Como escolher a melhor farmácia de manipulação?

Saiba o que é importante levar em consideração para essa decisão.

October 01, 2019
Mulher segurando um pinça com diversas plantas, potes e liquidos em cima de uma mesa

Escolher a melhor farmácia de manipulação pode parecer uma tarefa fácil, mas não é. Quando o assunto é saúde, todos os detalhes merecem atenção, seja a visibilidade do alvará, boa localização ou o contato com os clientes nas redes sociais, por exemplo.

Em uma farmácia de manipulação as fórmulas são preparadas especialmente para cada cliente, seguindo receitas prescritas por profissionais de saúde. As receitas são analisadas por farmacêuticos antes de serem enviadas para produção em seus laboratórios, conforme normas preconizadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o que garante a eficácia do medicamento que chega ao cliente.

O que levar em conta na escolha de uma farmácia manipulação?

É importante levar em conta a estrutura física da farmácia. Quando se fala em saúde, organização e limpeza são preceitos básicos. Pode parecer óbvio, no entanto, um ambiente sujo ou desorganizado coloca em dúvida a qualidade do produto ou serviço ofertado. Então, preste atenção.

Logicamente, uma farmácia de manipulação precisa ter um farmacêutico

A Lei nº 5.991/73 determina que o farmacêutico deve estar presente em todo o horário de funcionamento da farmácia, inclusive nos intervalos de almoço. Se o local está aberto ao público, precisa ter um farmacêutico para te atender. Se não tiver, é melhor procurar outra farmácia.

Como verificar a qualidade?

Todas as farmácias de manipulação precisam manter um laboratório de controle de qualidade. Além disso, obrigatoriamente, antes de colocar a matéria prima a venda, devem realizar análises. E como saber os resultados? Pedindo ao atendente. Caso ele não apresente essa comprovação em poucos minutos, isso pode significar que a empresa não tem um controle de qualidade eficiente.

Pesquise opiniões

Uma das melhores formas de saber se um estabelecimento é funcional ou não é pesquisando avaliações dele na internet, conferindo experiências de outras pessoas com base nos comentários. Empresas sérias tem um bom relacionamento com clientes nessas plataformas. Lembrando que não basta ter elogios, é importante também observar as respostas para possíveis reclamações, notando como a farmácia lida com esse tipo de caso.

Além desse bom relacionamento na internet, uma ouvidoria pode ser um diferencial. Afinal, mostra que a farmácia está interessada em melhorar, se importa com a opinião do cliente.

Compare preços

Essa é uma dica que vale pra tudo, então atenção! As farmácias de manipulação são responsáveis por seu preço final, sendo assim, esse é um fator muito importante. Pesquise por várias farmácias e compare, sempre desconfiando de preços muito altos ou baixos. A melhor opção é apostar em valores médios do mercado, fugindo dos extremos, que podem significar validade do medicamento próxima do fim ou mesmo abuso por parte do estabelecimento, com a desculpa de mais qualidade.

Medicamento pronto?

Os medicamentos manipulados são feitos a partir de fórmulas personalizadas, que são prescritas por um profissional de saúde. Justamente por isso que é comum o paciente voltar alguns dias depois, para buscar o medicamento. Caso te ofereçam um produto pronto, desconfie, verificando o rótulo e a validade do medicamento e, se for possível, confirme com o profissional que fez a prescrição.

Caso tenha uma receita em mãos, envie agora para a Manipulaê e receba os orçamentos das farmácias de manipulação perto de você.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Albumina manipulada: como manipular

A albulmina manipuladas, são proteínas fundamentais para o funcionamento do corpo. Descubra como manipular nas farmácias de manipulação.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Como prevenir o câncer de mama: principais cuidados

Neste artigo iremos falar como prevenir o câncer de mama com cuidados diários, desde alimentação, suplementação e autoexame.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Amamentação: técnicas e manipulados

Ao contrário do que aparece nos filmes e novelas, a amamentação não é algo automático e tão simples, mas sim, algo a ser aprendido pela mamãe e pelo baby. Saiba algumas técnicas e quais manipulados podem ajudar nesse período.

Vanessa Luisa P.P Sollitari