Conheça quais são as vitaminas importantes para o exercício físico.

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June 29, 2021
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Conheça quais são as vitaminas importantes para o exercício físico

As vitaminas são uma classe de substâncias orgânicas complexas encontradas em pequenas quantidades em boa parte dos alimentos. No total, são treze vitaminas já isoladas, analisadas, classificadas e sintetizadas e que apresentam recomendação de ingestão. As vitaminas atuam incialmente como reguladoras das funções metabólicas e muitas delas, como as do complexo B, exercem papel fundamental no metabolismo energético para o desempenho físico.


Classificação:

As vitaminas são classificadas em dois grupos: as lipossolúveis (solúveis em gordura) e as hidrossolúveis (solúveis em água). As vitaminas: A, D, E e K são lipossolúveis; já a vitamina C e as do complexo B (tiamina (B1); riboflavina (B2); niacina (B3); ácido pantotênico (B5); piridoxina (B6); cobalamina (B12); biotina (H); e ácido fólico (B11)) são hidrossolúveis.


Recomendação:

Em relação a recomendação da ingestão de vitaminas, deve-se limitar a 100% da ingestão dietética de referência (IDR) que é o guia para se determinar as necessidades nutricionais. As recomendações incluem não apenas as ingestões diárias planejadas para a manutenção da saúde, mas também os níveis de ingestão máxima dessas vitaminas para reduzir a probabilidade de lesão decorrente de uma ingestão excessiva.


Vitaminas do complexo B:

O aumento do metabolismo energético na prática de atividade física provoca uma necessidade maior de vitaminas do complexo B, isso devido a ação como coenzimas envolvidas na produção de energia para o corpo.


Vitamina C e os Antioxidantes:

A vitamina C ou ácido ascórbico apresenta múltiplas funções, dentre elas a de ação antioxidante. Quando ingerida dentro das concentrações recomendadas oferece proteção as células saudáveis do nosso organismo contra a ação dos chamados: radicais livres. Além do ácido ascórbico outras vitaminas também desempenham essa função protetora, como a vitamina A e E.


Portanto a atividade física aumenta o metabolismo e consequentemente aumenta a produção de radicais livres potencialmente prejudiciais. No entanto, as defesas normais do organismo associada a uma dieta diária com alimentos ricos em vitaminas antioxidantes e minerais diminui esse estresse oxidativo sem causar prejuízos a saúde.


A menos que o indivíduo tenha deficiência de um determinado nutriente, a suplementação desse nutriente não tem efeitos importantes sobre o desempenho físico e o excesso do consumo também não potencializam os resultados. Vale ressaltar a importância de um acompanhamento nutricional para ajustar o aporte das vitaminas pela alimentação e avaliar individualmente se há a necessidade de suplementação.

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