Como prevenir o câncer de mama: principais cuidados

Neste artigo iremos falar como prevenir o câncer de mama com cuidados diários, desde alimentação, suplementação e autoexame.

October 26, 2021
Mulher com vestido branco tocando os seios para prevenção ao câncer

Como prevenir o câncer de mama? é uma pergunta frequente, principalmente no mês de outubro, quando ocorre a campanha de prevenção. 

O câncer de mama é uma doença muito preocupante para as mulheres, devido ao aumento e do risco de óbito. 

Por conta disso é tão importante falar sobre as formas de prevenir o câncer de mama, bem como os cuidados que o corpo feminino exige para diminuir as chances de desenvolver a doença. 

A criação do Outubro Rosa ajuda muito a disseminar mais informações a respeito de como combater o câncer de mama, indicando os principais cuidados a ter para evitar que a doença se desenvolva. 

Contudo, a grande verdade é que a prevenção a essa doença não pode durar apenas um mês. 

O câncer de mama deve ser combatido de forma diária, com a realização de testes e a adoção de precauções. Toda mulher pode, por exemplo, realizar o exame de toque em si mesma. Assim, pode tentar sentir se há algum nódulo na mama. 

Além disso, alguns cuidados especiais com a alimentação podem maximizar as suas chances de combater ou de evitar a doença. 

Mas, afinal, como prevenir o câncer de mama? A seguir, veja algumas dicas poderosas a esse respeito.

Alimentação e atividade física

A alimentação correta e a prática de atividades físicas são duas fórmulas universais para evitar doenças. 

Assim, é necessário unir essas duas partes de uma vida saudável para se precaver, também, contra o câncer de mama. Em relação à dieta, sabe-se que o câncer de mama se desenvolve mais facilmente em mulheres que estão acima do peso. 

Assim, seguir uma dieta equilibrada aumenta as chances de sucesso na luta contra a doença – além, é claro, de evitar que o câncer de desenvolva com facilidade nos estágios iniciais. Sobretudo após a menopausa, é necessário que a mulher tenha atenção especial àquilo que faz parte da sua alimentação. 

Pois, uma vez acima do peso, pode ser complicado retomar a boa forma e se manter saudável contra o câncer de mama. Além disso, as atividades físicas ajudam muito no combate ao câncer de mama. 

Também pelo fator da obesidade, que facilita a proliferação das células cancerígenas, fazer exercícios é uma bela opção de evitar a chegada do câncer. Não é necessário que a mulher vire uma atleta de alto rendimento do dia para a noite, exercícios diários e feitos sob a supervisão de um profissional é suficiente.  

É preciso dedicação para dar os primeiros passos e começar a se mexer de alguma maneira. A dica é encontrar algo de que gosta, pois assim será mais simples realizar as atividades físicas.

Mamografia anual e autoexame

Para prevenir o câncer de mama, antes é necessário estar atento a ele. Dessa forma, a melhor forma de prevenção se dá realizando testes periódicos em si própria. 

Seja a partir da mamografia anual ou mesmo com a ajuda do autoexame, a verdade é que descobrir o câncer de mama ainda nos estágios iniciais ajuda muito no tratamento posterior. 

Se descoberto com antecedência, portanto, o câncer de mama se torna menos intenso e mais simples de curar. Pense que o tempo joga no seu time, então previna-se de forma constante. 

A mamografia, por exemplo, é recomendada a todas as mulheres acima dos 40 anos – se possível, de maneira anual. Pois esse exame é a forma mais certeira de confirmar ou negar a presença do câncer. 

Além disso, outro exame que ajuda muito é o de toque, aquele que a mulher faz em si mesma. 

Embora não seja cientificamente garantido, é uma forma de encontrar algum tipo de problema em seu corpo de forma precoce. Para tal, recomenda-se que a mulher apalpe a mama, buscando por imperfeições. 

O que buscar na hora ao realizar o autoexame?

  • Ondulações anormais;
  • Caroços na mama;
  • Feridas;
  • Secreções pelo mamilo;
  • E qualquer outra forma de anormalidade.


Assim, a mulher saberá o que é normal e o que não é em sua mama. Logo, quando algo anormal surgir, haverá a chance de descobrir com rapidez e procurar ajuda médica.


Sol, fumo e álcool


Há muitos mitos na relação entre o câncer de mama e a exposição ao sol. Muitas pessoas pensam que o sol pode ser um perigo para a mulher que já tem o câncer ou mesmo para aquelas que são propensas a desenvolvê-lo. 

Mas a verdade é que a leve exposição ao sol faz muito bem ao corpo. Tomar um banho de sol de 10 minutos, antes das 10h00 ou depois das 16h00, é muito recomendado. 

Essa é uma maneira de adquirir a vitamina D, muito importante para o funcionamento correto do corpo; vitamina essa que o corpo humano não produz sozinho. Já sobre o fumo e o álcool, o melhor a fazer é evitar ambos. 

Diversos estudos mostram que fumar, a longo prazo, pode aumentar muito o risco de desenvolvimento de câncer de mama. O mesmo vale para as bebidas alcoólicas, que também devem ser evitadas como meio de prevenir o câncer de mama.


Consuma menos gorduras saturadas

As gorduras saturadas podem ser um perigo para quem deseja prevenir o câncer de mama. Isso porque esse tipo de gordura, segundo estudos especializados, aumentam em cerca de 28% o risco de câncer de mama. 

O efeito acontece porque as gorduras saturadas destroem o colesterol e ainda prejudicam o fígado, fazendo com que o corpo feminino passe por desequilíbrios.

Assim, essas gorduras se ligam ainda aos receptores de estrogênio, gerando um crescimento rápido das células tumorais na região da mama. Alimentos processados, como um todo, são ricos em gorduras saturadas. 

Por conta disso, o melhor a fazer como meio de prevenir o câncer de mama é consumir mais alimentos orgânicos. A comida natural ajuda a fornecer muitos nutrientes ao corpo, como vitaminas e outras substâncias. Dessa maneira, torna o seu organismo mais forte para a luta contra o câncer de mama. 

Por outro lado, as gorduras saturadas e os alimentos processados em geral deixam o corpo mais fraco. Assim, com menos capacidade de reação, é normal que a chance de desenvolver tumores cresça exponencialmente. 

Ao preferir os alimentos naturais, você dá ao seu organismo a chance de lutar contra os invasores e de vencer essa batalha.

Esse conteúdo foi útil para você? Então enviei para uma amiga, o conhecimento sempre é bom. 


Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Albumina manipulada: como manipular

A albulmina manipuladas, são proteínas fundamentais para o funcionamento do corpo. Descubra como manipular nas farmácias de manipulação.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Testosterona manipulada: fórmula e dosagem

Testosterona manipulada, saiba tudo sobre ela, desde as fórmulas, até as dosagens e melhores preços nas farmácias de manipulação.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Resveratrol manipulado: conheça mais sobre

Resveratrol manipulado, conheça seus benefícios, como encontrar e os melhores preços nas farmácias de manipulação do Brasil.

Vanessa Luisa P.P Sollitari