farmácia de manipulação
farmácia de manipulação
Tempo de leitura: 4 minutos
19 de setembro de 2023

O uso de UX design tem sido cada vez mais procurado por desenvolvedores de plataformas digitais. Considerando o fato que a plataformização - termo que significa a penetração de interfaces digitais em diferentes setores econômicos - é uma realidade no mundo todo, colocar a facilidade de uso em primeiro lugar passou a ser uma das principais preocupações de empresas que querem aderir a essa tecnologia.

No entanto, mesmo que a criação da experiência do usuário seja muito importante, não são todas as plataformas que oferecem os recursos necessários para que qualquer pessoa possa usar a interface com facilidade, o que faz com que as empresas que reconhecem a importância deste tipo de serviço saiam na frente da concorrência, especialmente no ambiente digital, como é o caso da Manipulaê.

A importância do UX Design na estrutura de uma plataforma 

Da mesma forma que um designer de produtos precisa pensar em formas de tornar um produto fácil de ser utilizável, quando se trata de plataformas digitais, essa responsabilidade fica por conta do UX designer. 

Isso porque, conceitualmente, UX design consiste em criar experiências positivas para usuários que acessam qualquer plataforma digital, seja pelo celular ou computador. Sua principal função é pensar como tornar o acesso a um site ou aplicativo mais intuitivo para o usuário, facilitando sua navegação e processo de compra.

Um exemplo que facilita o entendimento da importância do UX design são os aplicativos, que em muitos casos se propõe a facilitar a vida de pessoas, mas apresentam dificuldades de uso. Qualquer pessoa com um smartphone provavelmente já passou pela experiência negativa de enfrentar dificuldades para usar um aplicativo, como:

  • Falta de acessibilidade em dispositivos móveis;
  • Surgimento de pop-ups e mensagens;
  • Aparência confusa;
  • Botões que são difíceis de acessar;
  • A plataforma trava, ou fecha sozinha.

De acordo com dados do site Small Biz Genius, 70% dos negócios online falham devido a uma má usabilidade. Por isso, evitar que esses problemas causem a perda de conversões, afastando os usuários devido a uma experiência ruim, é o que faz com que muitas empresas invistam em UX Design.

Falando em conversões, uma pesquisa da Forrester Research sugere que projetos de UX design, quando são bem concebidos, têm a potência de aumentar o rating de uma conversão em até 400%.

O UX design tem a necessidade de levar em consideração o contexto do usuário para desenvolver o aplicativo, colocando os interesses dele na criação da plataforma, tornando o produto mais intuitivo..

O segredo para o sucesso que apenas plataformas bem desenvolvidas com técnicas de UX Design conseguem entregar é o equilíbrio entre facilidade de acesso para o usuário e os interesses da empresa que busca fazer a conversão deste usuário.

O estudo que mostra a importância de plataformas desenvolvidas com os esforços concentrados em favorecer a experiência do usuário é da Forrester, ao revelar que a cada dólar investido em UX, o retorno chega a 100 dólares; em números percentuais, esse valor chega a 9.900%.

Em se tratando de uma economia que está cada vez mais sendo invadida por plataformas, muitas empresas de segmentos diferentes querem o retorno citado acima, pois uma experiência positiva contribui diretamente para a impressão que o aplicativo é útil. 

A título de curiosidade, algumas pessoas confundem UX com UI, acreditando que ambos têm a mesma função, sendo que, apesar de trabalharem próximos, existem diferenças sensíveis para quem não está inserido na área.

Para esclarecer, enquanto o UX Design trabalha com os dados, a parte que o usuário não vê, o UI designer trabalha com a parte “externa”, sendo responsável pela aparência do site ou app, ou seja, o que é exibido na tela.

Para além do UX Design, o que torna uma plataforma digital útil?

Existem cinco fatores que fazem com que um usuário tenha uma boa experiência com a plataforma que está utilizando, além do UX. Esses fatores envolvem a facilidade de uso, a adaptação, segurança, a forma com que é feito e beneficia empresas. Saiba mais abaixo!

Usabilidade

O UX design é um dos pontos mais importantes quando se trata de usabilidade, junto com o UI, explicado anteriormente. Se tratando de usabilidade, o que se busca é um aplicativo que seja intuitivo: as informações devem estar na tela de maneira que seja fácil compreender. 

Outro ponto importante é fazer com que a plataforma entregue o que se espera sem que seja necessário muitos cliques, ou toques na tela. A capacidade de resposta e de mostrar o que se espera é muito importante.

Responsivo

Responsivo diz respeito a tudo que é adaptado para as telas de celular. Segundo dados da pesquisa TIC Domicílios 2022, 149 milhões de usuários de internet no Brasil, 62% usam a internet apenas pelo celular; em números totais, isso significa 92 milhões de pessoas.

Por causa disso, a plataforma deve oferecer facilidade de uso em celulares, e a interface pode ser adaptada para dispositivos móveis ou ser criada do zero, pensando nas particularidades de telas menores.

Responsabilidade

É quase impossível entrar na internet e não deixar dados em algum site, seja preenchendo formulários para ganhar algum benefício, seja recebendo cookies. Qualquer plataforma que oferece serviços precisa coletar, no mínimo, dados básicos dos usuários.

Quando o usuário permite que a empresa tenha acesso aos seus dados, espera que essas informações sejam protegidas. Claro, existe a LGPD, mas neste tópico é outro assunto, é sobre a responsabilidade das empresas com o uso das informações que obtém. 

Escândalos de empresas que vazam dados de usuários não são mais novidade, então, quando algum usuário acessa uma plataforma e faz um cadastro, a expectativa é que as informações não sejam usadas para finalidades extras.

Linguagem de programação

A linguagem de programação usada para o desenvolvimento da plataforma digital também deve ser levada em consideração, pois algumas são mais complexas do que outras e podem dificultar o funcionamento em certos dispositivos, geralmente desatualizados.

A escolha da linguagem de programação é algo que algumas empresas não planejam, e acabam prejudicando a experiência do usuário, pois se torna complexo lançar atualizações e corrigir possíveis erros no código.

Acessibilidade

Parte do trabalho da UX Design é pensar na acessibilidade do aplicativo. Por isso, a interface deve ser criada de forma que todas as pessoas possam interagir com facilidade, incluindo a possibilidade de opções de acessibilidade que adaptam a aplicação para as necessidades do usuário.

Um exemplo de plataforma que segue todos esses princípios é a Manipulaê, que faz parte do grupo RD (Raia Drogasil). Nossa plataforma permite que você peça um orçamento para várias farmácias de manipulação apenas enviando uma foto ou PDF da sua receita médica. O processo de compra é totalmente prático e digital e os produtos ainda são entregues direto na sua casa.

Para saber mais, entre em contato e saiba como podemos ajudar você através da facilidade da nossa plataforma!

logo farmácia de manipulação
Manipulaê
Rede de farmácias de manipulação incorporada pelo Grupo RaiaDrogasil.

Há mais de 7 anos cuidando da sua saúde de forma personalizada.

crosstext-align-justify