem atualizações para melhor compreendermos como esse vírus se comporta e como devemos combatê-lo.
Você precisa de um medicamento manipulado? Envie para nós a sua receita aqui e tenha um orçamento sem sair de casa.
Biomédica habilitada em Análises Clínicas, Pós Graduada em Auditoria dos Serviços da Saúde, mestranda no Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Unifesp. Atualmente trabalha nas pesquisas do BEST- Laboratório de Biologia do Estresse.